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Criação de sites: dicas, perguntas e termos relacionados

 

RESUMO DA NOTÍCIA – Criação de sites: dicas, perguntas e termos relacionados:

  • A importância da criação de sites
  • 10 termos relacionados ao mundo da criação de sites
  • 7 perguntas mais frequentes sobre criação de sites
  • 11 dicas para gerar credibilidade no seu site

 

A importância da criação de sites

O site é o seu escritório online. Por isso a criação de sites é tão importante, pois o site é o depósito

de seu conteúdo e a imagem da sua empresa (ou sua imagem) para os internautas.

Algumas empresas grandes já enxergam a internet como o futuro escritório principal da empresa.

Dessa forma, pelo baixo custo, as pequenas empresas costumam concentrar todo o seu conteúdo e trabalho através da plataforma online.

Seja ele institucional, uma loja de produtos ou apenas um catálogo, a criação de sites necessita ser bem-feita,

estando o site otimizado, limpo e agradável para os visitantes.

Por isso, ao criar o site – e trabalhar com o desenvolvedor que vai criá-lo – é fundamental que você

saiba como criar um site responsivo, isto é, o que será necessário para que sua empresa/instituição tenha um

portal otimizado e de qualidade na internet.

 

10 termos relacionados ao mundo da criação de sites 

Se você solicitou um orçamento de criação de site profissional e não faz a menor ideia do que o profissional está

dizendo, entenda os principais termos relacionados ao mundo da criação de sites.

 Developer

Websites são desenvolvidos por estes profissionais. Também pode ser conhecido como Web Designer ou desenvolvedor de sistemas.

 Extensões

Um usuário pode realizar a utilização de qualquer tipo de extensão, já que existe mais de uma.

Tudo dependerá do objetivo do dono do domínio.

 Componentes

São unidades de funcionalidade que podem ser reutilizadas através de uma interface.

 Plugins

Caracteriza-se como todo programa que faça parte de outro programa, seja como uma ferramenta ou extensão,

dando mais funcionalidade e recursos. A vantagem em sua utilização está na fácil instalação,

além de ser leve e não comprometer os softwares.

 Script

Pode ser considerado uma espécie de roteiro. Através dele e de outros componentes computacionais,

as informações são processadas e transformadas em ações, com base em tudo que é feito pelo programa principal.

 Linguagem de programação

Através dela, sites podem ser criados. A PHP é uma das mais utilizadas. Já o MySQL é um sistema que gerencia o banco de dados de código aberto.

 Plataforma

CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo. Open source está relacionado a código aberto.

Com isso, o código-fonte pode ser alterado constantemente.

 Framework

A união de códigos comuns de vários projetos de software ocorre através deste sistema.

Com isso, várias aplicações são capturadas. Também pode ter uma funcionalidade específica,

dependendo da configuração de uma aplicação.

 Responsivo

Para telas mobile, possui a finalidade de solucionar tecnicamente problemas de programação.

Além disso, estabelece toda uma adequação para a sua correta utilização por meio dos dispositivos móveis,

não comprometendo a funcionalidade do site acessado via mobile.

 Layout

É importante para realizar alterações em textos, gráficos, imagens e como são distribuídos no espaço em que se trabalha.

Com isso, todo e qualquer tipo de alteração que se fizer necessária será realizada com base nos recursos disponíveis.

 Briefing

É um grupo informacional que possibilita a realização de tarefas como desejadas, contendo orientações para que o objetivo seja concluído com sucesso.

Com base nesta ferramenta, a comunicação fica direcionada, possibilitando margens de erros menores.

 Análise de requisitos

É importante para identificar, por meio de diversos profissionais da área de desenvolvimento de softwares,

as necessidades de determinados clientes e, assim, atuar para que tais objetivos sejam alcançados.

Esse documento faz parte do planejamento do projeto para listar as funcionalidades e características no desenvolvimento.

 

aspectos e termos relacionados ao mundo da criação de sites
Termos relacionados à criação de sites

 

7 perguntas mais frequentes sobre criação de sites e otimização de sites

1- O que é necessário para criar o meu site?

São necessários três princípios básicos que envolvem a criação de um site: 1- Domínio; 2 – Hospedagem; 3 – Arquivos do Site.

