RESUMO DA NOTÍCIA: planejamento de Marketing digital para 2020
Você já se imaginou pensando o quanto o Marketing Digital mudou desde quando ele virou a principal estratégia de empresas de todos os tamanhos para aumentar as vendas?
Pois bem, ele continua mudando o tempo todo e se sua empresa não fizer um planejamento de Marketing digital para 2020 assertivo, vai ficar para trás e assistir o bonde dos concorrentes passarem.
Isso por que muitas empresas estão buscando maneiras de se posicionar corretamente para seu público-alvo com um planejamento de Marketing digital em 2020. O Marketing Digital não pode mais ser ignorado por ninguém.
Hoje, com a facilidade da internet e o Marketing Digital, está cada vez mais difícil se aproximar corretamente do perfil ideal de cliente que a sua empresa procura, principalmente com a concorrência acirrada em todos os canais digitais, não é mesmo?
Sua empresa deve ficar atenta sempre aos novos comportamentos dos seus consumidores e do seu mercado e, por isso, a necessidade de se fazer Marketing Digital é constante.
Isso não é uma exclusividade da sua empresa e fique tranquilo, existem muitas formas de se destacar no meio da imensidão de concorrentes.
Além disso, quantas vezes você não tentou seguir uma estratégia que parecia fantástica, e não deu certo?
Parecia que finalmente conseguiria atingir o público-alvo da sua empresa, e não deu certo.
Ou, então, sofreu com muitos Leads desqualificados, que não tinham o perfil ideal para comprar os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, correndo o risco de ter mais trabalho para sua equipe comercial e menos lucro para toda empresa.
Apesar de muitas vezes ficarmos sem rumo, acreditando que não há mais solução para o nosso time comercial vender mais, saiba que existe um tipo de estratégia de Marketing Digital que funciona e traz os resultados esperados.
O nome disso é Planejamento de Marketing digital e integração da área de Vendas.
Vamos entender melhor!
Essa estratégia é fantástica, porque traz resultados muito rapidamente e sem sofrimentos – você poderá dar atenção somente para aquelas pessoas que estão prontas para consumir o que você oferece.
A seguir, separei algumas dicas para você fazer o melhor planejamento de Marketing e vendas para 2020 ser espetacular!
Temos uma previsão de que finalmente as coisas no Brasil irão melhorar. Nossa economia já dá sinal de querer sair do fundo do poço e essa é a melhor hora para você também se preparar e criar movimentos que façam a sua empresa decolar.
O investimento em Marketing Digital é acessível para todos os tamanhos de empresas e bolsos, diferentemente de antigamente onde somente as grandes empresas podiam fazer anúncios e impactar os consumidores.
A internet no Brasil está muito mais difundida e o hábito de consumo através da internet aumentou muito nos últimos anos.
Isso nos dá a certeza de que se sua empresa estiver posicionada nos principais canais ela irá gerar demanda comercial o tempo todo.
Converse com todos da sua equipe e deixe claro onde vocês querem chegar em 2020.
Peça ajuda de todos, envolva sua equipe e faça com que eles se sintam motivados e comprem a sua ideia.
Avalie os resultados dos anos anteriores para ter uma meta que seja alcançável. Não adianta ter uma meta desmotivadora onde ninguém acredita que possa alcançá-la.
Avalie se será necessário aumentar sua equipe, maquinário e estrutura caso sua meta seja alcançada.
É muito importante envolver esses dois setores dentro da sua empresa. As áreas de Marketing e vendas devem alinhar processos e ajustar constantemente o perfil do lead que está sendo gerado / trabalhado pelas equipes.
Quanto mais assertivo for essa etapa, mais chances de você ter uma área comercial lucrativa e previsível para o crescimento da sua empresa.
# Dicas para integrar as áreas:
Você conhece seu funil de vendas? Tem clareza de todas as objeções do seu cliente em cada etapa do funil? Qual tipo de venda é praticado na sua empresa? Venda complexa, venda consultiva, venda online, venda casada, SAAS, Field Sales, Inside Sales, Inbound Sales? Quais são os produtos e serviços mais rentáveis para empresa e que merecem foco em vendas?
Todas essas perguntas devem fazer parte inicial da pauta de planejamento comercial para a sua empresa.
Trace estratégias integradas com o seu CRM de vendas e caso não possua ainda um, verifique opções gratuitas como RD CRM marketing, Hubspot CRM entre outros.
Isso é fundamental para você poder escalar seu time de vendas e ter uma visão clara da área comercial da sua empresa – previsibilidade de oportunidades e faturamento.
Implemente estratégias de comunicação e relacionamento em todas as etapas do funil de vendas da sua empresa e mantenha o prospect sempre próximo do seu time.
Implemente estratégias de up sell e cross sell em todos os departamentos da empresa. Vender mais para um cliente é muito mais lucrativo e fácil. Crie essa cultura na sua empresa.
O marketing Digital continuará sendo o principal canal de aquisição para a maioria das empresas.
Como a concorrência é enorme em todos os segmentos, você deve estar preparado para a guerra.
Foque no médio / longo prazo e diversifique as ações nos canais de aquisição, tais como:
Não abandone o curto prazo e aposte em ações de aquisição com mídia, tais como:
Identificar o canal adequado para um determinado público é a chave do sucesso. De nada adianta você anunciar sua empresa no Spotfy sendo que você oferece produtos e serviços para um público-alvo da classe sênior (+ 65 anos).
