Skip to main content
Qual a diferença entre: INBOUND MARKETING X OUTBOUND MARKETING.

Qual a diferença entre: INBOUND MARKETING X OUTBOUND MARKETING.

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Inbound Marketing x Outbound Marketing: Introdução
  • Estratégia de Inbound Marketing
  • Estratégia de Outbound Marketing
  • Inbound Marketing x Outbound Marketing: As 3 principais diferenças

 

Inbound Marketing ou Outbound Marketing? Na hora de decidir qual estratégia é a melhor para seu negócio surgem muitas dúvidas, o que é natural até mesmo para os empreendedores e gestores mais experientes.

Mas antes de tudo é preciso compreender que se trata de modelos diferentes e que por isso atendem a objetivos também diversos.

Embora muitas pessoas se confundam com os termos, o Inbound Marketing, é um conceito completamente diferente em relação ao significado de Outbound Marketing. Enquanto o Inbound aposta na conquista dos consumidores e adota estratégias criativas para isso, o Outbound é baseado nas técnicas mais antigas de marketing e, praticamente, “empurra” o produto para os clientes.

Ou seja, o Inbound Marketing visa ganhar o interesse dos consumidores, enquanto o Outbound Marketing refere-se a estratégias mais agressivas de marketing. Veja abaixo as principais diferenças entre os modelos de marketing!

Inbound Marketing x Outbound Marketing

Sobre o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é ideal para quem deseja conquistar e manter clientes. Trata-se de um trabalho mais lento e demorado, que cria laços complexos e longos com o público-alvo. Este tipo de estratégia demanda muito planejamento, cuidado com o conteúdo e algumas vezes até a contratação de um profissional especializado.

A estratégia do Inbound Marketing foca sempre em qualidade e ao compartilhar conteúdos relevantes para os clientes vai acabar criando um verdadeiro funil de vendas, resultando sim em excelentes números com o passar do tempo. Trata-se de uma poderosa ferramenta, que abre o diálogo e proporciona maior compreensão do público. Outra vantagem que chama atenção neste tipo de estratégia é relacionada ao custo. Optar pelo Inbound Marketing pode ser até 60% mais barato do que ir direto ao assunto.

Um exemplo do Novo Marketing são as campanhas de SEO (Search Engine Optimization), que apostam na produção de conteúdo criativo e original para empresas, como posts em blogs e redes sociais, para chamar a atenção dos usuários e, principalmente, conseguir bom desempenho no ranking do Google. Essa é uma estratégia que visa ganhar o interesse dos internautas a partir da informação de qualidade e da nova experiência de navegação na web.

Sobre o Outbound Marketing

Muitas empresas investem grande parte da verba indo direto ao assunto com diversas plataformas. E o melhor, conquistam resultados impressionantes. Aliás, o Outbound Marketing tem se mostrado como importante aliado no alcance de metas no mundo todo.

O Outbound Marketing costuma custar mais caro e demanda a contratação de uma rede de profissionais ativos especializados. Mas no curto prazo é uma excelente ferramenta para incrementar vendas e aumentar a base de clientes.

Outra vantagem do Outbound Marketing é que ele acerta em cheio sem fazer rodeios. Podemos dizer então que para mercados de nicho pode ser sem dúvidas a melhor estratégia. Empresas que focam seus negócios em B2B não podem jamais abrir mão deste tipo de estratégia, considerada corpo a corpo e se feita da forma correta pode até gerar fidelidade no processo.

Já aconteceu de você ir até uma loja e voltar para casa cheio de panfletos, adesivos e materiais gráficos que você não pediu? Ou então de você visitar o site de uma empresa e ser surpreendido com vídeos em autoplay e milhões de janelas pedindo o seu e-mail? Essas são algumas das práticas do Velho Marketing, que acreditava que empurrar os produtos para os clientes poderia ser uma grande solução.

Quais são as 3 principais diferenças?

1 – Ao contrário do Outbound Marketing, o Inbound Marketing desenvolve estratégias que não irritam o consumidor (como os vídeos em autoplay e as janelas de spam) e se apoia na informação para conquistar o potencial cliente;

2 – Enquanto o Inbound Marketing prioriza ações baseadas nas tendências de mercado e comportamento do consumidor, o Outbound Marketing peca por não se colocar no lugar do cliente e apostar em campanhas mais agressivas;

3 – O Inbound Marketing quer conquistar o interesse dos clientes por uma marca ou produto. O Outbound Marketing quer jogar no colo do consumidor esse produto.

Ou seja, antes de decidir qual estratégia tomar é preciso definir os objetivos do seu negócio. As duas soluções também podem ser utilizadas ao mesmo tempo, conquistando assim ainda mais clientes. Tudo vai depender de como deseja conquistá-los.