Entender a Jornada de Compra do cliente no MKT digital lhe trará informações sobre o nível de interesse do consumidor por um determinado produto ou serviço e, assim, você poderá promover ações estratégicas personalizadas que o levem mais próximo do objetivo – conversão.
Essa metodologia nos permite ter mais assertividade em relação a quais mídias utilizar, mensagens e formatos de anúncio e conteúdo serão mais eficazes para impactar e convencer o seu consumidor.
Resumindo, é um modelo para alinhar a comunicação com seu público-alvo e tem por objetivo enviar a informação mais apropriada para que faça o Lead avançar de etapa e ficar sempre mais próximo e preparado para o momento de consumo – compra.
Por padrão temos essas 6 principais etapas no funil de vendas da maioria das empresas, mas, existem autores que utilizam outras etapas e a minha sugestão é que você avalie quais etapas se encaixam mais com o modelo de negócios da sua empresa.
São elas:
O que oferecer (conteúdo) em cada etapa da jornada de compras (funil) da sua empresa? Veja alguns exemplos:
Com a criação e estabelecimento de uma comunicação mais assertiva e com a cadência correta, a sua empresa vai obter ganhos significativos na área comercial. São eles:
Melhorar a comunicação: Deve ser um trabalho contínuo onde, em cada processo, você deve estar atento a qual formato de comunicação está sendo utilizado e o resultado obtido em conversões.
Fazer análises, testes e constantemente averiguar as principais KPIs para fazer ajustes quando necessário. Dessa forma, a comunicação será cada vez mais assertiva com seus clientes.
Priorização de orçamentos: Com o avanço do Lead no processo do funil de vendas, a “levantada de mão” (solicitação de orçamento), deve ser uma prioridade na estratégia e na produção do conteúdo para o seu cliente.
Aumento de conversões em vendas: Os Leads devem chegar mais preparados para seu time comercial ter mais facilidade em vender cada vez mais.
O conhecimento do Lead vem sendo trabalhado em todas as etapas e, seu vendedor, não perde tempo em explicar e tirar objeções que já foram tratadas anteriormente.
O resultado disso? Mais Leads prontos para consumir a sua solução = + vendas 😊
A prioridade sempre será aquele Lead que está mais próximo da decisão de compras. Criar a estratégia inicial de trás para frente pode garantir que você não perca oportunidades valiosas.
Sua atenção sempre será voltada para quem está mais preparado para consumir o que a sua empresa oferece como solução.
No início, realmente pode ser mais complicado para segmentar e criar as ações para todas as etapas. Considere também, a possibilidade de estar totalmente errado sem informações assertivas.
Até mesmo com uma ferramenta de automação de Marketing você deve considerar um tempo mínimo de maturação da estratégia e ajustes necessários para colher bons resultados.
Uma boa dica é, inicialmente, criar campanhas de remarketing do seu site para validar o público que está considerando uma solução – fundo de funil.
Crie campanhas no Google e Facebook + Instagram e aumente o orçamento para impactá-los. Certamente a conversão será maior do que criar público novos nesse momento e, com isso, seu CAC pode ser menor também.
Se trata de um conceito muito importante aplicado pelo Marketing Digital profissional. O time de analistas de marketing digital deve segmentar públicos e criar ações personalizadas para cada etapa da jornada de compra e assim, aumentar as chances de conquistar o SIM do seu cliente.
É uma metodologia trabalhosa, que requer experiência da agência de marketing e da sua equipe de vendas. Maturidade digital é muito importante nesse processo também.
É necessário o envolvimento de área da agência como Mídia, Social, CRM integrações, Programação e um especialista em vendas.
Algumas nomenclaturas que podem ser sinônimos da Jornada de compra do cliente: Jornada do consumidor, funil de vendas, funil de compras e jornada de compra digital.
Alguns conceitos que podem se confundir com a jornada do cliente: ZMOT, Jornada digital da publicação ou anúncios e funil digital.
Quer saber mais como a sua empresa pode se beneficiar desse conceito? Fale com um dos nossos especialistas e peça uma avaliação do cenário atual da sua empresa.
temos um time inteiro a disposição da evolução da sua empresa.
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Referências: Resultados Digitais, Ekyte.
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