RESUMO DA NOTÍCIA – Loja Virtual/Ecommerce: por que criar e como planejar?:
Se há alguns anos a internet ainda era um vasto, desconhecido e pouco explorado território,
hoje podemos dizer que ela faz parte, mesmo que indiretamente, da vida de todos nós.
E uma face da internet talvez seja a mais explorada: a comercial.
Uma infinidade de lojas nasce, se expande e, em um cenário mais pessimista, falha na web.
E com certeza ela não deve ser ignorada.
Vamos abordar neste artigo os principais motivos para você não ignorar a criação de uma loja virtual,
seja para um negócio existente ou a criação de uma loja a partir do zero.
O que é loja virtual? Podemos definir e-commerce (loja virtual) como qualquer tipo de negócio
ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet,
como exemplo os sites que comercializam produtos, serviços, consórcios e sites de leilões.
Atualmente, com a popularização da internet banda larga em nosso país,
as Lojas Virtuais / E-commerces ganharam muita força permitindo que pequenos empreendedores
aumentassem o seu número de vendas consideravelmente pois,
nesse modelo de negócio não existe a barreira da distância entre clientes e fornecedores.
A parte mais importante nesse momento é escolher uma agência que tenha Know-how
para criar loja virtual de uma forma que o público-alvo se identifique com a marca
e exista mais chances de conversões.
Ou seja: criar loja virtual é um processo desafiador.
Vamos abordar neste artigo os principais motivos para você não ignorar a criação de uma loja virtual,
seja para um negócio existente ou a criação de uma loja virtual a partir do zero.
✓ Maior comodidade e flexibilidade: talvez a vantagem mais óbvia de uma loja virtual.
Neste tipo de negócio, você tem flexibilidade para estabelecer o horário da realização de sua jornada de trabalho.
Além disso, não é necessário perder tempo e dinheiro se deslocando até determinado local,
já que seu negócio será totalmente online, bastando uma conexão online potente para atendimento de seu público.
✓ Loja sempre aberta: a não ser que ocorra algum problema com o servidor no qual o domínio
de sua loja está hospedado, a loja virtual estará aberta 24h por dia durante os sete dias da semana.
Dessa maneira, nenhuma oportunidade de negócio é perdida.
✓ Baixo investimento inicial: espaço, custo, dinheiro.
Em grandes centros urbanos, esse preço pode ser exponencialmente mais alto que em outras regiões,
o que acaba por inviabilizar a criação de muitos negócios,
já que a compra ou aluguel de espaços físicos têm alto preço.
Em uma loja virtual, não significa que não será necessário investir,
pois é necessária a compra de um domínio e de um servidor.
Mas este investimento em loja virtual é muito mais baixo quando comparado ao investimento em espaços físicos.
✓ Estoque “on demand”: em uma loja física, se o cliente quiser comprar um produto
e ele não estiver disponível em estoque, o lojista certamente perderá a venda (e mesmo o cliente).
Já em uma loja virtual, isto não acontece, pois como a margem da entrega de produtos é maior,
é possível realizar pedidos de acordo com o fluxo de compras.
Ou seja, não haverá perda de dinheiro com produtos encalhados em estoque.
✓ Redução de outros custos operacionais: limpeza e vendedores são a mão de obra
mínima necessária para tocar uma loja física.
Em uma loja virtual não há esses e outros tipos de gastos com mão de obra,
o que faz com que os custos operacionais sejam reduzidos drasticamente.
✓ Valorização da marca: independentemente de sua loja ser somente virtual
ou estar presente tanto física quanto virtualmente, estar na web mostra aos consumidores
que sua empresa está antenada às tendências do mercado contemporâneo,
e isso certamente terá um impacto positivo na imagem que estes mesmos consumidores possuem de sua loja.
Há mais uma série de benefícios em criar loja virtual, como o alcance geográfico,
pois a loja pode alcançar pessoas de outros países e continentes.
Mas é preciso ter em mente que para uma loja virtual ser bem-sucedida,
é necessário muito empenho, esforço e trabalho duro, mesmo que os métodos sejam outros.
Você precisa considerar alguns pontos importantes desde o início do planejamento da sua loja virtual:
Seu ecommerce pode focar em públicos diferentes e cada um deles merece atenção
para uma estratégia de marketing digital diferenciada:
Os exemplos mais comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores;
E também pode seguir modelos diferentes:
Apesar da facilidade – cada dia mais crescente – de criar loja virtual, é preciso estar atento
a vários detalhes e ser criterioso.
Afinal, a mesma facilidade que existe para você, está ao alcance do concorrente.
São inúmeros pontos que um lojista inexperiente no mercado eletrônico precisa conhecer
para evitar que sua loja virtual caia em uma das estatísticas do e-commerce:
60% das lojas online fecham antes de completar um ano de funcionamento.
Portanto, não arrisque e siga essas dicas iniciais!
A NEXT4 é uma agência de apoio ao empresarial que oferece
Planejamento; Conteúdo; Criação ou Desenvolvimento e Gerenciamento de Canais de sites, blogs,
mídias sociais, SEM, SEO e Automação de Marketing Digital.
Cada ferramenta faz parte de um todo, que é a presença digital de uma marca.
Estar na esfera online hoje em dia é fundamental para o sucesso do negócio e é assim que a NEXT 4 te ajuda.
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