Skip to main content
Erros comuns e falsas expectativas: cuidados na criação da loja virtual

Erros comuns e falsas expectativas: cuidados na criação da loja virtual

 

RESUMO DA NOTÍCIA -Erros comuns e falsas expectativas: cuidados na criação da loja virtual:

  • Lojas Virtuais: Introdução
  • Loja Virtual: Expectativa x Realidade
  • 9 erros que você pode estar cometendo na criação de sua loja virtual

 

Lojas Virtuais: Introdução

Criar uma loja virtual pode ser relativamente mais barato do que criar uma loja física, isto é fato.

Mas muitos gestores se esquecem de que, assim como em qualquer outro negócio,

uma loja virtual precisa de investimento, expertise e, principalmente, uma boa gestão.

Você sempre idealizou ter um negócio próprio que pudesse propor altos ganhos financeiros e,

quando isso estava prestes a acontecer, começou a criar inúmeras expectativas

de que teria um grande lucro logo no começo.

Pensou também que alcançaria o sucesso repentino e outros detalhes que,

na realidade, podem acontecer exatamente ao contrário.

Vamos abordar neste artigo as ideias para lojas virtuais, dicas

e os principais motivos pelos quais muitas lojas virtuais não são impulsionadas e, muitas vezes, acabam falindo.

 

Loja Virtual: Expectativa x Realidade

Empreender nunca foi algo fácil e por isso é mais que necessário ter noções específicas para não ser vítima da desilusão.

Expectativa: Lucrar Rapidamente

É muito comum os empreendedores gerarem uma grande expectativa perante os seus ganhos

logo no primeiro mês de atuação no mercado.

No entanto, o que muitos esquecem é que os primeiros meses de atuação da sua loja exigem mais investimentos,

como a compra de todos os produtos que estarão à venda,

as ações de marketing que tendem a “avisar” os consumidores sobre sua loja

e também outros investimentos para melhorar sua estrutura e apresentação.

Empreender requer paciência e, acima de tudo, estar ciente de que o primeiro ano pode ser apenas de investimentos

e o retorno pode demorar até 36 meses.

Ao contrário do que as pessoas pensam, é necessário investir em um bom servidor

e também contar com layouts com uma boa qualidade em sua loja virtual para que o site fique,

no mínimo, atrativo para os clientes.

Sendo assim pense que o lucro na loja virtual é possível, mas pode ser que não aconteça tão rápido.

Expectativa: Não vou precisar Trabalhar Muito

O fato de uma loja virtual operar diretamente no ambiente online faz com que

as pessoas cogitem a possibilidade de não ter que trabalhar muito, o que de fato é um erro.

Trabalhar no ambiente de uma loja virtual pode ser um desafio ainda maior para os empreendedores e,

principalmente, para todos aqueles que estão iniciando sua loja.

A tendência para as lojas virtuais iniciais é que a pessoa se dedique com maior intensidade e,

muitas vezes, passem a trocar sua cama pela mesa de trabalho.

Portanto, tente pensar que como qualquer outro empreendimento,

loja virtual requer uma dedicação muito grande por parte do responsável

para que ela consiga obter o sucesso do qual espera.

Criar um horário de trabalho? Não é impossível, mas a tendência

é que você trabalhe mais do que em um escritório com horário para entrar e para sair.

Uma loja virtual exige um trabalho árduo, principalmente se você está começando a operar sem muitos funcionários.

Expectativa: Minha loja virtual vai bombar por causa das redes sociais

Você acabou de criar a sua loja virtual e sua maior estratégia é como fazer a loja virtual “bombar”

em todas as redes sociais possíveis.

Calma, isso de fato não é algo impossível, mas não é simples como pode parecer.

Antes de qualquer ação que busque chamar a atenção de clientes é bom saber

quais são as pessoas que poderiam se interessar pelo seu produto ou serviço e,

a partir disso, tentar conversar diretamente com esse cliente em uma rede social de sua preferência.

Estar presente nas redes sociais é um agregador de valor para a sua loja virtual,

mas é mais do que necessário saber utilizá-la.

Cuidado com o que publica e se for comprar campanhas nas redes

saiba exatamente o que falar para o seu público-alvo.

 

Decifrando a expectativa e a realidade na criação de uma loja virtual
A expectativa e a realidade na abertura de lojas virtuais podem ser bem distintos

 

9 erros que você pode estar cometendo ao abrir sua loja virtual

Como visto, independentemente de seu objetivo ou do ramo de atuação de sua loja virtual,

é necessário um mínimo de investimento e conhecimento para que ela seja bem-sucedida.

Assim, vamos apontar aqui os 9 terríveis erros que você pode estar

cometendo na criação de sua loja virtual, na esperança que você não

os cometa e que seu investimento seja um verdadeiro sucesso. 