2- O que é a hospedagem do site?

É o espaço de servidor onde ficarão registrados os bancos de dados e armazenados os arquivos

correspondentes ao site, estes podendo estar acoplados ao servidor de e-mail ou não.

3- Eu preciso ter uma empresa registrada com CNPJ para ter um site?

Não. Os sites podem ser criados por e para pessoas físicas, como blogs pessoais em formatos de sites, por exemplo.

É possível um maior aproveitamento de espaço e credibilidade de conteúdo filiando-se a uma plataforma própria.

4- Quanto tempo demora para criar um site?

Criar um site rápido é sempre muito difícil, até porque esse tempo varia muito.

Um site de porte pequeno em torno de 25 a 30 dias. Já um site médio pode requerer um tempo de 30 a 60 dias.

E um site grande, como um portal de notícias, com diversas abas e funcionalidades, pode levar entre 60 e 90 dias.

Sendo tempos muito variáveis, claro.

5- O que é SEO (Sistema Otimização de Sites)?

Podemos definir SEO como um conjunto de sistemas equipados para melhorar o posicionamento do site

nos resultados dos buscadores online clássicos, como Google, Bing, Yahoo…

6- Qual o preço médio de criação de sites?

O preço da criação de sites para empresas é algo muito relativo, mas muito comum de ser perguntado.

A criação de sites baratos é o que todos almejam. Mas a criação do site depende de seu tamanho e funcionalidades.

Podendo custar desde 500 reais, digamos, até 5.000 reais.

É um valor muito variável, dependendo muito do que você deseja para seu site.

7- Por que criar um site?

A criação e desenvolvimento de sites se faz necessário pela sobrevivência diante da grande competição vivida pelas empresas.

Estar na internet é estar em evidência. Por isso, ter um site deixou de ser luxo e passou a ser necessidade.

 

11 dicas para gerar credibilidade após a criação de sites

Depois de conferir tudo o que envolve a criação de um site, confira algumas dicas vitais

para que o seu site gere credibilidade e confiança para os visitantes.

Dessa forma você estará a um passo de conquistar o cliente e vender seus produtos e serviços.

1. Faça com que seja fácil do cliente verificar a veracidade das informações no seu site

Você deve fazer a criação e manutenção de sites de credibilidade providenciando evidências do material publicado

ao longo do texto (ex: citações, referências, fonte do material, wikpedia) especialmente se você está linkando a essa evidência.

Mesmo que a pessoa não clique no link de referência, você estará mostrando a fonte do seu material,

esses links de referência geram credibilidade da informação contida no seu site.

Logotipos de associações, congregações, agremiações podem ser uma excelente fonte de credibilidade

quando seu cliente conhece a instituição da qual sua empresa faz parte.

2. Existe uma organização real por trás do seu site?

Mostrar que o seu website pertence a uma empresa legítima aumenta a credibilidade do seu produto/serviço.

A melhor maneira é começar pela apresentação do seu endereço no site.

Antes que alguém compre um produto/serviço da sua empresa, ele irá se certificar de que você é uma empresa real,

estabelecida e que não vai desaparecer no dia seguinte.

Outros detalhes também podem ajudar na credibilidade como inserir uma foto interna da sua empresa,

ou até uma foto com seus funcionários e o logotipo da empresa na parede.

3. Qual o grau de expertise da sua empresa dentro do contexto de serviços que você oferece?

Você possui algum especialista no seu time de funcionários? Cite-os no seu corpo de funcionários.

A sua empresa contribui ou provê serviços a alguma autoridade reconhecida? Dê um destaque nesse caso.

Você ou sua empresa são afiliados à alguma organização conceituada? Torne claro para seus clientes.

Convenhamos, não linkar sites/instituições que não possuem credibilidade.

O seu site pode perder créditos por uma má associação.

A melhor maneira de promover isso é escrever artigos, dicas, iniciar um blog corporativo,

e sempre relacionar ao seu site, ao seu negócio. Se você tem algum material sobre sua empresa/produto/serviço

publicado em alguma revista é o momento de mostrar esse material.

