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Dicas de como utilizar o Google Trends em sua estratégia

Google Trends: Tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta está aqui.

Para entendermos melhor o mercado que muda facilmente e entender a evolução das necessidades das pessoas, vamos apresentar alguns pontos
relacionados a utilização do Google Trends que nos auxilia nessa missão muito difícil.

Com ele você é capaz de saber sobre tópicos que as pessoas estão pesquisando ou não estão pesquisando quase que em tempo real.

Como assim? Calma vamos ver um simples exemplo.

Em março de 2020 o termo relacionado a “ideias de aniversário virtual” foi para o topo das pesquisas em apenas alguns dias.

Com essa informação, conseguimos explorar melhor o que o público-alvo está considerando mais importante naquele momento e
adequar as nossas estratégias de marketing digital (campanhas) para atender exatamente às suas expectativas.

Confira abaixo formas de encontrar dados importantes no Google Trends para ajustar as suas campanhas de marketing e contornar
possíveis dificuldades da sua empresa ajudando os clientes.

Encontrar termos populares rapidamente

 

Você pode conferir em notícias e estatísticas recentes dentro do Google Trends, como por exemplo, Corona Vírus / COVID-19 e ver se é um
tema / tópico em alta e saber de que maneira as pessoas estão pesquisando por ele.

 

Explorar seus próprios tópicos com o Google Trends

 

É possível mapear os interesses das pessoas em praticamente qualquer assunto da internet. Ao pesquisar algum termo dentro do Google Trends,
você vai encontrar o resultado de pesquisas durante um período com um gráfico bem simples e auto explicativo.

Passando o seu cursor pelo gráfico, será apresentado um valor que reflete o interesse da pesquisa indexada, ou seja,
quantas pesquisas foram feitas para o termo em relação ao número total de pesquisas no Google.

Caso de uso: imaginamos que você é fornecedor de produtos de beleza e está querendo descobrir quais acessórios e produtos as pessoas precisam nesse momento delicado que passamos de rotina por conta do isolamento social.

Utilizando o recurso de comparação do Google Trends, podemos identificar um interesse maior em “como cortar o próprio cabelo”,
enquanto as pesquisas por produtos como óleo de massagem permanecem estáveis.

Para ser mais assertivo ou entender apenas um período mais curto, podemos restringir a pesquisa por horário e últimos mês por exemplo.
Dessa maneira, podemos conferir a evolução das tendências ao longo de diferentes períodos e saber se é algo sazonal ou influenciado por eventos isolados.

Podemos também encontrar consultas e tópicos relacionados que pode ser útil para descobrirmos necessidades menos óbvias dos clientes.

Caso de uso: por exemplo, durante o mês de março, “corte com máquina” foi um tópico que teve um aumento repentino relacionado à pesquisa pelo termo “aparador elétrico”.

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Seja relevante geograficamente

 

Você pode expandir a sua pesquisa por região geográfica, dependendo do território em que a sua empresa atende. Basta utilizar “no mundo todo” para ver a diferença das pesquisas por País.

Isso pode deixar a sua estratégia ainda melhor e garantir que sua mensagem seja relevante para o contexto de cada região.

Caso de uso: Sua empresa vende produtos para Pets e percebe que em março houve interesse maior por brinquedos para
Pets do que ração no Brasil e aconteceu exatamente ao contrário nos EUA.

Você pode refinar sua pesquisa por região ou cidade e é mostrado um mapa de calor nas áreas que está em alta.

Refine seus Insights

 

Você pode também, escolher refinar as pesquisas pelas tendências no Google, somente nas imagens e notícias, no Google Shopping e no Youtube.

Caso de uso: Imagina que você é dono de um mercado e quer entender como os diferentes hábitos alimentares estão afetando a sua estratégia de marketing digital.

Você pode concentrar a sua pesquisa nas tendências de “comida” nas propriedades da Pesquisa do Google e do
Google Shopping e analisar as principais consultas relacionadas para identificar os principais produtos que estão com alta demanda.

Dessa forma, você conseguiria direcionar seus esforços de marketing para entregar a mensagem correta para o público-alvo o que, com toda certeza,
irá impactar seu volume de vendas em um curto prazo.

Se estiver utilizando o Google Trends para pesquisar uma palavra-chave que possui diversos significados, poderá filtrar os resultados por categoria para ver os dados da versão que está procurando.

Exemplo: o termo “retirada” serve para saque no caixa eletrônico e serviço de coleta de mercadorias.

 

Conclusão rápida sobre o Google Trends

 

Você deve pesquisar muito antes de iniciar sua estratégia de Marketing Digital.
Não tenha preguiça de entender o comportamento do seu consumidor e fique atento as mudanças sazonais.

Com o Google Trends você poderá avaliar todas essas questões e, se necessário, efetuar correções de rotas em sua estratégia com mais assertividade.

Conte com o time de especialistas da agência Next4.
Temos analistas preparados para atender qualquer tipo de segmento de mercado e profissional com mais de 15 anos de experiência no âmbito Digital.

Fale conosco e tire todas as suas dúvidas sobre Marketing Digital e Vendas.

admin

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