Traduzindo, são técnicas desenvolvidas para melhorar o posicionamento nos resultados de busca no Google (orgânico) onde o objetivo é fazer com que a sua empresa alcance o topo dos resultados sem ter que pagar nada por isso.
Um passo básico, mas importante, da otimização é checar se os buscadores são capazes de entender o seu site. Existem alguns erros bem comuns, mas que são de fácil correção. Leva apenas alguns minutos para implantar as melhorias e, como recompensa, seu site vai se posicionar muito melhor nos rankings dos resultados de busca.
Procure entender a arquitetura do site e problemas com conteúdo duplicado para garantir uma boa base. Uma boa arquitetura deve permitir alcançar páginas profundas com poucos cliques (as categorias ajudam nisso).
Analisando a lista de palavras-chave, procure descobrir como trabalhar melhor cada termo. Para termos que já estão em uma posição razoável e ainda não estão ajustados, faça a otimização na página. Para aqueles que ainda não estão rankeados, priorize as palavras que possuem uma menor dificuldade de rankeamento e escreva no blog sobre elas.
Já aquelas que estão otimizadas mas ainda não estão bem rankeadas, a saída é tentar construir mais links para a página.
Comece pelas páginas que ainda não estão otimizadas para uma palavra. Esse passo vai ser sempre obrigatório e muitas vezes já traz ótimos resultados no curto prazo, principalmente se seu site já tem alguma autoridade. Uma boa forma de identificar o que ajustar em uma página é utilizando ferramentas específicas para isso.
Ao invés de criar posts a partir de algum assunto aleatório que surgiu na sua cabeça, escreva com objetivo, baseando-se nas palavras-chave com mais potencial, orientando-se por sua lista. Após identificar os termos prioritários, faça uma relação, definindo em que datas serão publicados os posts referentes a cada termo.
R.: O SEO (Search Engine Optimization) atua na otimização de em sites com foco em melhorar o posicionamento das páginas nos motores de busca da web.
O ASO (App Store Optimization) tem como objetivo focar em Aplicativos e Stores.
Já o CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão), é uma estratégia que foca em resultados.
R.: Como é bem complexo o processo de se fazer SEO, vou resumir e colocar de uma forma para que todos possam entender facilmente.
>Você separa uma lista de palavras-chave que remetam a pesquisa dos usuários na internet pelo que a sua empresa pode oferecer;
>Cria-se conteúdo relevante para cada palavra-chave (texto, vídeo, áudio e imagens…);
>Desenvolve páginas dentro do seu site com esse conteúdo para aumentar o IQ – índice de qualidade;
>Cria URLs curtas e assertivas com as palavras-chave;
>Otimiza toda sua plataforma com técnicas de SEO (Metas descriptions, H1, H2, H3…)
>Adapta seu Layout para dispositivos mobiles
>Deixa seu website leve e com carregamento rápido
>Aumenta o tráfego para a página de destino com outras ações externas (Mídia, Redes sociais, e-mail marketing)
>Efetua troca de links com artigos relevantes que complementam aquela página (deep links, link building…)
>Identifica pontos de melhoria através de softwares de terceiros (Google Console, SemRush, Ubbersugest, ente outros).
Parece loucura, certo? Porém, isso traz uma série de vantagens maravilhosas…
Os Robôs do Google avaliam qual é a quantidade de usuários que entram em um determinado website após uma pesquisa e não retornam a SERP para uma próxima pesquisa.
Dessa forma eles pontuam um conteúdo como relevante Fica subentendido que o usuário encontrou tudo o que ele precisava naquele determinado link.
Logo, para aquela pesquisa com uma determinada palavra chave o site é relevante Quando o usuário efetua uma conversão dentro do website, a pontuação pode ficar ainda maior.
Por isso a importância do seu website estar leve, preparado para ser visto em todos os dispositivos e com call to action estratégico para aumentar a conversão do visitante em Lead.
Por conta dessa regra e assertividade a popularidade do Google segue intacta!
Imagine se você fizesse uma pesquisa e fosse redirecionado para um site com conteúdo raso e pouco relevante para você Pense nisso ao organizar as informações do seu site para o seu público alvo.
Para você aparecer entre as primeiras posições nos resultados de busca, você deve estar entre os 10 mais relevantes para aquela determinada palavra chave.
Sabemos que o Google avalia mais de 150 variáveis para determinar quem irá aparecer no topo e sequencialmente abaixo, sendo assim, faça uma autocrítica do seu site e veja se, de fato, ele merece um
lugar ao Sol (topo) com o conteúdo atual.