  1. Não reservar verba para publicidade: para que as pessoas comprem de sua loja virtual, é necessário primeiro que elas a conheçam. Por isso, é necessário investir em publicidade. Muitas pessoas acreditam e pesquisam sobre loja virtual grátis, mas não tem ideia do quanto é necessário e como investir para fazer o desenvolvimento da loja virtual dar retorno. O ponto positivo aqui é que a web possibilita o alcance de um grande número de pessoas com uma verba relativamente pequena.
  2. Não saber em quais canais anunciar: a web é um território vasto, e certamente seu público estará em alguns lugares e em outros não. Por isso, é necessário escolher aqueles canais em que seu público está. Por exemplo, não adianta fazer publicidade para pessoas mais velhas no Snapchat, que possui um público majoritariamente jovem.
  3. Não ter uma agência com experiência no setor: hoje em dia, existem agências de publicidade especializadas em comércio digital ou mesmo atuantes especificamente neste setor. Na internet, conhecimento e expertise contam muito. Além disso, uma agência especializada saberá determinar com precisão os dois itens acima, lhe poupando eventuais perdas de dinheiro que investimento em publicidade equivocada poderia gerar.
  4. Não ter fornecedores competitivos: tirando o fato de não ter um espaço físico, uma loja virtual é extremamente similar a uma loja regular, o que significa que a prática de preços competitivos é uma obrigação se quiser obter sucesso. E a melhor maneira de se praticar preços competitivos para micro e pequenas empresas é através de fornecedores com preços competitivos, já que a compra em larga escala é impraticável.
  5. Não ter uma plataforma adequada: possuir uma loja online não significa necessariamente que seu negócio estará em todos os lugares. Segundo pesquisa do Groupon, uma das maiores plataformas de e-commerce do país, o brasileiro é o povo que mais faz compra por celular em toda a América Latina (21% das compras online são realizadas via celular). Este dado só prova a importância de o site de sua loja virtual ter layout responsivo, ou seja, se adaptar a todos os tipos de tela, independentemente do tamanho. É necessário que os internautas consigam visualizá-lo de dispositivos móveis (tablets e smartphones) com a mesma qualidade da visualização em computadores e notebooks, isto é, é necessário que a plataforma de sua loja virtual seja pensada para todos os tipos de dispositivos com acesso a internet. Além, é claro, de ser visualmente agradável, organizada e funcional.
  6. Não incluir as políticas da loja:o consumidor tem autonomia e seus direitos, é necessário ter isso sempre em mente. Assim, é necessário que no site de sua loja virtual haja as políticas de sua loja online, incluindo prazos e procedimentos para devolução da compra ou troca de produto.
  7. Não levar em conta a experiência de compra do internauta:em maior ou menor medida, todos os pontos elencados até aqui fazem parte da experiência de compra do usuário. Uma loja virtual com visual agradável e layout harmonioso, no qual o cliente pode pesquisar e encontrar produtos e/ou serviços com qualidade, que ofereça opções de pagamento variadas e, principalmente, que deixe claro quais os direitos e obrigações do consumidor pós-compra com certeza aumentará as chances de o internauta comprar seus produtos ou, no caso de já se tratar de um cliente, que ele seja fidelizado.
  8.  Falta de conhecimento em logística:Ponto em que muitos empresários pecam. A logística é parte fundamental de sua loja virtual, já que ela é responsável por fazer que seu produto chegue até o cliente. Quando não há planejamento e/ou gestão de logística, pode ocorrer do frete ficar extremamente caro, seja para você (no caso de frete grátis) ou para seu consumidor, ou do produto demorar muito a chegar até o consumidor final. Um bom planejamento de logística da loja virtual, com a contratação de serviços adequados ao porte de seu negócio e oferecidos por empresas sérias, pode resolver estas questões.
  9. Ausência ou falha no suporte ao cliente:a navegação pelo site de lojas virtuais pode gerar inúmeras perguntas ao cliente em potencial, de diversos tipos (prazo de entrega, garantia, métodos de pagamentos, etc.). Por isso, é necessário contar com um bom suporte para loja virtual. Isso é de especial importância quando considerado o processo pós-compra, que muitas vezes determina a fidelização ou não de determinado consumidor.

Outros fatores que podem ajudar a impulsionar sua loja virtual são a fácil navegação,

organização intuitiva dos itens da loja e vitrine atualizada com produtos e/ou serviços que têm maior procura.

 

Erros e problemas comuns na iniciação de uma loja virtual
Erros comuns na abertura de uma loja virtual

 

Fale com um especialista e tire todas as suas dúvidas sobre lojas virtuais aqui.

Estamos à disposição para mais informações!