RESUMO DA NOTÍCIA:
Essencial para manter a empresa consolidada no mercado, além de oferecer possibilidades reais de crescimento, avaliar as estratégias de marketing digital é um passo básico para o CEO que deseja potencializar e direcionar melhor os resultados de uma campanha.
O marketing digital é uma área forte e altamente capaz de abrir novas oportunidades para a empresa e, como tal, deve ser tratada com prioridade e atenção em cada uma de suas fases de desenvolvimento, aplicação e avaliação.
Veja a seguir neste artigo como o CEO, ícone de grande importância dentro deste cenário empresarial, deve se comportar e acompanhar cada uma das fases que já foram citadas.
No desenvolvimento, é importante que o CEO mantenha-se atento e aberto ao brainstorming de sua equipe, dando liberdade para que os colaboradores comecem a planejar o andamento das atividades previstas e definindo quais são os limites máximos e metas básicas do projeto.
Durante a aplicação, ou seja, enquanto a campanha estiver ativa ou sendo divulgada seguindo os padrões previamente definidos, é importante que o CEO fique em stand by, atento, porém um pouco mais distante da equipe para conhecer sua própria capacidade de atuação.
Por fim, o acompanhamento desses resultados deve ser feito a partir de relatórios bem detalhados que permitam a mensuração de todos os dados e estatísticas alcançadas pelas estratégias digitais que foram postas em prática.
Também é importante que o CEO tome nota de materiais que demonstrem a importância de cada etapa e de cada profissional em todo este processo, a fim de uma avaliação pormenorizada e mais eficiente.
Estratégias de marketing digital como inbound marketing, marketing de conteúdo e SEO devem ser pensadas e tratadas com seriedade dentro dos mais distintos ramos e segmentos de mercado.
Ao pensar em marketing digital é essencial levar em conta a sua grande alcançabilidade visto que a internet derrubou as fronteiras geográficas e criou um mercado de nível mundial em que todos podem comprar e vender para inúmeros públicos.
Neste cenário, oferecer por diferenciais competitivos, algo que leve os potenciais clientes a conhecer e explorar o ambiente virtual da empresa a fim de estreitar laços e fechar negociações fora do mundo digital, é o primeiro passo a ser dado.
Enquanto o CEO pensa nas muitas opções e portas abertas pelo marketing digital deve também considerar os custos e investimentos envolvidos para fazer com que a área engrene.
Além do mais, é imprescindível que ele procure colaboradores de sua equipe que sejam capacitados para cuidar do projeto e que acompanhe seus trabalhos sempre lhe dando feedbacks sobre o que está ótimo e o que ainda precisa ser melhorado.
Aliás, esta avaliação é de suma importância para que novas oportunidades sejam criadas para o negócio como um todo.
Por fim, é válido destacar algumas das métricas que podem ser usadas pelo CEO na hora de fazer a avaliação de uma estratégia digital.
O retorno sobre investimento (ROI) é uma das mais famosas e considera o quanto de dinheiro foi injetado na campanha para obtenção de tal resultado e o custo de aquisição do cliente – CAC – quanto foi gasto para atrair cada novo consumidor.
É claro que essas são apenas algumas das opções na hora de mensurar os resultados das estratégias digitais. Vale a pena avaliar, entre todas, qual melhor se adapta a empresa para que a análise seja ainda mais precisa e reveladora.
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