Através de publicações nas redes sociais, é possível estabelecer de forma bastante acentuada sobre o que é a empresa, os produtos e serviços relacionados e de que forma ela colabora para sanar desejos e/ou necessidades específicas.
Mas como alcançar um maior número de pessoas através das publicações em redes sociais?
Existem muitas estratégias voltadas às postagens de redes sociais, algumas mais populares, e outras nem tanto.
Uma das estratégias mais conhecidas é o uso das hashtags no marketing digital.
As hashtags são termos relacionados a assuntos específicos dos quais se deseja indexar nas redes sociais, como o Twitter, Facebook e Instagram, por exemplo. Como trabalhar as hashtags?
Dessa forma, se uma pessoa procura por um termo específico contemplado com uma hashtag, poderá encontrar sua empresa, se já tiver havido o uso daquela hashtag – ou de termos relacionados – pela mesma anteriormente.
As hashtags surgiram em 2007, e se popularizaram no ano de 2009, quando foram oficializadas pelo Twitter. A partir daí foram disseminadas por outras redes sociais.
Em suma, as hashtags são identidades dadas para assuntos variados, em que os usuários tentam incentivar outros utilizadores a participarem do assunto tratado.
Sabendo como trabalhar as hashtags no marketing digital, é possível fazer com que o número de pessoas engajadas no tema seja alto, favorecendo ser encontrado mais facilmente na rede social.
Mas como trabalhar as hashtags no marketing digital da forma ideal?
É o que veremos adiante.
Como vimos, saber como trabalhar as hashtags é essencial para aumentar significativamente o engajamento e o alcance das publicações, e elas já estão popularizadas entre os usuários das redes sociais há algum tempo.
Ao clicar em uma hashtag, você terá à sua disposição todo o conteúdo publicado com a mesma palavra-chave.
Daí a importância em identificar e utilizar os termos certos para ser mais facilmente encontrado com base nas necessidades potenciais de seu público-alvo.
Por isso, para saber como trabalhar as hashtags no marketing digital, é preciso ser criativo, analítico e estratégico, utilizando-as em prol de aumentar o seu alcance no digital.
Assim, para que você entenda como trabalhar as hashtags para alcançar resultados expressivos em publicações de redes sociais, separamos algumas dicas importantes para levar em consideração.
Confira mais sobre cada uma delas a seguir:
É muito importante que você tenha em mente que existem particularidades entre as redes sociais, e muitas vezes pode não ser interessante replicar as hashtags de uma rede social para as outras.
O ideal neste caso é fazer uma pesquisa sobre o perfil do seu público em cada rede social e também nos buscadores de cada rede social, para assim adequar a utilização das hashtags para cada uma delas.
É possível identificar a quantidade de hashtags publicadas em cada rede social através dos buscadores, e certamente as variações e extensões entre as publicações das mesmas hashtags de uma rede social para outra são significativas.
Por exemplo: se você pesquisa o termo “#marketingdigital”, é interessante se atentar para suas variações, tais como “#digitalmarketing”, “#mktdigital”, e também para suas extensões, como: “#marketingdigitalparainiciantes”, “#estratégiasdemktdigital”, etc.
O ideal na pesquisa da qual nos referimos anteriormente é identificar hashtags bastante publicadas em que será possível identificar seu negócio.
Não adianta publicar hashtags muito populares, tais como “#instagram”, “#tbt” ou “#fimdesemana”, pois dificilmente você será encontrado.
Por outro lado, não vale a pena publicar hashtags muito específicas, com zero publicações, se já existem outras relacionadas já com volume de publicações.
Utilizando o Instagram como base, a partir de 100 publicações será um volume interessante para se utilizar uma determinada hashtag.
Já hashtags com mais de 50 mil publicações geralmente tornam-se inviáveis para serem exploradas.
Ou seja: para saber como trabalhar as hashtags no marketing digital é importante se atentar para o equilíbrio – utilizar termos específicos, mas nem tanto.
As legendas em publicações de redes sociais servem justamente como o espaço para abordar um determinado assunto, e devem contemplar um objetivo específico com foco na persona do seu negócio.
E esse objetivo jamais deve ser indexar o maior número de hashtags relacionadas à sua empresa.
Como falamos, as hashtags servem como um complemento da legenda, visando dar um melhor direcionamento da publicação em relação aos termos indexados na rede social.
Portanto, deve-se ser coerente com o assunto abordado, utilizando apenas hashtags pertinentes àquele tema.
Uma média de 6 a 9 hashtags utilizadas em cada publicação já é um bom número, mas a quantidade ideal a ser utilizada dependerá bastante no nicho e do próprio conteúdo abordado.
Criar uma hashtag específica para sua empresa serve para fortalecer sua marca.
Essa é uma exceção em relação ao que dissemos anteriormente, sobre não se utilizar de hashtags com 0 publicações.
Isso porque, a ideia aqui é justamente começar uma estratégia de uso das hashtags no marketing digital para destacar e diferenciar o seu negócio, tendo como base o seu nicho e o seu conteúdo.
Isso fará sua marca ter uma identidade reforçada frente ao público, e aumentará a possibilidade de associações de outros termos com o seu negócio.
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Como vimos, saber como trabalhar as hashtags no marketing digital em prol do seu negócio pode ser muito benéfico e não tem muito mistério.
Conhecer o perfil da sua persona, sobretudo o perfil de seu público nas redes sociais é importante para estabelecer coerência e assertividade na utilização das hashtags no marketing digital.
E por falar em coerência, é primordial utilizar as hashtags conforme o que foi abordado em cada publicação, para que assim a indexação dos termos utilizados ocorra da forma correta, gerando uma melhor experiência ao usuário da rede social.
Entre outras dicas gerais que podemos utilizar para o uso adequado das hashtags no marketing digital são:
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Sabemos como trabalhar as hashtags no marketing digital, em publicações de redes sociais de empresas dos mais variados nichos.
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