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Desenvolvimento de uma estratégia SEO e sua implementação

Desenvolvimento de uma estratégia SEO e sua implementação

SEO: Se você trabalha com marketing digital ou possui o seu próprio site então conhece ou ao menos já ouviu falar sobre o SEO, ou também conhecido como Search Engine Optimization, em português, “Motor de Otimização de Busca”. 

 

Esse é um conceito crucial dentro do marketing e se baseia na otimização de uma página através do uso de diversas estratégias para fazer com que essa alcance o topo das principais plataformas de busca como o Google, Yahoo e Bing, ou seja, o SEO faz com que, através da combinação de determinadas ações, um site consiga alcançar o topo das plataformas de busca de forma totalmente otimizada, ganhando visibilidade e aumentando seu tráfego orgânico. 

 

Quando você pesquisa algum termo no Google como um produto, por exemplo uma mangueira de incêndio, os primeiros resultados orgânicos são aqueles que possuem o melhor SEO, ou seja, são melhores vistos pela própria plataforma que considera esse link como recomendado e faz com que ele seja impulsionado para o topo. 

 

Só pelo nosso breve resumo já deu para entender o que faz do SEO uma ferramenta tão poderosa dentro do marketing, certo? Afinal, o primeiro link costuma ter uma média de cliques de 28,5%, o segundo 15,7% e o terceiro 11%, na primeira página estão concentrados cerca de 87% dos cliques, sendo que apenas 13% dos usuários se aventuram na segunda página, e mais de 64% dos sites não recebem nenhum clique. 

 

No marketing, ser visto e ganhar a preferência do público é uma necessidade, a briga constante por espaço torna essa ação como algo obrigatório, quanto mais topo, melhor para a empresa, por isso o SEO se faz tão importante. No texto de hoje, nós iremos mostrar como realizar o desenvolvimento de uma estratégia de SEO e a sua implementação dentro da sua página para que você também consiga chegar no topo, bora conferir? Então vamos lá!

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Passo 1 – Análise completa e diagnóstico do site e dos concorrentes

 

Para começar a desenvolver e implementar uma estratégia de SEO dentro da sua página, o primeiro passo é fazer uma análise completa e um diagnóstico aperfeiçoado em relação ao seu site interno, dos seus concorrentes e do mercado no qual você está inserido. 

 

Procure entender como está a qualidade atual de seus conteúdos e verifique alguns detalhes técnicos, para otimizar sua página para os motores de busca, é necessário que tudo esteja de acordo, então veja a velocidade de carregamento da sua página, o design, a distribuição dos elementos, a responsividade e adaptabilidade mobile, a URL, e por aí vai. 

 

Também recomendamos que faça uma varredura completa nos seus concorrentes, pesquise um termo muito usado na sua área ou um produto que você venda, como um ventilador climatizador e entre nos primeiros links orgânicos, avalie como é o site recomendado, quais seus diferenciais e o seu desempenho que justifique estar no topo do Google. 

 

Faça um mapeamento desses concorrentes, de seus produtos e serviços, e entenda como eles estão usando o SEO. Por fim, faça uma análise da sua própria audiência, entenda os links que ela mais clica, os termos mais utilizados na sua pesquisa de palavras-chave, os sites mais acessados e por aí vai. 

 

Esse primeiro passo é de muita pesquisa e coleta de dados, então faça uma varredura completa, detalhada e até mesmo extensa, não se esqueça de coletar o máximo de dados e informações que precisar. 

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Passo 2 – Conhecimento sobre as estratégias de SEO: palavras-chave, link building e muito mais

 

Com o diagnóstico concluído e todas as informações internas e externas coletadas, é o momento de conhecer um pouco mais sobre as ações que existem dentro do SEO e colocá-las em prática. Bom, vale ressaltar que o conceito de otimização das páginas é extremamente amplo e nada simplório, então para que você consiga aplicá-lo 100%, pode ser que leve algum tempo até entender cada detalhe. 

 

O primeiro passo é verificar o SEO on page, ou seja, todos os elementos que fazem parte de dentro da sua página, como o caso das palavras-chave, URL, meta description, sitemap, title tag, imagens, textos, headings e links internos.

 

O segundo passo é verificar o SEO off page, que se baseia naquilo que está fora da sua página, como no caso do texto âncora, das menções, da diversidade, credibilidade, popularidade e tudo que afeta diretamente a imagem externa do seu site. 

 

Como vimos acima, existem várias estratégias de SEO, diferente de uma central de alarme de incêndio, o desenvolvimento de cada delas não é tão simples e muitas vezes nem tão intuitivo, sendo assim, é preciso conhecer cada uma delas e a melhor forma de aplicá-las dentro do seu site. 

 

Tenha paciência, estude o SEO, veja alguns exemplos, conheça cada estratégia, faça anotações e torne o seu uso algo natural dentro da sua rotina, desenvolver essas estratégias e implementá-las pode levar um tempo, então procure estudá-las muito bem e vá indo aos poucos para ajudar na adaptação. 

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Passo 3 – Avaliação constante e mudanças quando necessário

 

O último passo para o desenvolvimento de uma estratégia de SEO é a sua melhoria constante, agora que você já fez um estudo completo de mercado e já conhece suas estratégias e está aplicando elas aos poucos, é o momento de administrá-las e fazer avaliações constantes vinculados ao seu desempenho. 

 

Procure compreender como elas estão se saindo e como você está conseguindo aplicar cada uma delas, entenda os seus resultados e veja se elas realmente estão trazendo qualidade e otimização para a sua página. 

 

Vale destacar um detalhe: diferente das fitas do bonfim que ao comprar são colocadas de imediato no tornozelo ou pulso, a aplicação do SEO pode levar um certo tempo para ter efeito e sua página comece a aparecer no topo das plataformas de busca, pesquisas apontam que cerca de 80% dos links nas primeiras páginas possuem 3 anos ou mais. 

 

Sendo assim tenha paciência, faça sua otimização aos poucos, uma estratégia orgânica pode demorar até ter resultado completo, então saiba esperar e faça as alterações necessárias para que tudo dê certo no final.

 

O que achou do texto de hoje? Preparado para aplicar o SEO? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!