Você vai conhecer a metodologia RRR e saber como criar emails que despertem interesse, engajem e gerem mais resultados para a sua estratégia de Marketing as técnicas corretas.
Introdução
A questão de relacionamento e persuasão é parte importantíssima para qualquer negócio. Sem um bom relacionamento e poder de convencimento não seria possível alcançar um grande número de vendas, e consequentemente de novos clientes.
E uma boa forma de se fazer isso é através do e-mail marketing.
O e-mail marketing é uma estratégia do Marketing Digital que se baseia no disparo de e-mails para um público específico de uma base de contatos de clientes ou leads (potenciais compradores) gerados por meio de outras estratégias.
O e-mail marketing se trata de uma das estratégias mais eficientes de se comunicar com consumidores através de uma troca direta de mensagens.
Através dele é possível promover um relacionamento mais pessoal com os consumidores, possibilitando personalização no atendimento.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o e-mail marketing não morreu ou caiu em desuso. Muito pelo contrário: segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam e-mail.
Mas como utilizá-lo de forma adequada e eficiente para o nosso negócio?
Como devemos abordar a escrita para persuadir mais facilmente nossos consumidores?
Em que se basear para traçar uma estratégia de e-mail marketing que realmente funcione?
Continue lendo nossa matéria sobre e-mail marketing e essa técnica incrível e tenha essas e outras respostas a seguir. Fique atento, pois essa técnica muda o jogo para sempre.
Redigir um e-mail marketing é tarefa desafiadora. É através dele que nosso negócio se apresenta diretamente para os consumidores e leads.
Desse modo, é preciso pensar muito bem as palavras a fim de que se possa entregar algo do interesse e causar uma boa impressão. Sobretudo é importante agregar valor em uma mensagem de e-mail.
Para redigi-lo, o ideal é não trazer a atenção para nós mesmos, ou seja, para nosso negócio, mas sim para uma dor ou solução específica.
É preciso dissertar de forma bastante realista, e que possa evidenciar a dor desse consumidor e a solução que podemos oferecer, destacando os pontos interessantes do porquê ele deve optar especificamente pela nossa solução.
Tudo o que abordamos em um e-mail marketing precisa estar de acordo com algo pelo qual os consumidores poderiam buscar sobre o nosso negócio.
Portanto, faça uma reflexão e pense se o assunto do e-mail é relevante e necessário. Dessa forma, é preciso estruturar seu e-mail para que ele possa despertar interesse, gerando uma resposta.
Mas afinal, como fazer isso?
A Winning By Design formulou a Metodologia do RRR para a escrita de e-mails impossíveis de serem ignorados. Essa fórmula propõe a utilização de três pilares vencedores para edificar um e-mail marketing de sucesso: Relevância, Recompensa e Requisição.
Relevância
É preciso se perguntar por que você escreveu para seus clientes. Se é possível trazer relevância, interesse e atenção para ele já nas primeiras palavras do e-mail.
Ele pode não ter tempo de ler tudo, mas se no primeiro parágrafo do seu e-mail o tema é abordado de maneira clara, as chances de que ele veja valor na mensagem recebida é consideravelmente maior.
Uma das melhores formas de engajar um cliente ou potencial cliente em uma mensagem de e-mail marketing sem dúvida é enviando uma recompensa específica, algo que traga realmente valor aos olhos dessa pessoa.
Pode ser um artigo relevante no blog – material informativo gratuito, um link para outros insights valiosos, ou mesmo uma oportunidade de oferta limitada.
Pergunte claramente o que precisa ser respondido no e-mail marketing. Pode ser a opinião sobre um serviço, produto ou material, um feedback sobre o atendimento, o melhor horário que a pessoa estará disponível para o agendar de uma reunião, etc.
Use a criatividade a seu favor, pense no que mais chamaria a atenção em termos de perguntas e sempre se coloque à disposição.
A seguir, segue um exemplo claro da técnica RRR no qual nós da Next4, de forma fictícia, utilizamos esse e-mail marketing para entrar em contato com um de nossos clientes.
Nele estão inseridas duas perguntas: situacional e de impacto, das quais falaremos mais adiante:
EXEMPLO
Assunto: |NOME_DO_CONTATO|, vamos agendar uma conversa sobre estratégias digitais?
Olá |NOME_DO_CONTATO|, tudo bem?
(Pergunta situacional) O mercado digital nunca esteve tão forte, não é mesmo?
Sem dúvidas investir no digital hoje em dia é fundamental. Mas é preciso entender de que maneira seu negócio pode se beneficiar do que as estratégias digitais tem a oferecer.
Posso te mostrar como funcionam as estratégias digitais, e como é o nosso trabalho aqui na agência. Temos oportunidades muito boas para o marketing digital agora que o Home Office nunca esteve tão em alta e em razão de mais pessoas estarem conectadas.
(Pergunta de impacto) Faz sentido para a |SUA_EMPRESA| se inserir totalmente no contexto digital e ainda aproveitar as novas tendências contando com a expertise de uma agência com 15 anos de mercado?
Gostaria de agendar uma reunião com você para que possamos entender suas necessidades e como podemos ajudar a |SUA_EMPRESA|.
