Estratégia de SEO: O SEO tem se tornado uma estratégia cada vez mais essencial nos últimos anos, nunca foi tão importante aplicar essa ação dentro do marketing digital como atualmente, devido ao seu ótimo custo-benefício, e aos resultados que muitas vezes, conseguem ser até melhores do que com o tráfego pago.
Mas, por mais simples que o Search Engine Optimization (SEO) aparenta ser, na verdade, essa é uma estratégia bem complexa de ser executada, olhando de fora, até parece algo fácil, mas aliar uma boa execução com resultados competentes é algo extremamente complicado.
Assim como com um inversor de frequência, é preciso encontrar o ponto certo e é claro, selecionar a dedo, as melhores estratégias para alcançar o topo, afinal, o SEO tem como principal foco, otimizar um site nas plataformas de busca, trazendo ele para a primeira página de maneira orgânica, e para concluir esse objetivo é necessário expertise, competência e escolhas assertivas.
No texto de hoje, separamos 5 dicas práticas para usar na sua estratégia de SEO que com certeza, vão te ajudar a alavancar seu site e fazer com que sua página apareça no topo do Google, bora conferir?
Então vamos lá!
Para ter e manter um site no topo das plataformas de busca, a primeira ação que você deve fazer é garantir que o seu site esteja totalmente otimizado, verifique com frequência, o desempenho da sua página, a velocidade de carregamento das publicações, a responsividade e adaptação mobile, o design e a distribuição dos elementos.
Verifique se existe alguma página “404”, veja os seus redirecionamentos, otimize e refaça conteúdos antigos, e verifique todas essas questões mais técnicas, essa revisão periódica, ajuda a manter seu site em pleno funcionamento, totalmente otimizado e com um desempenho de alta qualidade, o que faz com que ele alcance e se mantenha no topo.
Principais itens a serem analisados dentro do seu website para uma boa estratégia de SEO são: Estrutura de sitemap, Estruturas das tags H1, H2, H3, Títulos das páginas, Títulos das imagens com a palavra-chave, URL curta e com a palavra-chave, Meta description assertiva, conteúdo da página com uma cadência inteligente das palavras-chave foco.
O marketing de vídeo passou de uma grande tendência para se tornar uma enorme realidade, o consumo desse tipo de conteúdo tem aumentando cada vez mais, e isso também pode ajudar no desempenho da sua estratégia de SEO.
Por mais que o foco até possa ser o texto e a escrita de forma geral, trazer outros tipos de mídias ajuda a otimizar o seu site, fazendo com que o algoritmo enxergue ele de forma mais qualitativa e recomende ele com mais frequência.
Pequenos vídeos mostrando mais sobre o seu produto, reviews ou até mesmo algo mais institucional, fazendo um tour por toda a sua empresa, mostrando os bastidores, desde a abertura da sua porta de enrolar até o envio de um item, ajuda e muito a sua reputação.
Os vídeos tem se mostrado muito interessantes dentro de qualquer parte da sua estratégia de Marketing Digital e para sua Estratégia de SEO isso não é diferente.
Observe se a sua palavra-chave está no título do vídeo e na descrição para que ele possa auxiliar o seu website na pontuação e posicionamento orgânico.
Se falamos que o marketing de vídeo já é uma realidade, essa regra também se aplica com a famosa pesquisa por voz, cerca de 71% das pessoas, prefere utilizar esse recurso para consultar o Google do que digitar a sua necessidade, sendo assim, não basta apenas pensar na parte textual, é preciso colocar na balança também, o jeito e como as pessoas falam.
Tente adaptar o seu conteúdo e principalmente o seu SEO, refletindo e usando palavras-chave parecidas com o jeito que as pessoas falam, veja se seu site está otimizado para esse estilo e comece a adaptar a sua realidade para atender essa demanda que vem sendo cada vez mais requisitada.
A ideia é identificar os termos populares e permitir que o Google escaneie seu conteúdo e o encontre para apresentar nos resultados de buscas por voz. Estude bastante os termos antes de pensar na criação do conteúdo como um todo.
Exemplo: Uma empresa que faz aluguel de celular para eventos, quais seriam os termos populares que ela precisaria ter dentro do seu conteúdo?
Aluguel de celular, aluguel de smartphones, aluguel de iphone, aluguel de telefone e assim por diante.
Claro que, produzir um número elevado de conteúdos é algo importante para um site, porém, é a sua qualidade que faz com que ele se destaque e apareça na primeira página do Google, sempre que for fazer um texto, capriche e monte algo que seja realmente interessante.
Siga o formato com título e subtítulo, produza algo extenso de pelo menos 1.500 palavras, use backlinks, não se esqueça dos vídeos e imagens que citamos acima, adicione uma title tag e meta description, e é claro, faça o uso das palavras-chave de forma inteligente.
Separe as caudas longas e curtas, entenda o que seu público pesquisa e qual o seu comportamento de busca, procure ser criterioso e veja quais são as que podem trazer melhores resultados para o seu negócio.
Foque nas palavras com mais volume de buscas e menor concorrência para a sua estratégia de SEO.
Se você não utiliza o Google Meu Negócio, provavelmente já está em desvantagem, para quem não conhece, essa é a ferramenta que traz as informações de uma empresa quando você a pesquisa no Google, se você procurar por “toldo policarbonato” na plataforma, por exemplo, as primeiras opções que aparecem o nome da empresa, telefone, endereço e horário de funcionamento, são relacionadas aos negócios que utilizam o GMN.
Ele é importante para o SEO porque as pessoas podem avaliar sua empresa, além de você sempre atualizar e otimizar dados como o nome, endereço e telefone, o que gera relevância e faz com que seu site no geral, seja bem-visto pelo Google.
O uso dessa ferramenta, faz com que você ganhe prioridade, e consequentemente se for bem avaliado, todos os seus conteúdos conseguem sair na frente da concorrência.
A estratégia de SEO deve ser o pilar estratégico para todas as suas ações dentro do Marketing Digital. Posicione sua marca como referência nos principais buscadores e torne-se referente para os seus clientes.
Uma boa estratégia de SEO deve ser baseada em palavras-chave primárias e secundárias (short e Long tails). Entenda o volume de pesquisas de cada termo e o grau de dificuldade (concorrência) de cada uma delas antes de iniciar a sua otimização e produção de conteúdo.
Aproveite os conteúdos criados para a sua estratégia de SEO e faça adaptações necessárias para cada canal que será publicado (redes sociais, blog, mídia, email marketing / automação).
Entenda que a estratégia de SEO deve ser vista como algo que gerará retorno no médio / longo prazo. Se a sua empresa precisa de retorno imediato, avalie a possibilidade de investimento em mídia.
Tenha em mente também que quanto mais você demorar para implementar a estratégia de SEO na sua empresa, mais você será dependente de mídia, o que torna mais caro o seu custo de aquisição de novos clientes.
Com mais de 17 anos de mercado, a Next4 possui profissionais especialistas em estratégia de SEO para todos os tipos de empresa.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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