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Instituição de Ensino? Gere resultados através do Inbound Marketing

Instituição de Ensino? Gere resultados através do Inbound Marketing

 

RESUMO DA NOTÍCIA – Instituição de Ensino? Gere resultados através do Inbound Marketing:

  • Introdução às ações de marketing digital
  • Conceito de Inbound Marketing
  • Como usar o Inbound Marketing para aumentar o número de acessos na sua página
  • Inbound Marketing na estratégia de negócios de instituições de ensino
  • Como usar o Inbound Marketing na estratégia de negócios de instituições de ensino

 

Introdução às ações de Inbound Marketing

Atualmente, é fundamental que todas as empresas, não importa de qual porte e ramo de atuação,

estejam presentes na web e mais que isso realizem campanhas de marketing digital,

pois é comprovado que ele é extremamente eficaz ao mesmo tempo

que possui custo menor do que os meios de promoções tradicionais.

No entanto, para que uma campanha desta natureza tenha os efeitos desejados,

é necessário que ela seja realizada por profissionais capacitados e com metodologia adequada.

E atender a estes requisitos é o papel do Inbound Marketing.

 

Conceito de Inbound Marketing

O principal diferencial do que é Inbound Marketing para outros tipos de marketing digital

está na sua premissa principal: ao invés da empresa tentar chegar até o cliente por meio de anúncios,

é o cliente que vai até à empresa.

E isso é possível graças à oferta de algo que o cliente em potencial quer.

Toda e qualquer estratégia de Inbound Marketing é realizada em 4 etapas,

o chamado funil de Inbound Marketing: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Durante essas quatro etapas do Inbound Marketing, espera-se que o usuário passe por cinco estágios:

desconhecido >> visitante >> lead >> cliente >> divulgador.

Os recursos e ferramentas de Inbound Marketing utilizados para fazer com que o usuário passe

de um estágio a outro costumam apresentar alguma variação conforme a natureza da empresa

a qual a estratégia de Inbound Marketing é dedicada.

 

Outro aspecto fundamental para o sucesso de um empreendimento hoje

é a sua posição em mecanismos de pesquisa, sobretudo no Google.

Trataremos especificamente de medidas capazes de ajudar os sites de instituições de ensino

a se destacarem nas ferramentas de busca.

Além disso, você entendera melhor a importância dessas ações de Inbound Marketing para o sucesso da entidade.

 

Como aumentar o número de acessos na sua página

Primeiramente, é fundamental apontar as vantagens do Inbound Marketing para uma iniciativa comercial.

Por exemplo, essa metodologia custa em média 62% menos do que o Outbound Marketing,

prática de prospecção ativa de clientes sem maior segmentação.

As companhias que utilizam blogs conseguem até 97% mais links que redirecionem para o seu site.

Em média, os dispositivos de Inboud Marketing trazem um retorno sobre investimento de 275%.

Ou seja, trata-se de aplicações de capital sólidas e que geram crescimento significativo para a firma.

Em adição, cabe reforçar a relevância da internet no cotidiano dos brasileiros.

A cada ano, o número de usuários de redes sociais no país aumenta graças à evolução da tecnologia

e da difusão de plataformas como smartphones e tablets.

Portanto, antes de contratarem um serviço ou comprarem um produto,

os indivíduos procuram conhecer a reputação da empresa.

O feedback de outras pessoas pode ser determinante no momento de decidir entre negócios concorrentes.

Outro fator a se considerar é que o Google aproveita conceitos de Inbound Marketing para

posicionar as páginas em seus resultados.

Por isso, quando o gestor for planejar suas ações de divulgação, ele deve definir muito bem o conteúdo

do seu website por meio de palavras-chave específicas.

Descreva com clareza os cursos oferecidos pela sua instituição de ensino para que os possíveis estudantes

localizem rapidamente o seu espaço online assim que digitarem termos relacionados no buscador.

Para que a sua organização esteja bem colocada no ranking do Google, o seu site tem de gerar acessos.

Sendo assim, para ser bem-sucedido no Inbound Marketing, crie descrições interessantes

e mantenha as publicações sempre atualizadas e relevantes.

Como consequência, há uma melhora no tráfego do endereço virtual

e na possível conversão de visitantes em alunos matriculados.

Em conjunto com essas técnicas de Inbound Marketing,

recomenda-se ainda o uso de links úteis no seu blog e a interação dos diferentes perfis da companhia nas redes sociais.

Isso é o que especialistas de Inbound Marketing referem como off-page, mais uma maneira de atrair cliques.

O chamado link building, que é a quantidade de links externos que encaminham para a sua página,

também tem influência no posicionamento no Google. Por fim, mas não menos relevante,

você deve associar essas fórmulas de SEO (otimização para ferramentas de busca,

na tradução da sigla) na condução do público para um website de qualidade.

Só assim as pessoas ficarão realmente interessadas na sua instituição de ensino e as inscrições aumentarão.

 

Utilizando o Inbound Marketing para aumentar o número de acessos da sua página
O Inbound Marketing para aumentar o número de acessos na sua página

 

Premissas básicas na estratégia de negócios de instituições de ensino

As estratégias de Inbound Marketing vêm se tornando uma das alternativas mais viáveis para empresas de todos os portes e segmentos.

As instituições de ensino podem e devem apostar nas ferramentas de Inbound Marketing

para conseguirem resultados ainda mais eficientes em suas estratégias.

