gestao-inovacao-banner

Entenda o que é a gestão de inovação

Você já ouviu falar sobre o conceito da gestão da inovação? Se ainda não, saiba que, por meio dela, é possível desenvolver o seu negócio de forma muito mais preparada para o futuro!

 

O conceito de inovação pode ser bem amplo. Afinal de contas, para aplicá-lo em um negócio, é necessário partir de muitos estudos e testes.

 

No entanto, mesmo apesar da complexidade, a inovação está se tornando uma questão de prioridade atualmente.

 

Esse conceito, inclusive, já faz parte de processos em vários setores, como desenvolvimento de produtos, marketing digital, operação e mesmo em áreas consideradas conservadoras, como recursos humanos e financeiro.

 

Ou seja, diante disso, a gestão da inovação é fundamental para que uma empresa tenha destaque no mercado e ganhe vantagens competitivas para superar a concorrência e conquistar mais clientes.

 

Diante disso, a gestão da inovação é fundamental para alcançar esse objetivo.

 

É esse gerenciamento que permite que todos os benefícios de processos inovadores sejam de fato, aplicáveis às estruturas das empresas.

 

E você não quer ficar de fora dessa oportunidade, não é mesmo?

 

Se você possui um comércio, indústria de equipamentos de combate a incêndio, Construtora, agência de carros, Stand de tiros, entre qualquer outro negócio, então esse post foi feito para você.

 

Nas próximas linhas, e descubra o que é gestão da inovação e como estruturar esse controle em seu negócio.

 

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

 

inovação

O que é inovação?

 

Antes de entendermos a gestão de inovação, vamos explicar o que é inovação.

 

Basicamente, inovar é criar algo novo a partir de um conceito já existente, isso pode ser uma tecnologia, um processo, produto, serviço ou modelo de negócio. 

 

O processo de inovação aproveita algo que já tem viabilidade e demanda e o torna ainda mais viável e interessante para os seus consumidores, maximizando a lucratividade.

 

É por isso que a inovação precisa ser pensada como um ativo empresarial.

 

O que é Gestão da Inovação?

 

De forma básica, a gestão da inovação diz respeito ao gerenciamento de novas ideias, implementação de novas tecnologias e outros tipos de inovações que são criadas para empresas.

 

Afinal, a inovação está diretamente ligada ao desenvolvimento ou transformação de um produto, serviço, técnica ou metodologia para atender uma demanda existente.

 

Ou seja, em outras palavras, a gestão da inovação se trata do processos que são realizados para melhorar os resultados do negócio, maximizar a eficiência, e até mesmo solucionar problemas existentes.

 

A gestão da inovação já está sendo adotara na maioria das camadas dos negócios, com o objetivo de solucionar as necessidades de cada empresa, de acordo com as demandas do seu público.

 

Por exemplo: uma indústria de bucha de nylon que aplica a gestão da inovação, certamente terá processos diferentes de uma construtora, por exemplo.

 

A gestão de inovação nas empresas é responsável por automatizar o processo de inovação, determinando quantas etapas e quais rotinas ele terá, os recursos que serão utilizados, e os  materiais financeiros e tecnológicos que serão aplicados.

 

Assim, estabelecendo uma estrutura fortificada e decisória que será praticada para aumentar a geração de resultados.

 

entenda-gestão-inovação

Como aplicar a Gestão da Inovação?

 

Os passos essenciais para fazer a gestão de inovação nas empresas são muito práticos e extremamente fáceis de implementar. 

 

Para aplicar a gestão da inovação em seu negócio, primeiro de tudo é importante descobrir quais são as principais deficiências e problemas atuais em seu negócio e no mercado em que atua.

 

Isso te dará um norte e aumentará a sua clareza diante das estratégias a serem elaboradas.

 

Assim, é hora de realizar protótipos e projeções da sua inovação. Isso é importante e deve ser feito com cautela antes de ser aplicado no mercado.

 

Após verificado e aprovado, o projeto entra em fase de desenvolvimento.

 

Além disso, se você atua com gerador de energia e desenvolveu uma inovação, também existem as campanhas e anúncios de marketing que devem ser envolvidos. 

 

Por fim, a inovação desenvolvida é passado por manutenção e acompanhamento até que novas tecnologias entrem no mercado.

 

inovação-tendencias

Tendências da gestão de inovação

 

Durante algum tempo, o pensamento comum era que a gestão da inovação só fazia sentido para startups e para empresas de tecnologia.

 

Porém, acompanhamos o sucesso na utilização desse processo em negócios de todos os tamanhos e setores.

 

Um bom exemplo de como a gestão da inovação pode estar em empresas de qualquer formato são os programas de aceleração corporativa.

 

Esse projetos são responsáveis por apoiar e possibilitar o desenvolvimento de projetos inovadores associados à organizações, de forma mais rápida e estruturada.

 

As tendências desse tipo de gestão no mercado, podem ser percebidas em ações que buscam automatizar e integrar setores e áreas. 

 

Controles integrados possibilitam que operações consigam ser mais eficientes e rápidas e assim, apresentem menos perdas e melhores resultados.

 

Portanto, a gestão da inovação é fundamental para o sucesso de qualquer projeto ou ideia em uma organização.

 

Realizar esse controle permite ainda para empresas que não adotem esse pensamento, consigam estruturar e tornar replicável bons resultados desse processo.

 

Agora que você já sabe o que é a gestão da inovação e como aplicá-la, o que acha de investir nessa tendência e ter sucesso?

 

A Next4 possui mais de 15 anos de expertise em Marketing Digital e ajudamos empresas a estruturar processos com softwares de automação de marketing, CRM, Plataformas web, Intranet e integrações. Fale com um especialista agora mesmo.

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

desenvolvimento de projetos, gestão de inovação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *