É muito frequente receber propostas de desenvolvimento de sites com valores tão distantes uns dos outros, podendo variar até 3000%. Esse evento raro na economia pode ser entendido com a divisão do mercado de produção web em 3 partes: Freelancer, Micro agencias e Agencias full 360.
1-2 profissionais
Home Office
– Vantagens: baixo custo
– Perfil de atendimento: microempresas e profissionais
– Faz-tudo:
atendimento, produção, gestão, financeiro e suporte.
Ideal para trabalhos pontuais e específicos, ou quando não há verba para contratar uma agência.
3-10 profissionais
Ponto comercial
– Vantagens: Qualidade e comprometimento;
Vários serviços disponíveis; Profissional dedicado a cada especialidade
-Perfil de atendimento: micro, pequeno e médio porte (empresas);
Grande volume de projetos. Equipe de trabalho segmentada.
Atendimento, criação, produção, gestão e suporte divididos por profissionais.
+ 10 profissionais
Ponto comercial devidamente estruturado
– Vantagens: qualidade e comprometimento; Várias opções de serviços disponíveis; Time de profissionais dedicados a cada especialidade.
– Perfil de atendimento: médias, grandes e transnacionais;
Poucas contas, grande volume de trabalho e alta complexidade.
Portfólio amplo e diversificado.
Time de profissionais além do básico (atendimento, criação, produção e gestão); Trabalham com branding, planejamento, estratégia, BI e mídia.
Premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais.
Seja qual for o caso, sempre existem exceções, mas o que queremos passar para você, é um raio-x do mercado de agências e profissionais digitais, para que se possa entender o porquê dessa diferença de valores ser tão grande.
O modelo de precificação de projetos pode variar, mas o coeficiente baseado em valor-hora/homem é universal,
seja qual for o modelo escolhido.
O Freelancer, de maneira geral, não tem custos fixos de estrutura como uma agência possui, então é natural que ele possa oferecer valores baixos. Em contrapartida, tem limitações quanto ao prazo, a qualidade e, dependendo do profissional, falta de compromisso. Traduzindo: o risco é maior.
As micro agências podem ser a melhor escolha quando se busca o ponto de equilíbrio, o tal do “custo benefício”. Possuem profissionais segmentados (maior qualidade, menor prazo) e, em geral, se comprometem com o cliente (não vão te deixar na mão).
Seguindo o raciocínio, agências maiores costumam remunerar melhor os seus funcionários, mantém equipes maiores, têm uma estrutura física mais complexa e custosa, o que acarreta em precificação com faixas de valores superiores àqueles praticados pelas micro agências. As grandes contas costumam contratar as agências full 360. Primeiro porque já estão acostumadas ao budget; segundo porque podem contar com equipes realmente grandes para dar conta de vários jobs em paralelo; e, em terceiro, porque grandes empresas são avessas ao risco e adoram um porto seguro.
Observe que nas micro e pequenas empresas, o dono faz parte do processo decisório da contratação, e pode dar-se ao luxo de arriscar uma contratação duvidosa. Em caso de insucesso, bem, nesse caso, é o dinheiro dele mesmo, não precisa culpar a ninguém. Já em grandes empresas, o responsável pelo processo decisório geralmente é o gerente da área, e esse cara não pode errar. Uma coisa é a agência fazer “x” ações e trazer zero de resultado, outra coisa é dar um passo errado e causar um prejuízo de branding. A proporção do risco de exposição de microempresas e grandes empresas são totalmente diferentes. Pense nisso.
Bem, vai depender do seu bolso, do seu senso de qualidade e do seu objetivo. É possível conseguir bons trabalhos com as micro agências a preços que uma empresa pode pagar. Da mesma forma, se você está buscando um resultado mais elaborado, que necessite de profissionais com competências variadas, a agência 360 é a melhor escolha.
O profissional freelancer é recomendado para trabalhos pontuais, mesmo porque, se existe demanda contínua, o próximo passo é fazer uma contratação CLT ou contratar uma agência, lembrando que existem vantagens e desvantagens para ambos os casos. Avaliar apenas por preço pode ser um grande engano. Seja sincero com você mesmo, avalie a quantidade de profissionais envolvidos e o prazo para entregar aquilo que você está comprando.
Assim, você vai conseguir precificar com maior precisão, e saber se o preço está justo ou super-avaliado.
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