Provavelmente sua estratégia não trará os melhores resultados, assim como, se você anunciar para um público mais jovem dentro do Facebook onde 41% dos usuários da plataforma possuem + 65 anos.
As pessoas da faixa etária dos 30 anos estão migrando para o Instaram (tendência) e conhecendo as estratégias para esse canal, você poderá se beneficiar caso seu produto / serviço seja para essa faixa etária no Brasil.
Facilitadores para os usuários cumprirem sua meta dentro do seu website, essa tecnologia deve aumentar a sua presença em 2020.
Os Chatbots permitem um relacionamento personalizado e mais adequado aos visitantes do seu site, fazendo com que haja uma maior satisfação e conversão em Leads.
Você deve apostar nesse tipo de atendimento se quiser se destacar como facilitador e entregador de benefícios no seu atendimento (ponto positivo visto pelo visitante).
Com a popularidade do Youtube (1.9bi de usuários ativos mensais), você jamais poderá ignorar essa estratégia.
Atualmente, temos bastante softwares e ferramentas de edição populares que facilitam a veiculação de um vídeo com boa qualidade para seu público.
O vídeo produz e fornece métricas de Marketing digital essenciais para medir o desempenho e esforços específicos para o seu negócio.
Crie estratégias para veicular sues vídeos no Instagram, Facebook, Youtube e até mesmo dentro do seu site.
Obtenha ganhos impressionantes com o seu público-alvo mantendo uma cadência de vídeos curtos e Longos durante todo o mês.
Assim, você vai aumentar cada vez mais sua audiência e terá um público que consumirá seus produtos e serviços toda vez que incentivá-los a comprar.
Intercale com vídeos ao vivo de influência assim que você estiver sendo reconhecido como uma personalidade em determinado assunto.
O Alcance será incrivelmente alto e é uma tendência que veio para ficar.
Não faça qualquer conteúdo que possa passar por irrelevante para a sua persona. O conteúdo deve agregar valor e transmitir conhecimento prático para todos.
O Marketing de conteúdo continuará sendo essencial em sua estratégia de Marketing Digital.
Pense em conteúdos cada vez mais profundos e que respondam todas as dúvidas do usuário sobre um determinado tema.
Explore em seu conteúdo todos os tipos de possibilidades que já foram citadas acima, tais como:
Texto, Imagens, Vídeo, Áudio, Planilhas, gráficos, fontes de especialistas, e principalmente a sua visão de conclusão sobre o tema.
Siga a tendência dos principais players do mercado, como: Siri, Google, Alexa dentre outros diversos dispositivos inteligentes que utilizam a interação verbal com o usuário.
A fala é a interação preferida do ser humano e essa tendência no Marketing digital veio pra ficar e facilitar cada vez mais a vida do usuário.
Os desafios são grandes ainda nessa área, mas começar devagar é melhor do que ficar parado concorda?
Comece a sua estratégia de voz e aos poucos você poderá otimizar esse canal.
As pessoas utilizam cada vez mais os e-mails para tratar de assuntos que realmente são importantes para elas.
Disparos de mensagens genéricas não fazem mais sentido.
Agora é necessário combinar a inteligência de dados com a automação do e-mail marketing com segmentação personalizada.
Aproveite o momento do usuário e ofereça vantagens conforme ele gere ações que você identifique, como quando o usuário está navegando por um determinado produto, logo após ele assistir a um vídeo promocional, ele clicar em um determinado botão etc.
Isso vai aumentar a eficácia da sua comunicação e trazê-lo para uma conversa mais assertiva e prazerosa.
Existem plataformas que facilitam o envio de e-mails automáticos com regras definidas após a interação do usuário (RD Statiom Marketing, Lead Lovers, Lahar, Hubspot).
Talvez será necessário a ajuda de uma empresa especialista para configuração dessa máquina, más você pode muito bem aprender a fazer sozinho se esse for o foco na sua empresa ou se você estiver com bastante tempo livre.
Os e-mails costumam ser o gatilho final para você motivar o usuário a realizar uma determinada ação, especialmente se feito da maneira correta e combinado com estratégias de marketing digitais que façam sentido para o usuário.
As estratégias de Marketing digitais são mutantes e precisam serem acompanhadas por profissionais.
Sua empresa precisa diversificar as ações estratégicas para acompanhar as tendências e comportamentos dos usuários para ficar sempre posicionada para seu público-alvo consumidor.
A assertividade nas ações é o grande diferencial para sua empresa poder se relacionar e obter mais resultados em 2020.
Se você gostou das tendências e quer fazer um planejamento de Marketing Digital para 2020 mais assertivo, sugerimos que conheça a equipe de Marketing da agência Next4.
Oferecemos soluções para todos os tipos e tamanhos de empresas, tais como:
Gostou? Tenho um presente final para você. Queremos fazer uma avaliação gratuita da sua área de marketing digital e apresentar um plano estratégico para 2020 para sua empresa vender muito mais.
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Ele vai mostrar, em 3 passos, todos os processos para você montar o seu planejamento de Marketing Digital para 2020 e construir uma estratégia sólida que gera resultados de forma constante.
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Quero saber a sua opinião e o que pensa como estratégia de marketing digital para 2020 na sua empresa.
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