Estratégias de marketing digital: Como saber investir corretamente
RESUMO DA NOTÍCIA – Estratégias de marketing digital: Como saber investir corretamente :
- Importância das estratégias de marketing digital
- Objetivos da estratégia digital
- Planejando a sua estratégia de Marketing Digital
- Quanto você deveria investir em estratégia de Marketing Digital?
- Minha empresa está gastando ou investindo dinheiro em marketing digital?
Importância das estratégias de marketing digital
O marketing digital é, sem dúvida, a melhor estratégia para atrair clientes e gerar vendas para seu negócio.
Mas para que funcione corretamente, é preciso manter o controle de sua estratégia de marketing digital e definir metas.
Ela chegou para revolucionar o mundo empresarial.
Existem diversas formas de obter uma boa vantagem no mercado, usando técnicas de aprimoramento do seu marketing.
Os objetivos que você define com as estratégias de marketing digital ajudam a acompanhar a sua evolução,
bem como confirmar se os esforços estão trazendo resultados ou não.
Por isso, é importante entender os métodos que envolvem as estratégias de marketing digital
e ficar antenado às novidades que circulam no meio virtual, pois a cada ano, surgem novas técnicas e dicas
para aqueles que desejam conquistar o sucesso do marketing digital.
Apesar das dicas que podem ser encontradas na internet, nem sempre se torna uma tarefa fácil
traçar seus objetivos, especialmente para quem está iniciando no ramo de estratégias digitais.
Como todo projeto, as melhores estratégias de marketing digital precisam ser traçadas para
conquista do objetivo final determinado.
O que se tem convicção é de que existem alguns passos a serem programados até que o projeto alcance
aquilo que se é estipulado em seu início.
Pois bem, alguns passos serão relatados ao longo do texto para especificar aquilo que deve ser realizado
para saber qual o principal objetivo de quem deseja criar estratégias digitais.
Objetivos da estratégia de marketing digital
✓ Construir uma marca e autoridade:
Assim como em qualquer estratégia de marketing digital, é importante criar uma marca forte
e buscar autoridade sobre algum tema, principalmente utilizando ferramentas
de grande alcance como é o caso do mundo virtual.
À medida que você constrói sua estrutura digital, é possível criar uma percepção mais clara de sua marca,
se transformando em autoridade do tema em meio a tanto conteúdo disponibilizado.
Assim, o público irá identificar sua empresa e perceber que está diante de algo que atende suas necessidades.
Com isso, você será capaz de adquirir uma audiência maior, criando fidelidade com as pessoas que buscam pelo que você oferece.
✓ Melhorar o ranqueamento e o posicionamento em sites de busca:
A cada dia surgem conteúdos diversificados na internet. Isso aumenta a concorrência,
se tornando difícil ser encontrado pelo público. Contudo, é possível melhorar o seu posicionamento nos sites de buscas.
Para isso, você precisa usar estratégias de marketing digital que estruturem seu posicionamento,
através de regras de SEO, por exemplo. Opte sempre por técnicas que facilitam a procura das pessoas
pelo conteúdo que sua empresa oferece.
✓ Converter leads e clientes:
A primeira ideia do marketing digital é atrair pessoas. Ou seja, você utilizará estratégias de marketing digital
para que o público perceba o seu conteúdo e reconheça sua marca.
No entanto, é necessário qualificar as pessoas para identificar aquelas que são clientes em potencial (leads).
Após fazer a verificação, é necessário manter um relacionamento com eles através de e-mails
e outras estratégias de marketing digital, mantendo seus leads informados e interessados nos seus serviços.
O objetivo é transformar as pessoas em clientes. Quanto mais leads, maiores são a chances de encontrar consumidores.
O contato constante, visando as necessidades dessas pessoas,
fará com que sua empresa se torne essencial na solução de seus problemas e,
assim, aumentará a chance de conquistar clientes fiéis.
✓ Reter e fidelizar clientes:
Conquistar clientes e criar fidelização com eles está cada vez mais difícil,
pois a cada segundo surgem mais concorrentes que disputam pela atenção do mesmo público.
