desenvolvimento de sites banner

Qual tecnologia usar para o desenvolvimento de sites?

Fique por dentro sobre as tecnologias e plataformas usadas no desenvolvimento de sites e como colocar seu projeto no rumo certo antes mesmo de sair do papel.

 

Nestes 17 anos de Next4, já recebemos várias propostas de desenvolvimento de sites de todo o tipo de tecnologia.

 

Inclusive, muitos clientes já vem com a linguagem e estrutura pré-definida para solicitar um orçamento de desenvolvimento de sites e simplesmente desejam pular a parte de briefing que é muito importante para os desenvolvedores antes de uma tomada de decisão completa.

 

Logicamente a crítica não é sobre o fato do cliente trazer o desenho da estrutura de desenvolvimento de sites, isso para nós da Next4 tem muito valor, mostra que o cliente tem interesse em se aprofundar no projeto, se envolver e não deixar o projeto largado na agência esperando que não precise estar por dentro do fluxo ou que simplesmente pagou e quer o resultado.

 

Fazendo uma analogia simples, antes de construirmos uma casa é necessário analisar o alicerce, fazer terraplanagem, estudar a geografia do lugar para ver se é possível ter fundamento e assim iniciar uma construção e, neste caso, é requirido o envolvimento de profissionais no estudo e nutrição constante de informações por parte do requerente.

desenvolvimento-sites

Quais são as informações básicas para um desenvolvimento de sites

 

No desenvolvimento de sites segue o mesmo principio, antes de iniciarmos um desenvolvimento precisamos saber do próprio requerente:

 

  • Qual a regra de negócio onde o sistema será integrado?
  • Qual o tamanho da equipe que irá gerenciar/interagir com o sistema?
  • O que a empresa espera de features da aplicação para o futuro?
  • Qual o volume esperado de acessos por dia para esta aplicação?
  • O sistema terá integração webservice? Quais?
  • A empresa possui algum profissional com expertise em desenvolvimento de sites para cuidar do projeto?

 

Este é um resumo de perguntas feitas ao cliente na hora da análise do projeto e logicamente que existem muito mais questões a serem levantadas porém, estas perguntas básicas incomodam a maioria dos clientes, pois muitos não pararam para fazer estes questionamentos ou por não saberem, ou por não terem tempo para levantar estas informações.

 

Note que até este ponto não questionamos o cliente sobre a tecnologia e ambiente que será utilizado, pois estamos estudando o terreno onde será fincado o alicerce, entendeu?

 

A tecnologia é “refém da regra de negócio” e consequentemente “refém do ecossistema envolvido”.

 

Ou seja, não podemos escolher uma tecnologia porque a tendência segue um padrão de desenvolvimento ou, o mercado exige certa tecnologia ou, o meu conhecido faz assim, por isso quero fazer com essa tecnologia também!

 

Entenda que cada tecnologia foi desenvolvida para atender uma necessidade da época do seu lançamento e, entendendo a história de uma linguagem, podemos entender qual o ponto forte a ser utilizado desta tecnologia, comparando com as regras e estrutura do projeto proposto.

desenvolvimento de sites linguagem

Como escolher a linguagem para desenvolvimento de sites

 

O melhor que se tem a fazer é deixar o profissional (programador) direcionar qual o melhor caminho para a solução conforme o escopo apresentado.

 

Com a sua experiência em desenvolvimento de sites, certamente saberá identificar as melhores opções de tecnologia para entregar um ambiente seguro e funcional de acordo com as regras de negócio e objetivos do seu projeto.

Nós da Agência Next4 vemos a linguagem de programação como uma ferramenta de trabalho assim como ferramentas de um pedreiro, ou seja, se eu vou precisar pregar um prego eu preciso de um martelo e não de um alicate, mesmo que falte uma ferramenta como o martelo, o alicate é a última ferramenta a ser usada para supri-lo.

 

E é isso que acontece no orçamento de desenvolvimento de sites, às vezes o cliente traz um alicate, mas sua necessidade é de um martelo. E o pior de tudo é que ele nem imagina isso.

 

Por exemplo: eu não utilizaria o PHP para criar um aplicativo, mesmo tendo recursos para isso, não é uma linguagem com um histórico voltado a este tipo de aplicação.

 

Da mesma forma não usaria Node.js ou React Native para ambientes germinativos ou no intuito de criar CMS(s) fora do SPA (Single Page Aplication).

 

No projeto de desenvolvimento de sites precisamos selecionar as melhores “armas”, e muitas vezes estas armas não são justamente o que o mercado disponibiliza.

Estudo de caso de plataforma já existente – desenvolvimento de sites

 

Em um dos nossos caso de estudo já tivemos uma solicitação de um orçamento para a  restruturação de um chat que ficava dentro de uma plataforma em PHP.

O cliente na época quis melhorar as funcionalidades do chat, pois não estava agradando aos usuários.

 

Ele gostou do modelo de apresentação do WhatsApp e como ele lida com interação do usuário.

 

Ele propôs um modelo semelhante ao WhatsApp para lidar com as mensagens do chat e canais de atendimento.

 

Em estudo para o desenvolvimento verificamos a incompatibilidade de manter duas linguagens como o PHP usado no site atual, e o modelo reativo apresentado pelo cliente como solução ideal.

 

Por tanto verificamos que o melhor caminho seria a construção do chat usando o Vue.js que conseguiria atender a demanda de reatividade que o cliente deseja e com o lado positivo que conseguiríamos usar no PHP que era plataforma atual do cliente.

 

Pronto, tivemos uma solução preventiva sem traumatizar o projeto atual do cliente e melhorando sua visibilidade e interação no ponto desejado com os seus usuários do site.

 

E você caro leitor, será que está passando pela mesma situação atualmente com algum projeto de desenvolvimento de sites?

empresa desenvolvimento sites

Sobre a Agência Next4

 

Com mais de 17 anos de experiência em desenvolvimento de sites e projetos web de alta complexidade, possuímos um time experiente de programadores back-end e front-end para analisar os projetos e propor soluções de tecnologia.

 

Contamos também com um super time de Marketing Digital que, integrado ao seu projeto, direcionará as boas práticas para sua empresa obter mais conversões, posicionamento orgânico (SEO) e visibilidade da marca.

Entre em contato com nossa equipe e veja as melhores soluções customizadas para o seu tipo de negócio.

 

Deixe nos comentários todas as suas dúvidas sobre desenvolvimento de sites que nós teremos um imenso prazer em auxiliar você e sua empresa. Conte com a Next4 😊

 

Alguns links úteis para complementar o seu aprendizado

 

Como fazer um bom briefing para criação de sites

Sistemas Web, versionamento e Análise de Requisitos

Tudo sobre a criação de sites: Como contratar sem medo

 

Este artigo foi escrito por: André Pereira – Programador Full Stack na Next4.

CMS, criação e desenvolvimento de sites, desenvolvimento site, Node.js, php, programação php, React Native

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *