Jornada de compra: o que é e como aplicar no marketing digital

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • O contexto do novo marketing
  • Funil de vendas
  • O que é jornada de compra
  • A importância da jornada do comprador em sua empresa

 

Vender não é assim tão simples como a maioria das pessoas imaginam.

Antigamente oferecíamos o produto e pronto. Quando o cliente rejeitava a venda simplesmente se perdia aquele contato para sempre ou, pelo menos, até ele decidir retornar para sua empresa.

Atualmente as coisas estão diferentes. O novo marketing mostrou que as pessoas que ainda não estão preparadas para comprar podem ser nutridas, ou seja, levadas até a compra através do marketing de conteúdo.

Contudo, para fazer essa máquina funcionar é preciso conhecer a jornada de compra. Você deve entender o que é, como funciona e qual a importância para sua estratégia de marketing digital. Também é imprescindível saber que ela anda junto com o funil de vendas.

Funil de vendas:

Abaixo vamos esclarecer para você o que é necessário saber sobre a jornada de compra.

O que é jornada de compra?

Também conhecida como jornada do comprador, esse é o caminho percorrido por seus potenciais clientes até a compra. Trata-se de uma trajetória não linear, ou seja, com diversas intersecções pelo caminho.

O marketing digital auxilia a compreender todos os passos dados pelo potencial cliente antes de fechar o pedido e também contribui para o envio do conteúdo adequado para cada etapa.

Related Post

A jornada de compra é dividida em 4 etapas:

  • Aprendizado e Descoberta: o lead ainda não sabe que tem um problema ou oportunidade de negócio. Ele enfrenta algumas dificuldades recorrentes desse problema, mas ainda não deu um nome a ele. Nesse estágio vamos levar conteúdo mais amplo e informativo para o público-alvo, com o objetivo de conscientizá-los do problema/oportunidade.
  • Reconhecimento do problema: graças ao conteúdo anterior seu potencial comprador já reconheceu o problema. Agora é provável que ele busca por soluções e pessoas que possam ajudá-lo. Aqui sua empresa deve se posicionar como autoridade e apresentar soluções rápidas e fáceis para o problema em questão.
  • Consideração da solução: a terceira etapa considera todas as hipóteses para resolver o problema. Nesse estágio do funil de vendas é importante salientar as diferenças de cada opção e também apresentar todas as soluções possíveis para o problema.
  • Decisão de compra: com a sua ajuda o comprador conheceu as opções de produtos ou serviços que serão úteis para ele. Na última etapa devemos apresentar motivos para ele comprar de nós, ou seja, porque deve nos escolher ao invés da concorrência. Fique a vontade para falar dos atributos da sua empresa e vantagens de seu produto ou serviço.

Qual a importância da jornada do comprador em sua empresa?

No ambiente empresarial é importante conversar com as pessoas certas, na hora certa. A automação de marketing aliada à jornada de compra auxilia nesse processo.

Graças aos estágios mapeados é possível compreender em que etapa cada um de seus leads (potenciais compradores) se encontram. Além disso, uma boa estratégia de produção de conteúdo faz com que eles avancem pelo funil de vendas e finalmente comprem de você.

Imagine enviar um email de vendas ou fazer um telefonema para uma pessoa que ainda não está pronta para comprar? Com certeza você perderia a chance de fazer uma venda e poderia ser taxado como chato.

Com a jornada do comprador as coisas são diferentes. Os vendedores da sua empresa só irão contatar os leads que se encontram na última etapa da jornada, ou seja, aqueles que demonstram interesse em comprar de você.

Perceba como o trabalho de sua equipe de vendas é otimizado e seus recursos são melhor aproveitados. São boas razões para mapear a jornada de compra de sua empresa, não é mesmo?

Então se ainda não o fez, aproveite as dicas desse artigo para criar a jornada de compra agora mesmo.

Caso você tenha dúvidas durante o processo fale conosco, somos especialistas em marketing digital com 15  anos no mercado.

admin

Recent Posts

Como Montar uma Loja Virtual: 05 Etapas e Passo a Passo

Passo a Passo de Como Montar uma Loja Virtual: entrar no comércio eletrônico é uma excelente maneira de expandir um…

2 dias ago

Por Que Contratar uma Agência de Gestão de Tráfego Pode Transformar Seu Negócio Online?

O Impacto de uma Gestão de Tráfego Eficiente: na era digital, onde o tráfego online se tornou o coração pulsante…

3 dias ago

Os 04 Desafios do Desenvolvimento Web: Encontrando Harmonia entre SEO, Layout, Conteúdo e Funcionalidade

Bem-vindo ao fascinante mundo do desenvolvimento web, onde a harmonia entre elementos cruciais pode determinar o sucesso ou fracasso de…

1 semana ago

Redes Sociais para B2B: 10 Motivos para Reavaliar sua Estratégia e Potencializar os Resultados Agora

Redes Sociais: No mundo acelerado das redes sociais, onde cada clique pode ser o início de uma nova parceria comercial,…

1 semana ago

5 Razões Impressionantes para Escolher Agências de Tráfego Pago em Vez de Internalizar

Agências de Tráfego Pago: Neste mundo digital em constante evolução, a habilidade de atrair o público certo para o seu…

2 semanas ago

Os Fundamentos do Design Responsivo em 2024: Introdução para Criação de Sites responsivos

Criação de sites responsivos: Nos dias de hoje, a "criação de sites" evoluiu significativamente, tornando-se fundamental adotar abordagens que garantam…

2 semanas ago

This website uses cookies.