Como avaliar os serviços de estratégias de marketing digital
Skip to main content
Como um diretor avalia os serviços de estratégias de marketing digital

Como um diretor avalia os serviços de estratégias de marketing digital

Navegue por tópicos

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Introdução às  estratégias de marketing digital
  • KPI x Métricas: Qual utilizar na avaliação das estratégias digitais da sua empresa
  • Os melhores KPIs para avaliação de uma estratégia de marketing digital

 

As estratégias de marketing digital são criadas e postas em prática sempre a fim de cumprir algum objetivo específico. Pode ser o aumento no tráfego de visitantes na página da empresa ou o total bruto de vendas e números de negociações, por exemplo, afinal isso varia.

A composição que define a qualidade e a capacidade da técnica de marketing digital utilizada na empresa deve sempre considerar as metas que foram elencadas, os canais disponíveis para uso, o público-alvo que se pretende atingir e o tipo de abordagem ideal para esse grupo.

E vale ressaltar que o importante mesmo é saber exatamente como avaliar quais são as melhores métricas para mensurar a metodologia utilizada. Tal análise posteriormente determinará se a estratégia de marketing digital está dando certo ou não.

Nesse contexto ter um conjunto adequado, e também afiado, de indicadores e métricas garantirá que nem você nem a empresa percam tempo ou, muito menos, dinheiro.

Entenda neste artigo quais são os principais meios para se avaliar corretamente os serviços de estratégias de marketing digital e veja a importância de apostar nas metodologias e técnicas do inbound marketing para manter o ritmo de crescimento.

KPI x Métricas: Qual utilizar na avaliação das estratégias digitais da sua empresa?

Comumente confundidos, KPIs – do termo inglês Key Performance Indicator – e métricas são conceitos diferentes. A correta aplicação de cada um deles é determinante para aqueles que desejam obter resultados reais e verídicos nas estratégias de marketing digital da empresa.

As métricas são números brutos, ideais para indicar ou demonstrar o comportamento do público e do visitante da página. Quando analisadas individualmente, as métricas não colaboram muito com o processo de tomada de decisão, visto que não trazem um embasamento completo para tal atitude.

As métricas mais utilizadas para avaliar o desempenho e andamento de uma página são:

  • Número de internautas visitantes;
  • Taxa de rejeição;
  • Taxa de clique.

Os KPIs são os indicadores chave que demonstram o desempenho da empresa com foco nos resultados. Considerados como mais estratégicos, sua avaliação relaciona várias métricas e observações, a fim de uma conclusão bem mais satisfatória.

Entre os principais KPIs utilizados na mensuração das estratégias de marketing digital estão:

  • Número de emails cadastrados;
  • Número de transações;
  • Taxa de conversão.

Os melhores KPIs para avaliação de uma estratégia de marketing digital

Para encontrar e escolher corretamente qual o melhor indicador chave para o seu marketing digital é imprescindível considerar a ação estratégica e os objetivos da empresa. Vale ressaltar que tudo aquilo que é medido pode ser gerido, sendo que o verso também é verdadeiro.

Os KPIs variam muito conforme o tipo de negócio e de estratégia digital criada. Enquanto que empresas B2B podem necessitar mais veementemente de KPIs como cadastro em newsletters, leads gerados e número de solicitações de contato recebido, os e-commerces trazem preferência por outros, como taxa de conversão, ticket médio e número de transações.

Qual o seu ramo de atuação? Seja ele qual for, uma coisa é certa: O marketing digital está fazendo a diferença no modo de negociação e definir estratégias digitais, bem como métricas e KPIs é uma necessidade vital para não sucumbir ao mercado!

Uma pesquisa feita pelo site Marketing de Conteúdo destacou que cerca de 32% das empresas já estão realocando os investimentos que antes eram feitos em marketing tradicional para o inbound marketing. Você não quer que o seu negócio fique de fora desses números, não é mesmo?

E se você precisa de ajuda para definir os melhores KPIs e estratégias de marketing digital para movimentar o seu negócio, aproveite e faça contato com a Next4!

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

b4e019448847090ec451adf62c2d5b7d2bccbb734d01f39e55e3530a40bfd756?s=96&d=mm&r=g

admin

Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

SEO Plus: por que começar seu site já otimizado é a melhor estratégia digital

SEO Plus: por que começar seu site já otimizado é a melhor estratégia digital

Ter um site hoje não é mais um diferencial. É o mínimo esperado para qualquer negócio que queira ser levado a sério no ambiente digital. Mas, embora criar um site pareça simples, escolher um layout, colocar informações, publicar e pronto, a realidade é bem diferente. Pensar no SEO Plus na criação do site é um […]
Generative Engine Optimization (GEO): Como Ranquear Conteúdos nas IAs como ChatGPT, Gemini e Mais

Generative Engine Optimization (GEO): Como Ranquear Conteúdos nas IAs como ChatGPT, Gemini e Mais

Generative Engine Optimization (GEO): Nos últimos anos, a forma como consumimos informações mudou drasticamente, e um dos maiores avanços nesse processo é a ascensão das IAs generativas.  Ferramentas como ChatGPT, Gemini, Claude e Perplexity revolucionaram a maneira de fazer buscas e interagir com dados.  Agora, mais do que simplesmente fornecer uma lista de links, essas […]
Como utilizar chatbots inteligentes para melhorar o atendimento ao cliente

Como utilizar chatbots inteligentes para melhorar o atendimento ao cliente

A evolução da tecnologia transformou a maneira como as empresas interagem com seus clientes. Um dos principais avanços nesse cenário foi a introdução dos chatbots inteligentes, que têm se mostrado uma ferramenta poderosa para aprimorar a experiência do cliente.   Esses sistemas automatizados oferecem respostas rápidas e precisas, além de proporcionar uma comunicação mais eficiente e […]
whatsapp Next4