RESUMO DA NOTÍCIA:
Alavancar as vendas dentro dos negócios é uma busca constante tanto no mercado tradicional quanto também dentro do Marketing Digital. Repleto de estratégias, conhecer bons gatilhos mentais é indiscutivelmente algo importante para se ter bons resultados e números mais altos.
E é justamente sobre isso que fala este texto. Você sabe como aplicar gatilhos mentais dentro do seu empreendimento? Como é possível melhorar os números e fazer com que as vendas aumentem em tempos cuja concorrência está extremamente alta? Continue lendo e descubra!
“Mas, por que o uso de gatilhos mentais traz resultados para os negócios?”, você pode estar se perguntando. Pois bem, você sabe qual é a definição da palavra gatilho? Pequena peça que quando puxada faz disparar o tiro! No contexto do mundo dos negócios, é o puxador que faz com que o cliente tome uma decisão favorável a empresa naquele exato momento!
O momento da tomada de decisão é determinante dentro de qualquer empreendimento. Em Marketing Digital, por exemplo, são poucos os segundos que fazem a diferença e que fazem com que uma pessoa compre ou não determinado produto antes de sair da página.
O que falta para que uma venda seja efetivada de fato? É justamente esse gatilho! Algo que faça com que o cliente decida naquele exato momento a respeito da compra e não depois, visto que as possibilidades de que ele não volte são muitas!
Os gatilhos mentais são, portanto, decisivos para os números de qualquer empreendimento e por isso mesmo precisam ser entendidos e, sobretudo aplicados corretamente.
A essas alturas você com certeza já decidiu que deve usar gatilhos mentais a todo o momento. Mas, também não é bem assim! Para ter credibilidade é necessário que este gatilho seja real.
Caso você comece a explorar demais tal estratégia ela acabará por perder o efeito sobre o seu público, o que não é em nada interessante, não é mesmo? Para usar e ter bons resultados com gatilhos mentais é necessário definir exatamente o que e como será feito. Dedique-se a isso!
E quais são os principais gatilhos mentais a serem usados a fim de se aumentar o número de vendas? Seja no âmbito virtual ou no mercado tradicional, a seguir estão elencadas as principais estratégias em que investir dentro deste assunto. Acompanhe:
O primeiro gatilho mental a ser mencionado é o gatilho da autoridade, ou seja, quando você mostra e prova para o seu cliente que é referência dentro do seu respectivo mercado. Você é o melhor e oferece também o melhor produto!
A principal dica para usar desse gatilho é, portanto, mostrar conhecimento sobre a sua área de atuação. Seja preciso, direto e óbvio. Sem soberba e sem forçar a barra. Estude o seu mercado e saiba absolutamente tudo o que está acontecendo nele. Tenha argumentos para responder a todas as dúvidas no exato momento em que elas são feitas.
Quando o cliente percebe que você é autoridade ele fica mais propenso a fechar o serviço ou fazer a compra, visto que acredita fielmente que está bem assistido. Não deixe que tais expectativas se frustrem mais tarde, mas pelo contrário, seja essa autoridade divulgada!
Iniciativa que tem inúmeros pontos positivos, o gatilho mental da causa social é um dos mais sérios a que o negócio pode recorrer. Exemplos de negócios que já se utilizam da estratégia:
O Mc Donald’s faz um dia no ano cuja verba com a venda de um de seus lanches é destinada a uma causa social; a Mary Kay reverte parte do rendimento da venda de alguns de seus produtos em prol de caridades de assistência para mulheres e entre outros.
A causa social convence pelo fato de que ajuda a outras pessoas ou ao meio ambiente. Entretanto, é impreterivelmente importante de que realmente exista uma causa por trás da propaganda. Seja transparente e garanta que seu cliente saiba para onde parte da verba vai.
Um dos principais e mais usados gatilhos mentais, com certeza você já vendeu ou já comprou graças a ele. Escassez é levar o seu cliente a comprar para não ficar sem, afinal “É a última unidade! Não tem mais nesse tamanho ou nessa cor já que a procura foi muito grande”.