Adote as melhores práticas e aumente as chances de aparecer no Google bem ranqueado, embora seja uma missão trabalhosa e difícil, não vá pelo caminho mais fácil;
Introduza as técnicas de SEO em todo seu website para conseguir esse bom posicionamento no geral;
Imagine que milhões de pesquisas acontecem por segundo nos buscadores tais como o Google, certo?
Essas pesquisas são feitas através de palavras-chave (Keywords – KW) que são termos utilizados pelos usuários para descrever um desejo de busca por algo na internet.
Como resultado final, os buscadores apresentam diversas opções de empresas que estão relacionadas com a sua keyword (palavra-chave) de forma paga (4 primeiras posições) e de forma orgânica (a partir o final dos anunciantes).
Você já parou para pensar quanto as empresas investem todos os dias para aparecer para aquele usuário que pesquisa exatamente por aquilo que a empresa oferece?
Agora imagina se a sua empresa pudesse aparecer 24h por dia sem pagar um único centavo por isso! É o que o SEO faz para sua marca, é pra isso que ele serve, para aumentar as suas chances de vendas com um custo de aquisição mais baixo.
Posiciona as principais palavras-chave de forma orgânica e gera tráfego qualificado de usuários para seu site 24h por dia sem depender de anúncios pagos.
A ideia é que você vença a concorrência e posicione o maior número de termos nas primeiras posições orgânicas através de um bom trabalho de SEO.
Dessa maneira, seus investimentos em mídia paga (ADS) tendem a diminuir e sua marca é vista como referência no mercado para aquele determinado termo de pesquisa, o que aumentam as chances de uma conversão em vendas para a sua empresa.
SENSACIONAL não é mesmo? Você ainda não tem um projeto de SEO na sua empresa? Saiba que quanto mais tempo você demorar para iniciar, mais difícil fica para você posicionar as suas palavras-chave.
Existem agências de Marketing Digital que são especialistas em SEO para sua empresa. É o caso da agência Next4, veja aqui.
São mais de 16 anos de experiência em estratégias voltadas para o posicionamento orgânico das palavras-chave dos nossos clientes.
Criamos o planejamento estratégico de SEO para sua empresa ter uma visão clara das metas e objetivos a médio e longo prazo.
Quais são as principais Keywords e o volume de buscas mensais de cada uma delas que justifique o esforço (posicionamento nos buscadores) em relação ao retorno (visitantes e conversões) para a sua empresa.
Apresentamos relatórios detalhados com a evolução mensal de cada termo dentro da nossa estratégia e metodologia aplicada.
Dentro de cada uma dessas quatro categorias teremos inúmeras atividades desenvolvidas para entregar o escopo completo de SEO para sua empresa.
O que você deve considerar é que qualquer projeto de SEO leva um tempo mínimo para iniciar os resultados (varia de acordo com mercado inserido e perfil digital da empresa). Um prazo inicial de resultados varia entre 6 a 10 meses e, a partir daí, os resultados começam a acelerar mês após mês.
Coloque as melhores práticas de SEO em seu projeto e aumente as chances de obter resultados mais expressivos com o posicionamento do seu site.
Tenha em mente que os resultados são obtidos no médio e longo prazo, por tanto, não seja imediatista pois não se constrói um bom alicerce do dia para noite.
Tudo isso pode mudar em pouco tempo pois, o Google e os motores de busca, estão em constante atualização e mudanças para favorecer o usuário final.
Isso quer dizer que o seu trabalho não pode parar nunca. Se o seu foco dentro da empresa não for esse, vale a pena contratar uma agência especialista para cuidar do SEO da sua empresa.
Para ir além, você deve investir bastante energia em estratégias de SEO para sua empresa, mas, no final, os resultados obtidos vão valer a pena.
Você tem capacidade de tornar a sua empresa uma referência para o público alvo de determinados termos na rede de pesquisa.
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Alguns artigos complementares sobre SEO e Marketing Digital:
A Agência Next4 é especialista em SEO e entrega resultados aos seus clientes desde 2005 (Estratégias Digitais, Planejamento e Execução).
São mais de 16 anos de experiência no Mercado com colaboradores extremamente preparados para atender qualquer tipo de empresa e vertical de atuação no mercado.
Aqui você conta com equipes especializadas em Programação, RD Station, CRM, Mídia e Tráfego (ADS), Redes Sociais, Criação e Design e SEO.
Você pode terceirizar sua área de Marketing Digital por uma fração de valor que uma equipe completa de especialistas custará para a sua empresa.
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