Mas por quê utilizar o Inbound Marketing na minha instituição de ensino?

Primeiro, vamos reconsiderar a diferença entre o Inbound marketing (também conhecido

como ‘novo marketing’) e o outbound marketing (o velho marketing).

Antigamente as estratégias de marketing eram voltadas principalmente para a televisão,

rádio e até mesmo para anúncios publicitários em impressos, como jornais e revistas.

Essas estratégias, com certeza, não devem ser desmerecidas.

Mas além de caras, seus resultados são pouco mensuráveis.

Isso porque elas não conseguem atingir o seu público em potencial,

ou seja, pessoas realmente interessadas naquele conteúdo.

E é com base nisso que o Inbound Marketing foi criado,

sendo que o principal objetivo de como fazer Inbound Marketing é atender às necessidades

de um público já previamente interessado no que você tem a oferecer.

No caso das instituições de ensino, o que motiva a utilização deste modelo de marketing é claro:

chamar a atenção de um público que naturalmente já se interessa pela mesma.

Escolas, universidades e outras centrais de ensino muitas vezes pecam já na primeira destas premissas: a atração.

Como posso atrair alunos novos para a minha instituição?

A estratégia de Inbound Marketing nesta etapa faz com que o futuro aluno

entenda sobre a instituição de ensino em potencial utilizando técnicas que comprovam

que o lead atingido pelo conteúdo criado está realmente interessado nos serviços que a instituição tem para oferecer.

Um erro grave diz respeito ao encantamento, que é uma das partes fundamentais

que garante que o aluno continue fiel à instituição de ensino, não considerando outra possibilidade,

e que também, espalhe a sua experiência positiva com a instituição de ensino para amigos,

familiares e outras pessoas próximas interessadas.

 

Como usar o Inbound Marketing na estratégia de negócios de instituições de ensino

Primeiramente, é necessário compreender que a primeira impressão é a que fica

– ainda mais diante de tantas propostas, ofertas e concorrentes facilmente disponíveis para o aluno no mercado digital.

Sendo assim, o Inbound Marketing deve ser implementado pelas instituições de ensino

para causar uma boa impressão ‘logo de cara’, ou seja, já na primeira interação.

Como? Pela ‘simples’ oferta de conteúdo de qualidade.

Posteriormente, a fidelização deste público ocorrerá da mesma forma.

O Inbound Marketing e marketing de conteúdo devem trabalhar em conjunto.

Entre os principais meios para a produção e disseminação de conteúdo de qualidade,

relevante e que realmente chame a atenção dos alunos em potencial, podemos destacar:

artigos especializados em blogs, posts em redes sociais, campanhas de e-mail marketing

e estratégias de SEO (como uso de palavras-chave e a busca por um melhor ranqueamento no Google).

No âmbito de uma instituição de ensino, o Inbound Marketing é capaz de fazer muito mais

que atrair interessados e transformá-los em clientes: ele pode atuar em outras duas importantes etapas

da sustentabilidade financeira: a retenção dos alunos ou discentes e a divulgação espontânea

da instituição pós-estudos.

 

Vamos analisar cada uma das etapas do Inbound Marketing para instituições de ensino.

  • Captação de alunos: com a produção de conteúdo de qualidade e relevante ao público-alvo, o desconhecido passa a ter conhecimento da existência da instituição de ensino, bem como os benefícios, vantagens e oportunidades que ela pode oferecer ao futuro aluno. Neste ponto ele se torna um lead, ou seja, uma pessoa interessada na instituição de ensino e da qual se sabe o contato, utilizado para enviar promoções, diferenciais sobre a concorrência, prazos para inscrições, dentre outros. Motivado por todas essas ações, o interessado passa para a etapa da conversão, ou seja, se torna um cliente (aluno matriculado). É importante destacar que, além de bem executadas, a atração e conversão devem ser feitas em conjunto por todos os departamentos da instituição de ensino. Só assim é possível alcançar os resultados pretendidos, incluindo o baixo custo de aquisição de cliente (CAC).

 

  • Redução dos índices de desistência: manter os alunos tem sido um dos grandes desafios das instituições de ensino atualmente. Portanto é fundamental reduzir os índices de desistência. Mas como isso pode ser feito? Através de inúmeras estratégias, como por exemplo, a oferta de cursos de extensão, palestras com convidados de renome e atividades extracurriculares. Assim, ao mesmo tempo em que se diminui a quantidade de alunos desistentes, aumenta-se a receita, otimizando o custo de retenção por aluno (CRC).

 

  • Divulgação espontânea do negócio: o boca a boca é uma das formas de promoção mais eficazes porque tem maior índice de confiança. Quando as duas etapas acima são realizadas de maneira correta, a divulgação espontânea é apenas uma consequência. E esta é grande diferença entre possuir um cliente e um cliente fidelizado, pois este último será um divulgador da instituição de ensino.

Por tudo o que foi dito acima que podemos afirmar que o Inbound Marketing é a estratégia de marketing digital

mais adequada para instituições de ensino, sejam elas de nível básico ou de nível superior,

pois vai muito além da mera captação de alunos.

 

O Inbound Marketing para instituições de ensino
O Inbound Marketing na estratégia de negócios de instituições de ensino

 

Gostou da dica? A Next4 é uma agência de Inbound Marketing em São Paulo-SP,

com equipe capacitada para fazer sua empresa crescer.