Percebe? Quantas vezes as pessoas não tomam uma decisão baseadas neste gatilho mental?
No entanto, vale lembrar que para manter a credibilidade com o cliente e com o público, é importante que essa estratégia não seja utilizada sem limites. Saiba quando, como e com quem aplicá-la para ter bons resultados.
Outro senso importantíssimo é o da novidade. As pessoas amam comprar aquilo que é novo no mercado e acabam por apressar este processo ao se verem de frente com tal gatilho.
Só que, uma vez mais, essa é uma faca de dois gumes. Se você usar essa estratégia de modo equivocado, ou seja, falando para o seu cliente que ali está uma novidade quando na verdade não é bem assim, é possível até mesmo fazer a venda, mas corre-se o risco de não fidelizar.
Saiba usar o gatilho da novidade a favor do seu relacionamento com o cliente e os números crescerão quase que de modo automático.
Por fim, não menos importante, o gatilho mental da urgência também é outro na lista dos mais usados e em que provavelmente você já caiu antecipando uma compra graças à forma como o vendedor conduziu a conversa.
O senso de urgência está muito presente hoje dentro do Marketing Digital. Repare que muitas páginas de venda apresentam um tipo de cronômetro regressivo em que evidencia-se que uma promoção ou campanha está acabando.
Esse tipo de estratégia faz com que os clientes tenham medo de perder a oportunidade de ter determinado item ou serviço em uma condição especial e por isso a compra é realizada. Tenha cuidado para não desmerecer sua marca ao utilizar continuamente tal gatilho.
Também vale a pena apontar o gatilho mental conhecido como antecipação. Afinal, quem é que não gosta de garantir uma novidade de forma antecipada? Antes mesmo que seja lançado, por exemplo?
Os trailers dos filmes são excelentes gatilhos mentais de antecipação. Eles despertam a vontade, o interesse e a necessidade de que você volte para ver um ou outro filme que lhe chamou mais a atenção. Algumas propagandas de Marketing capricham muito no uso desse gatilho também com seus “Save the date” que elevam a curiosidade.
O gatilho de antecipação já foi muito usado pela Apple e por outras importantíssimas empresas de renome. Elevando as expectativas do consumidor, este fará o máximo para estar entre os primeiros a conhecer o produto e também adquiri-lo.
Mais do que saber o que são e para que servem os gatilhos, é importante atentar-se ao fato de que para aplicá-los é preciso estratégia e também honestidade. O cliente perceberá caso você esteja forçando os gatilhos e, neste caso, os resultados não serão nada agradáveis.
No Marketing Digital, para usar gatilhos mentais, é indispensável ter uma boa estratégia. Para tanto, lembre-se que é preciso contar com profissionais que entendam deste mercado, pois somente assim será possível usar corretamente tais gatilhos.
Aproveite para entrar em contato com a Next4, agência de Marketing Digital, e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Saiba como o seu empreendimento pode expandir ainda mais a partir do uso dos gatilhos certos e multiplique os seus ganhos alavancando as vendas já.
Passo a Passo de Como Montar uma Loja Virtual: entrar no comércio eletrônico é uma excelente maneira de expandir um…
O Impacto de uma Gestão de Tráfego Eficiente: na era digital, onde o tráfego online se tornou o coração pulsante…
Bem-vindo ao fascinante mundo do desenvolvimento web, onde a harmonia entre elementos cruciais pode determinar o sucesso ou fracasso de…
Redes Sociais: No mundo acelerado das redes sociais, onde cada clique pode ser o início de uma nova parceria comercial,…
Agências de Tráfego Pago: Neste mundo digital em constante evolução, a habilidade de atrair o público certo para o seu…
Criação de sites responsivos: Nos dias de hoje, a "criação de sites" evoluiu significativamente, tornando-se fundamental adotar abordagens que garantam…
This website uses cookies.