4. Mostre o quanto as pessoas que estão por trás da sua empresa são honestas e confiáveis

Mostre que existem pessoas reais por trás da sua empresa. Depois, encontre uma maneira de convencer

através de imagens e texto que esse time é confiável e comprometido. Por exemplo, algumas empresas divulgam

um pouco sobre o perfil do seu funcionário, qual a área que ele atua, um hobby, uma frase, um gosto pessoal.

Você pode permitir que seus funcionários tenham um blog pessoal ou até participem do blog da empresa,

isso irá fazer com que o visitante se convença de que existem pessoas verdadeiras e não um simples site de negócios

5. Faça com que seja fácil contatá-lo

Outro ponto importante para credibilidade do seu negócio, é tornar as informações de contato de fácil acesso.

Mantenha sempre um destaque para o telefone e email de contato, insira sempre o endereço da sua empresa.

Faça uso de todos os meios possíveis de comunicação existentes (email, formulário de contato,

chat on-line, fóruns, e o tradicional telefone/fax).

Criar uma política de atendimento e abordagem do seu cliente gera pontos de credibilidade.

Ficamos muito surpreso com o número de websites que não possuem esse tipo de informação e quando muito,

de forma confusa e pouco prático. A criação de sites profissionais é extremamente importante

para marcar presença na web.

6. Faça o design do seu site com uma aparência profissional (focado no seu propósito)

Nós consideramos um grande número de pessoas que abandonam sites por conta de um visual (design) inapropriado

e que gera literalmente desconfiança. O design é parte fundamental na criação de sites, tão importante quanto

o seu produto ou serviço. Não abra mão de um layout correto e com qualidade.

As pessoas não precisam ser designers para saber e “sentir” quando um layout está agradável e apropriado.

Muitas vezes, o design (aparência do site) pode ter um peso considerável na decisão de compra de um cliente,

principalmente quando ele se encontra pela primeira vez no seu site.

7. Torne o seu site fácil de usar e navegar

A nossa experiência nos mostra que sites que possuem uma navegabilidade orientada ao usuário,

ganham muitos pontos de credibilidade.

Algumas empresas esquecem dos usuários do site, estão presas ao ego da empresa e tentam mostrar

o que conseguem fazer com determinada tecnologia, são as introduções em flash sem “pular intro”,

é a música sem controle remoto, e qualquer outra tecnologia ou obstáculo visual que fuja do propósito:

informar o usuário na sua necessidade.

8. Atualize o seu site com frequência (ao menos mostre as alterações recentes)

As pessoas costumam atribuir maior credibilidade a sites que estão sendo constantemente atualizados.

Novamente, o Blog corporativo é uma excelente maneira de mostrar isso.

Não importa o quão importante é o que você está escrevendo, é sempre interessante ter um blog “em dia” do que desatualizado ou abandonado.

Poste no seu Blog corporativo sobre novidades da sua empresa, fale um pouco sobre um novo cliente,

um novo produto/serviço ou até eventos significativos para o seu negócio ou para o seu setor de negócios.

9. Evite utilizar conteúdo publicitário de terceiros (ex., adsense, ofertas, notícias)

Se possível não insira nenhum material de propaganda de terceiros no seu site.

Se você precisa inserir conteúdo publicitário ou Adsense no seu site, deixe bem claro

a diferença entre o conteúdo do seu site e onde começa e termina o conteúdo publicitário do terceiro.

Muito cuidado com pop-ups, eles são intrusivos e quase sempre acabam causando desagrado.

10. Evite todo tipo de erro, não importa o tamanho

Erros ortográficos são péssimos e muito comuns na web.

Links quebrados machucam a credibilidade do site mais do que as pessoas imaginam,

por isso a importância de manter o site atualizado e livre de erros.

É muito fácil corrigir os erros ortográficos, basta utilizar uma versão moderna do editor de textos

como Microsoft Word e fazer a correção automática antes de inserir o conteúdo no site.

11. O conteúdo do seu site e feedbacks

Esta é uma das mais importantes dicas para a criação de sites de vendas e envolvidos no mundo do marketing digital.

Mantenha a credibilidade do seu site em alta sempre.

Quando for redigir um conteúdo do seu site procure ser claro, objetivo e sincero.

Fique atento a opinião dos seus clientes a respeito dos seus produtos/serviços e a opinião daqueles que ainda não são seus clientes.

 

dicas para gerar credibilidade ao site
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