Clicando neste link você pode conhecer mais sobre a Next4, ver cases de sucesso, além de dicas e informações preciosas sobre o mercado de marketing digital, favorecendo que você entenda como nós poderemos ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio.
|NOME_DO_CONTATO|, não perca as oportunidades que estão por vir muito em breve. É possível agendarmos uma reunião ainda para esta semana?
Aguardo seu retorno,
[ASSINATURA]
Para o engajamento do cliente, existem dicas específicas que devem ser utilizadas em complemento à metodologia RRR.
São elas:
Se falamos tanto em engajamento, é preciso saber reconhecer a importância dos gatilhos mentais, que podem ter papel fundamental nesse processo.
A metodologia RRR (3R) vai de encontro aos gatilhos mentais na medida em que esses estímulos recebidos pelo nosso cérebro prendem a atenção, nos fazem refletir e influenciam diretamente na tomada de decisão.
Saber estimular esses gatilhos é algo a ser considerado em um e-mail marketing, já que se trata de uma grande arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.
Um dos gatilhos possíveis em uma estratégia de e-mail marketing é o gatilho da reciprocidade.
Se sua empresa tende a enviar e-mails com conteúdos educativos, é muito provável que o gatilho da reciprocidade em algum momento seja disparado – nesse caso a pessoa perceberá que a sua empresa forneceu tanto material gratuito de qualidade que mesmo que o seu produto custe um pouco mais caro, ela dará preferência à sua empresa.
Outro gatilho importante a ser usado em estratégias de e-mails marketing, é o gatilho da urgência.
O gatilho da urgência nos leva a tomar atitudes inconscientes, já que limita nosso tempo de tomada de decisão.
Produtos ou serviços ofertados em preços especiais, mas com data para terminar, como por exemplo as campanhas de Black Friday.
No caso de um e-mail marketing, seria perfeitamente possível inserir um link com direcionamento para uma página com um preço promocional limitado de um produto específico.
Essa estratégia entra como uma recompensa para o cliente, que se sentirá estimulado e com a sensação de que precisa adquirir o mais rápido possível, antes que a oferta termine.
Já o gatilho da autoridade é quando você mostra para as pessoas que tem experiência e propriedade no tema, que domina o assunto.
Expondo esse lado, você passa confiança ao leitor, que, consequentemente verá em você o ponto chave para a solução do problema enfrentado por ele.
Usando a autoridade de maneira natural, o cliente constrói a confiança necessária para apostar na sua solução.
Além disso, é preciso pensar como consumidor, estabelecendo os chamarizes mais atrativos para a sua persona.
Gatilhos mentais podem muito bem servir como parâmetro para esse processo. Existem diversos outros gatilhos mentais que você pode conhecer clicando aqui.
Vimos que a criação de e-mail marketing requer métodos específicos e técnicas especiais para atrair a atenção de leads e clientes. Todo esse processo deve favorecer um e-mail que agregue valor aos olhos do cliente. A atenção deve ser voltada para a sua dor.
Dessa forma, é preciso relevância para que a ferramenta traga de fato engajamento para o público.
A metodologia RRR (3R) fomenta uma escrita muito mais assertiva na medida em que desafia quem escreve a pensar por que, como e para quem será elaborado aquele texto. Dessa forma, é possível escrever com a cabeça de consumidor.
É importante também entender quem é a persona do negócio, estabelecendo diretrizes mais assertivas de comunicação, isto é: “como devemos impactar aquele consumidor”.
A partir disso, é possível se comunicar com seu público de maneira mais persuasiva, estabelecendo melhores relacionamentos e favorecendo a continuidade do processo de compra, reconhecendo mais facilmente suas necessidades.
Otimização para celular, objetividade do conteúdo, uso da linguagem adequada, entre outros aspectos direta e indiretamente relacionados à mensagem de e-mail marketing, precisam ser considerados nesse contexto.
É muito importante saber trabalhar tudo o que esse tipo de mensagem envolve e suas consequências. Testar é o melhor caminho para alcançar acertos futuros, não é mesmo?
É preciso ter em mente que um e-mail marketing nada mais é que uma ferramenta de marketing e vendas (ainda muito utilizado e que gera ótimos resultados).
Portanto, é muito importante que tenhamos conhecimentos acerca dessa área. Entender o que é uma persona, e como formulá-la será extremamente importante para desenvolver sua escrita em um e-mail marketing.
Um gatilho mental, como vimos, é algo super importante dentro da área de marketing e vendas, e se trata de outra vertente pela qual podemos nos guiar para estabelecer uma estratégia que funcione.
Portanto, para ser bem sucedido com sua estratégia de e-mail marketing não tem segredo.
É preciso saber conduzir a comunicação com o consumidor a partir de seu perfil e de como o processo de compra ocorre.
Tudo isso baseado nas ferramentas e possibilidades à sua disposição. Através de tudo o que vimos, o objetivo aqui é conhecer a melhor comunicação e o melhor conteúdo a ser abordado com o seu público naquele momento, para assim engajá-lo, encantá-lo e posteriormente fidelizá-lo.
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