No entanto, com as ferramentas que a estratégia digital proporciona, você pode vencer essas dificuldades.
Com estratégias digitais de pós-venda e relacionamento o contato com o cliente se expande para depois da venda.
Nesse cenário, as redes sociais são determinantes. Através desses sites o negócio interage com futuros
e atuais clientes, tem acesso a feedbacks de compradores e muito mais.
Tudo o que você precisa fazer é manter uma presença consistente de sua empresa nesses canais
e fazer uma boa gestão das mídias, fundamentando assim sua estratégia de marketing digital.
Da mesma forma, o email marketing também pode ajudar na fidelização de clientes.
Com ele, mesmo depois da venda, você ainda consegue manter o relacionamento ativo com sua lista de clientes.
Essa atitude não só contribui para mantê-los satisfeitos, como também abre oportunidades para novas vendas.
Além do contato feito através de e-mails e do relacionamento através das redes sociais,
você precisa oferecer suporte aos seus clientes, afinal, em muitas ocasiões o bom atendimento
pode ser o grande diferencial entre sua empresa e as outras.
Encante as pessoas e assim você aumentará sua relação com o seu público.
O marketing de conteúdo é a melhor estratégia de marketing digital para você alcançar as pessoas
e obter sucesso, mas é necessário entender como ela funciona e o suporte que ela oferece.
Mantendo em mente os objetivos de uma boa estratégia de marketing digital,
você poderá transformar seu negócio e conquistar vantagens no mercado.
✓ Aumentar as vendas
Os esforços em uma estratégia de marketing digital desejam atrair mais clientes
e aumentar o número de vendas de sua empresa, e ponto final.
Esse deve ser o seu maior objetivo. Consequentemente é uma meta que não pode ser esquecida.
Acompanhe seus relatórios de vendas para conferir o aumento dessas transações.
Além disso, fique de olho para identificar os canais e estratégias de marketing digital
que mais trazem resultado.
Assim, fica mais fácil repetir o que funciona e abandonar aquilo que não deu certo na estratégia digital.
Entretanto, para aumentar as vendas de sua empresa é necessário
criar uma estratégia de marketing digital realmente eficaz.
Além de ter um site ou publicar algumas vezes nas redes sociais,
sua empresa precisa estar cada vez mais perto de seus potenciais compradores.
Por isso, pesquise o seu público-alvo e crie campanhas de marketing digital que atraiam
e engajam essas pessoas com o seu negócio.
Um dos exemplos de estratégias de marketing digital é criar anúncios nas redes sociais
não apenas para vender o seu produto, mas gerar conteúdo e procurar interagir com seus fãs.
O sucesso e fracasso são divididos por uma linha muito fina nas estratégias de marketing digital.
Com a concorrência aumentando gradativamente você precisa saber exatamente o que
procura com as estratégias digitais. Em razão disso, definir metas é a melhor escolha.
Depois de conhecer as três metas mais comuns para uma estratégia de marketing digital de sucesso,
reserve um tempo para mapear seus próprios objetivos.
Planejando a sua estratégia de Marketing Digital
Passo 1: Estabeleça uma metodologia:
Uma metodologia é a forma de organização de etapas para que as ideias possam fluir.
Ou seja, é um plano estabelecido baseado em um processo de organização e
esquematização para se atingir aquilo que se deseja.
A partir da metodologia a ser utilizada, as ideias serão organizadas e uma melhor significativa na delimitação do que se deseja será percebida.
Passo 2: Comunique-se, busque opiniões:
Mostre o seu desejo, busque opiniões e aceite críticas.
Nesse início de processo, ouvir o público é sempre importante.
Assim, converse, busque opiniões e considere essas visões sobre seu desejo para que sempre possa acrescentar algo em seu projeto.
Passo 3: Detalhe as atividades e estabeleça o escopo do projeto:
Faça um escopo do seu projeto detalhado. Observe os pontos a se seguir em uma estratégia de marketing digital,
observe de onde partir e o destino a se conseguir.
