RESUMO DA NOTÍCIA:
Se você está no meio digital, ou pretende estar, deve saber que Indicadores-chave de desempenho (KPI’s) são tão importantes para o sucesso quanto ter uma presença digital.
A pergunta que não quer calar para os gestores que cuidam das Estrategias de Marketing Digital:
No texto abaixo, veremos diretrizes interessantes que o nosso CEO Gustavo Buonnacorso separou, são dicas para você saber se posicionar e gerar métricas de sucesso. Dados que irão impressionar os seus superiores e garantir maior assertividade nos seus relatórios.
Uma regra bem simples que você deve ter em mente na hora de criar os indicadores em uma Estrategia de Marketing Digital é conhecer bem a pessoa para quem você vai trabalhar. Isso porque ao ter o conhecimento do que ela quer visualizar no final das ações, você terá mais assertividade na hora de realizar as métricas e não perderá tempo.
De nada adianta você gerar relatórios incríveis com base em dados que não interessam em nada para a pessoa que vai avaliar os resultados obtidos, concorda?
Quando questionamos a pessoa sobre suas necessidades e expectativas, é muito comum recebermos uma resposta genérica sobre determinado assunto. Sua missão aqui é identificar o que exatamente ele procura e qual o real motivo, por exemplo:
Seu chefe determina que ele esteja satisfeito com seus resultados quando você conseguir atingir as primeiras posições nas buscas orgânicas do Google.
Por quê? Ele responde que se se suas palavras-chave estiverem nas primeiras posições orgânicas ele acredita que receberá mais visitantes, irá gerar mais Leads e consecutivamente conquistará mais clientes.
Pronto! Temos através dos questionamentos o real motivo ou sua necessidade básica, que no caso é adquirir uma quantidade maior de clientes para a empresa.
Então, consequentemente, o que ele quer medir (métricas de sucesso que devem ser apresentadas) são as quantidades de vendas vindas em determinado período a partir das buscas orgânicas (sem patrocínio de palavras-chave).
Você deve sempre levar em consideração como é a operação da empresa em que está desenvolvendo o trabalho, por exemplo: se você opera no modelo de loja virtual / e-commerce deve se atentar ao monitoramento de receita, faturamento e número de transações diárias vindas de cada canal digital.
Agora se você trabalha em uma empresa onde o usuário solicita orçamentos ou agende reuniões para fechamento do negócio, o ideal é você monitorar a quantidade de Leads que são gerados por dia, para a equipe comercial trabalhar segura em relação a sua meta. Você terá que calcular a quantidade de visitas no site x número de Leads desejado para atingir a meta comercial e entender quais ações você tem que tomar em direção a meta estipulada.
Em alguns casos o seu diretor pode pedir métricas que não fazem muito sentido para você e seu papel deve ser sempre o questionamento para entender o porquê (entenda o real motivo). Se ele possuir um bom argumento essa necessidade passa a ser válida e passa a fazer sentido para você acompanhá-la também.
Entender todas as informações que obtemos de cada indicador é fundamental para indicar a assertividade nas ações (insight), pois o responsável poderá absorver a informação de maneira que ajude no crescimento.
Por exemplo, em um breve estudo de conversão onde a taxa de bounce rate faz sentido, mas, para um trabalho de SEO ou Google Adwords ela acaba sendo pouco interessante para a avaliação do Marketing Digital.
Utilize a regra do questionamento continuo e insights até que você encontre o modelo ideal para apresentar as métricas para seu diretor / gestor / cliente. Fazemos isso todos os dias aqui na Agência Next4 e isso é a base que encontramos no Marketing Digital, pois sabemos que os números são extremamente importantes e precisam fazer sentido para dar sequência nas ações.
Fique a vontade para comentar esse post e se precisar de algum tipo de auxilio conte com os especialistas da Next4. Nossa agência possui expertise de 15 anos no mercado digital e ajudamos as empresas a se posicionarem e obterem presença digital com a máxima performance.
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