Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

 

Descubra o poder do Chatbot para o seu negócio

chatbot

O chatbot é uma das principais tendências de marketing digital e veio para revolucionar a comunicação entre empresas e pessoas.

Antes do surgimento dessa tecnologia, a interação era feita entre pessoas, o consumidor de um lado e o atendente do outro.

Com o chatbot essa experiência do consumidor foi modificada, pois ele é a última interface entre as partes e vai trazer diversos benefícios para os dois lados.

Continue lendo este artigo para entender mais sobre o que é chatbot, seus principais usos, os benefícios para sua empresa e por fim como instalar um no seu site.

Confira!

O que é chatbot?

Também conhecido como bots ou web robots, o chatbot é um assistente conversacional que utiliza sistemas de inteligência artificial com programação para fazer a interação com pessoas da maneira mais natural possível.

Você consegue programar respostas automáticas para tarefas predefinidas e ainda gerenciar todas as ações automatizadas com base na interação e inserção de informações por parte do consumidores.

O sistema utiliza as experiências e interações e sua capacidade de armazenar e lidar com o fluxo de dados de todos os usuários para criar mensagens personalizadas e enriquecer sua capacidade de dialogar.

Essas facilidades são comprovadas com o crescimento dessa tecnologia, pois muitas empresas já estão adotando os chatbots para automatizar alguns processos e aproveitar os benefícios.

De acordo com uma pesquisa global feita pela MindBowser, em parceria com a Chatbots Journal, 96% das empresas acreditam no potencial do chatbot e 75% já planejam construir um para os seus negócios.

5 benefícios do chatbot para sua empresa

As empresas estão vendo com bons olhos os chatbots, pois sabem que vão ter muitos benefícios ao adotar essa tecnologia. Além de melhorar o relacionamento com os clientes, também vão experimentar melhorias como:

1. Redução de custos

Uma empresa com SAC, por exemplo, consegue reduzir seus custos, pois o chatbot atende as demandas do dia a dia e sem a necessidade da intervenção de um atendente humano.

O impacto disso é no número de funcionários online e no fluxo de ligações que diminuem de forma considerável.

2. Automatização dos processos

Os processos internos da sua empresa que envolvem interação com pessoas podem ser automatizados com o assistente virtual.

3. Melhora a experiência de compra

Se você tem um e-commerce com todo o fluxo de compra automatizado isso gera uma ótima experiência para o consumidor que no futuro pode voltar a comprar de você.

4. Personalização de marca

O seu bot pode ser personalizado com a identidade da sua marca para você se aproximar do seu público-alvo.

5. Qualidade do atendimento

O chatbot pode prestar um ótimo serviço de atendimento de forma automática e auxiliando no esclarecimento de dúvidas, criando filtros inteligentes, mandando informações para os consumidores e até vendendo seus produtos e serviços.

chatbot

10 principais usos de chatbots

Depois de acompanhar os benefícios do chatbot, a seguir você vai ver alguns exemplos práticos deles com seus mais diversos usos.

1. Pesquisa NPS

A pesquisa NPS (Net Promoter Score) mede um dos principais indicadores de desempenho da sua empresa, a satisfação dos seus clientes. E com um chatbot isso fica muito mais ágil, pois o processo é todo automatizado.

2. Vendas

Com um chatbot, você tem um vendedor virtual 24/7 à disposição para promover seus produtos e serviços.

3. Cobranças

Ele pode fazer as cobranças diárias de forma manual para economizar tempo do profissional e ainda diminuir os custos operacionais dos clientes.

4. Captação e qualificação de leads

Quando o assunto é captar e qualificar leads, o chatbot é um grande aliado, pois consegue identificar as necessidades dos clientes em potencial e com isso oferecer ofertas personalizadas ou sanar as dúvidas.

Com as interações, ele vai conhecendo aos poucos esse lead e isso torna a comunicação ainda mais assertiva e ajuda no processo de qualificação.

5. Atendimento ao cliente

Um dos principais usos. O assistente virtual possibilita interações com os serviços/produtos da empresa de maneira automatizada e assertiva.

Por exemplo, se você é uma companhia aérea pode usar o bot para o check-in ou então para alterar os detalhes do voo.

O chatbot para WhatsApp, por exemplo, é ótimo para fazer esse atendimento utilizando um dos aplicativos mais populares do mundo.

Isso aumenta muito o engajamento e pode proporcionar boas experiências no relacionamento com os clientes.

Ou então o Messenger, chatbot do Facebook, por exemplo, que você pode programar para fazer os serviços de atendimento e com isso reduzir os tempos de espera.

6. Acompanhamento de pedidos

Se você tem um e-commerce com muitas transações e precisa acompanhar os pedidos, o chatbot pode ser uma ótima opção para você evitar custos e aumentar a satisfação do cliente.

Esse acompanhamento permite que você mantenha o seu cliente atualizado sobre a localização do produto e não perca nenhuma etapa durante o processo de entrega.

7. Atualização cadastral

O chatbot para atualização cadastral vai agilizar esse procedimento que geralmente é demorado e ainda proporcionar melhorias em outros processos internos da empresa.

8. Agendamentos e reservas de eventos

Com o chatbot integrado em um sistema interno da empresa, você consegue programar os agendamentos e reservas de eventos, restaurantes, viagens, etc. e deixar tudo automatizado.

9. Campanhas de marketing e vendas

Campanhas de marketing e ações pontuais voltadas para vendas podem ser feitas através de um chatbot para envolver o lead com o seu negócio e apresentar informações que agreguem valor.

10. Ações educacionais

Seu uso também pode ser focado em ações educacionais como os cursos online e as vídeo aulas para ajudar o aluno. Além disso, pode ter um espaço reservado para conversar e tirar dúvidas sobre as matérias.

chatbot next4

Como instalar um chatbot no seu site?

Agora que você viu que o bot pode ser uma ótima opção para sua empresa, está na hora de instalar e personalizar o seu.

A Next4 pode te ajudar com isso. Entre em contato com a gente e descubra todo o poder do chatbot para o seu negócio.

Fale com a agencia Next4
G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua com Planejamento de Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2008. + Certificado pelo Google Adwords (Fundamentals, Expert Search, Expert, Display, Expert YouTube, Performance, Shopping e Google Analytics). + Certificado pela Resultados Digitais (Metodologia Inbound Marketing - RD Station Marketing, Customer Success, Gestão, Marketing, Vendas, Marketing Digital, Planejamento de Marketing Digital, Facebook + Instagram Fundamentals, Projeto de aceleração de resultados, Winning By Desing - Vendas complexas. + Cursos complementares - Imersão Winning by Design - Processo de Vendas / Receita recorrente.