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Análise preditiva: saiba o que é como usar no marketing digital

Quem trabalha com marketing digital e deseja traçar estratégias que sejam à prova de surpresas ou quer planejar o futuro da sua empresa com base em dados anteriores, deve usar a análise preditiva no seu dia a dia.

 

A análise preditiva em marketing digital, resumidamente é: fazer uso de algoritmos e estatísticas para prever o futuro ou traçar estratégias que sejam infalíveis.

 

Com os dados e algoritmos em mãos, é possível prever os cenários que podem vir ou não a se concretizar, além de conseguir ter um plano B ou C para cada situação.

 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esta parte muito importante do marketing digital, continue a leitura deste artigo sobre a análise preditiva.

 

 

O que é análise preditiva?

 

A ideia inicial da análise preditiva é analisar os dados, traçar estratégias e conhecer mais profundamente o seu negócio e também analisar a concorrência.

 

Através da junção e análise destes dados, é possível perceber tendências que se formam, além de encontrar possíveis pontos onde seu plano de negócio está sendo falho e mudá-lo.

 

Dificilmente um negócio sem planejamento vai deslanchar, e  contar com a sorte não é uma boa saída dentro do mundo digital.

 

Ela pode até funcionar uma vez ou outra, afinal, é a sorte e ela pode lhe sorrir de vez em quando.

 

Mas no dia a dia, o que conta é o planejamento e as táticas desenvolvidas e aplicadas da maneira correta. Para isso, existe a análise preditiva.

 

De certo modo, a análise preditiva funciona como uma forma de “visualizar o futuro”.

 

Não com magias ou bolas de cristal, como nos filmes, mas de forma mais concreta, através dos dados. Esta técnica consiste em usar os dados passados para formular o futuro.

 

Não podemos esquecer que esta análise de dados não pode ser feita facilmente, de forma manual.

 

Nos dias atuais, isto seria praticamente impossível, visto a quantidade de informações e dados que produzimos diariamente.

 

Por isso, a análise preditiva no marketing digital conta com a tecnologia a seu favor.

 

A tecnologia utilizada nesta parte da estratégia de marketing inclui a mineração de dados, a inteligência artificial estatística e machine learning.

 

Estas ferramentas podem ser utilizadas tanto para realizar a análise de dados da sua empresa, quanto de seus clientes e concorrentes.

 

Quando se prevê o futuro ou nota tendências negativas, há como evitá-las.

 

 

Qual a importância da análise preditiva?

 

Com a competitividade cada vez mais em alta neste ramo, é preciso ter uma base sólida para tomar decisões, traçar estratégias e manter seus clientes e seu público fiel a sua marca e/ou serviço.

 

Deste modo, basear suas decisões em informações internas, de clientes ou da concorrência, é fundamental para que a empresa continue em alta.

 

A análise preditiva no marketing digital é fundamental para o sucesso de um negócio que tem a internet como base.

 

Com a análise correta das informações coletadas, a empresa conseguirá neutralizar erros, mapear oportunidades e o mais importante, sair na frente da concorrência.

 

Quando dizemos, que esta análise faz com que sua empresa esteja um passo à frente, quer dizer que, após analisar os dados disponíveis é possível notar oportunidades e atalhos que outras empresas podem não ter percebido.

 

Assim, chegando na frente e oferecendo o melhor aos seus clientes.

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Mas é importante ressaltar que, a análise preditiva não é garantia de sucesso.

 

O maior diferencial desta estratégia dentro do marketing digital é entender as tendências que se desenham e tentar visualizar possíveis cenários e desenvolver táticas para cada um deles.

 

Sendo assim, suas campanhas certamente serão melhores sucedidas, suas vendas aumentarão e sua empresa se tornará ainda mais relevante.

 

 

Como implementar a análise preditiva no seu negócio?

 

Neste ponto, você já está convencido da importância da análise preditiva para o sucesso do seu empreendimento, não é mesmo?

 

Agora entenda alguns passos para implantar esta estratégia na sua empresa de uma vez por todas.

 

Qual seu objetivo?

Para que sua análise seja bem-sucedida é preciso ter objetivos claros. Resumindo: Por que você quer realizar esta análise no marketing digital da sua empresa?

Para conhecer melhor a concorrência? Conhecer melhor o perfil dos seus clientes? Reduzir custos? Aumentar as vendas?

Defina seu objetivo!

 

Qual sua meta de análise?

Após definir seu objetivo, é preciso traduzi-lo em metas.

De acordo com o que você deseja analisar, um modelo preditivo diferente deve ser criado.

 

Colete os dados

É preciso ter cautela nesta etapa do processo, as fontes das quais você vai extrair seus dados são muito importantes.

A quantidade de dados, não está ligada à sua qualidade, por isso atente-se!

Pegue dados das redes sociais, bancos de dados, dados internos etc.

 

Deixe somente o necessário

É importante preparar seus dados para que a ferramenta escolhida consiga decifrá-los com mais facilidade durante a análise preditiva.

Classifique os dados por ordem de importância e não acumule informações irrelevantes.

Softwares são boas apostas para te ajudar neste trabalho.

 

Analise os dados

Após fazer a separação dos dados, é hora de começar a análise em si.

Conhecimentos em estatística e probabilidade são essenciais nesta etapa, e somente assim, será possível fazer a análise correta do conteúdo.

Os principais modelos de análise são:

  • análise univariada, quando cada variável é analisada de forma isolada antes de ser comparada com outras;
  • análise bivariada, conhecida por conectar duas variáveis;
  • análise multivariada, estabelece conexão entre duas ou mais variáveis;

 

Modelagem de dados

O modelo de análise preditiva é criado após a análise e a testagem dos dados coletados.

Dentro desta modelagem deve haver um padrão de estatísticas e técnicas matemáticas para processar os dados e entregar respostas rápidas às suas questões.

 

Monitoramento

Após confeccionar a sua modelagem, é preciso vê-la em ação e conferir sua eficácia.

É importante que de tempos em tempos seu modelo de análise preditiva em marketing digital seja revisado para conferir se ele está cumprindo suas funções.

 

Benefícios da análise preditiva

 

Para Concluirmos, confira agora os benefícios para o seu negócio:

  • Foco: após conseguir “prever” o que está por vir, é mais fácil manter o foco em metas em grupo ou individuais e atingir estes objetivos.
  • Conhecer melhor seus clientes: saber mais sobre os gostos e desejos de seus clientes é essencial para traçar estratégias. Sabendo o que seus clientes esperam de você e da sua empresa é possível causar mais impactos positivos.
  • Previsibilidade: ao realizar uma análise preditiva, você pode traçar planos para várias possibilidades futuras, evitando assim, surpresas desagradáveis.
  • Resultados favoráveis: colocando em prática todas as análises, dificilmente seus resultados não serão positivos.

 

Para quem trabalha ou deseja trabalhar com marketing digital, estar sempre um passo à frente e acompanhar as tendências deste mercado em constante evolução, é fundamental para o sucesso dos negócios.

A análise preditiva consegue colaborar para a montagem de táticas mais eficazes, possibilitando conhecer melhor seus clientes, concorrentes e tendências mercadológicas, e até economizar dinheiro.

Por isso, comece hoje mesmo a implementar estas estratégias no seu empreendimento.

 

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Com um time de especialistas, trabalhamos com ferramentas que nos permite a tomar melhores decisões em toda a nossa estratégia.

Fale agora mesmo com um especialista em Marketing Digital e entenda como podemos levar a sua empresa para outro nível.

Gustavo Buonacorso

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