Fazer um escopo e observar ele todo momento, dá a visão do que será realizado e faz com que
as ideias estejam claras, afinal a metodologia fora estabelecida,
opiniões já ouvidas e o escopo acoplará um pouco de tudo nesse momento.
Passo 4: O time:
Aqui você delimitará quem estará nesse futuro estabelecimento de criação de projetos online.
Caso seja só você, converse consigo mesmo: o que eu desejo com isso? O meu objetivo é esse? Qual meu diferencial?
Passo 5: Formalize:
A partir do estabelecimento da metodologia a se seguir para o projeto, recebimento da visão do público,
detalhamento de ideias no escopo e a conversa entre o time, você poderá enxergar perfeitamente
o seu objetivo claramente estampado.
Através de todos esses artifícios, cada sentença culminará para abrir um leque de visões,
opiniões e, assim, culminar no objetivo que você deseja ao começar a própria criação de projetos online.
Não esqueça de sempre salvar todo o escopo do seu projeto e sempre registrar todas as alterações
desde o objetivo principal que foi definido.
Assim você consegue controlar custos e tempo de projeto!
Quanto você deveria investir em estratégia de Marketing Digital?
A internet e as redes sociais acabam sendo um grande trunfo para que as empresas
e os prestadores de serviços divulguem a sua marca ou o seu serviço,
com o objetivo de atrair cada vez mais clientes através de suas estratégias de marketing digital
e por consequência disso faturam mais.
A principal vantagem das estratégias de marketing digital em relação ao marketing convencional,
é que no marketing online existe a possibilidade de poder conferir os resultados em tempo real,
ou seja, os resultados de uma campanha de marketing digital feita em páginas como o Google
ou no Facebook podem ser facilmente mensurados e analisados detalhe por detalhe.
Para que se tenha resultados satisfatórios, é preciso analisar muito bem esta questão.
Há um consenso por parte dos especialistas na área de que um investimento de 3% a 7%
seria um valor razoável, mas nunca é demais lembrar que o primeiro passo é fazer um bom planejamento digital,
fazer uma reunião com os funcionários de cada setor da empresa
afim de verificar a melhor estratégia de marketing digital.
Muitas pessoas se perguntam qual a relação entre o gasto e o investimento em estratégias de marketing digital.
Para responder esta questão, devemos analisar alguns pontos, que serão vistos a seguir.
Minha empresa está gastando ou investindo dinheiro em marketing digital?
De uma forma bem prática: No caso de o valor total das vendas subtraído pelo custo da mercadoria
ou do serviço for maior do que a quantia que foi gasta no marketing online,
parabéns a sua empresa fez um excelente investimento.
Mas no caso de o resultado, no que diz respeito às vendas for menor ou se igualar ao investimento
que sua empresa injetou nas estratégias de marketing digital,
desta forma não foi um investimento satisfatório, e sim um gasto.
Por estas razões o investimento em uma estratégia de marketing digital precisa ser muito bem calculado.
Uma ferramenta excelente para mensurar o valor investido em uma campanha de marketing digital
e o seu retorno é o Google Analytics, pois nele é possível conferir gerenciando os anúncios das diversas
plataformas de marketing digital e nele também é possível verificar em termos de números,
as conversões geradas em vendas.
O mundo do marketing digital é fascinante. É mais uma possibilidade de aumentar os lucros,
mas ainda se encontra em processo de desenvolvimento. Publicar um anúncio na rede é fácil.
A dificuldade muitas vezes é estruturar muito bem estes anúncios.
É preciso ficar atento ao contratar este serviço, que geralmente é prestado
por uma empresa de agência digital ou por algum profissional desta área.
É preciso ter atenção e solicitar os relatórios de desempenho e outros dados.
Conte com a Next4 se precisar de ajuda com estratégias de marketing digital e e-commerce,
além de diversos outros serviços do meio digital.
Estamos há 15 anos no mercado proporcionando melhores resultados para nossos clientes.
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.