Quem trabalha com marketing digital e deseja traçar estratégias que sejam à prova de surpresas ou quer planejar o futuro da sua empresa com base em dados anteriores, deve usar a análise preditiva no seu dia a dia.
A análise preditiva em marketing digital, resumidamente é: fazer uso de algoritmos e estatísticas para prever o futuro ou traçar estratégias que sejam infalíveis.
Com os dados e algoritmos em mãos, é possível prever os cenários que podem vir ou não a se concretizar, além de conseguir ter um plano B ou C para cada situação.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre esta parte muito importante do marketing digital, continue a leitura deste artigo sobre a análise preditiva.
A ideia inicial da análise preditiva é analisar os dados, traçar estratégias e conhecer mais profundamente o seu negócio e também analisar a concorrência.
Através da junção e análise destes dados, é possível perceber tendências que se formam, além de encontrar possíveis pontos onde seu plano de negócio está sendo falho e mudá-lo.
Dificilmente um negócio sem planejamento vai deslanchar, e contar com a sorte não é uma boa saída dentro do mundo digital.
Ela pode até funcionar uma vez ou outra, afinal, é a sorte e ela pode lhe sorrir de vez em quando.
Mas no dia a dia, o que conta é o planejamento e as táticas desenvolvidas e aplicadas da maneira correta. Para isso, existe a análise preditiva.
De certo modo, a análise preditiva funciona como uma forma de “visualizar o futuro”.
Não com magias ou bolas de cristal, como nos filmes, mas de forma mais concreta, através dos dados. Esta técnica consiste em usar os dados passados para formular o futuro.
Não podemos esquecer que esta análise de dados não pode ser feita facilmente, de forma manual.
Nos dias atuais, isto seria praticamente impossível, visto a quantidade de informações e dados que produzimos diariamente.
Por isso, a análise preditiva no marketing digital conta com a tecnologia a seu favor.
A tecnologia utilizada nesta parte da estratégia de marketing inclui a mineração de dados, a inteligência artificial estatística e machine learning.
Estas ferramentas podem ser utilizadas tanto para realizar a análise de dados da sua empresa, quanto de seus clientes e concorrentes.
Quando se prevê o futuro ou nota tendências negativas, há como evitá-las.
Com a competitividade cada vez mais em alta neste ramo, é preciso ter uma base sólida para tomar decisões, traçar estratégias e manter seus clientes e seu público fiel a sua marca e/ou serviço.
Deste modo, basear suas decisões em informações internas, de clientes ou da concorrência, é fundamental para que a empresa continue em alta.
A análise preditiva no marketing digital é fundamental para o sucesso de um negócio que tem a internet como base.
Com a análise correta das informações coletadas, a empresa conseguirá neutralizar erros, mapear oportunidades e o mais importante, sair na frente da concorrência.
Quando dizemos, que esta análise faz com que sua empresa esteja um passo à frente, quer dizer que, após analisar os dados disponíveis é possível notar oportunidades e atalhos que outras empresas podem não ter percebido.
Assim, chegando na frente e oferecendo o melhor aos seus clientes.
Mas é importante ressaltar que, a análise preditiva não é garantia de sucesso.
O maior diferencial desta estratégia dentro do marketing digital é entender as tendências que se desenham e tentar visualizar possíveis cenários e desenvolver táticas para cada um deles.
Sendo assim, suas campanhas certamente serão melhores sucedidas, suas vendas aumentarão e sua empresa se tornará ainda mais relevante.
Neste ponto, você já está convencido da importância da análise preditiva para o sucesso do seu empreendimento, não é mesmo?
Agora entenda alguns passos para implantar esta estratégia na sua empresa de uma vez por todas.
Para que sua análise seja bem-sucedida é preciso ter objetivos claros. Resumindo: Por que você quer realizar esta análise no marketing digital da sua empresa?
Para conhecer melhor a concorrência? Conhecer melhor o perfil dos seus clientes? Reduzir custos? Aumentar as vendas?
Defina seu objetivo!
Após definir seu objetivo, é preciso traduzi-lo em metas.
De acordo com o que você deseja analisar, um modelo preditivo diferente deve ser criado.
É preciso ter cautela nesta etapa do processo, as fontes das quais você vai extrair seus dados são muito importantes.
A quantidade de dados, não está ligada à sua qualidade, por isso atente-se!
Pegue dados das redes sociais, bancos de dados, dados internos etc.
É importante preparar seus dados para que a ferramenta escolhida consiga decifrá-los com mais facilidade durante a análise preditiva.
Classifique os dados por ordem de importância e não acumule informações irrelevantes.
Softwares são boas apostas para te ajudar neste trabalho.
Após fazer a separação dos dados, é hora de começar a análise em si.
Conhecimentos em estatística e probabilidade são essenciais nesta etapa, e somente assim, será possível fazer a análise correta do conteúdo.
Os principais modelos de análise são:
O modelo de análise preditiva é criado após a análise e a testagem dos dados coletados.
Dentro desta modelagem deve haver um padrão de estatísticas e técnicas matemáticas para processar os dados e entregar respostas rápidas às suas questões.
Após confeccionar a sua modelagem, é preciso vê-la em ação e conferir sua eficácia.
É importante que de tempos em tempos seu modelo de análise preditiva em marketing digital seja revisado para conferir se ele está cumprindo suas funções.
Para Concluirmos, confira agora os benefícios para o seu negócio:
Para quem trabalha ou deseja trabalhar com marketing digital, estar sempre um passo à frente e acompanhar as tendências deste mercado em constante evolução, é fundamental para o sucesso dos negócios.
A análise preditiva consegue colaborar para a montagem de táticas mais eficazes, possibilitando conhecer melhor seus clientes, concorrentes e tendências mercadológicas, e até economizar dinheiro.
Por isso, comece hoje mesmo a implementar estas estratégias no seu empreendimento.
A Agência Next4 possui experiência de +16 anos no mercado de Criação de Sites e Marketing Digital.
Com um time de especialistas, trabalhamos com ferramentas que nos permite a tomar melhores decisões em toda a nossa estratégia.
Fale agora mesmo com um especialista em Marketing Digital e entenda como podemos levar a sua empresa para outro nível.
Passo a Passo de Como Montar uma Loja Virtual: entrar no comércio eletrônico é uma excelente maneira de expandir um…
O Impacto de uma Gestão de Tráfego Eficiente: na era digital, onde o tráfego online se tornou o coração pulsante…
Bem-vindo ao fascinante mundo do desenvolvimento web, onde a harmonia entre elementos cruciais pode determinar o sucesso ou fracasso de…
Redes Sociais: No mundo acelerado das redes sociais, onde cada clique pode ser o início de uma nova parceria comercial,…
Agências de Tráfego Pago: Neste mundo digital em constante evolução, a habilidade de atrair o público certo para o seu…
Criação de sites responsivos: Nos dias de hoje, a "criação de sites" evoluiu significativamente, tornando-se fundamental adotar abordagens que garantam…
This website uses cookies.