Análise da concorrência: Tudo o que você precisa saber

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Como analisar a concorrência
  • 3 pontos principais para analisar na concorrência
  • 3 ferramentas para analisar sites
  • A importância de analisar a concorrência
  • A importância de analisar os resultados

Conhecer os concorrentes é algo vital, seja para quem já está com os negócios consolidados ou para quem está começando.

Nesse sentido, a análise da concorrência surge como uma das melhores práticas para acompanhar de perto tudo o que está sendo feito.

É importante ter em mente que o estudo dos concorrentes é algo que vai muito além e envolve muito mais coisas do que acompanhar as mídias sociais de uma marca para saber se ela está fazendo promoções ou vendendo mais barato.

Como fazer a análise da concorrência?

Para fazer uma melhor análise da concorrência e assim traçar um plano de marketing mais eficiente é preciso observar fatores internos e externos, de forma que seja possível verificar quais são os pontos fortes e fracos.

Mas, como avaliar esses aspectos na concorrência? A solução é mais simples do que se imagina: é preciso comparar.

Por exemplo, há pontos facilmente acessíveis e muito práticos de serem analisados como os preços, formas de divulgação, qualidade e modelo de atendimento, produtos mais vendidos e etc.

É interessante observar que no estudo da concorrência o usuário/cliente deve ser sempre o ponto base.

Ou seja, é preciso estar atento ao seu comportamento, suas necessidades e o que ele quer.

O que analisar na concorrência?

Como apontado no tópico anterior, alguns pontos são muito bons para avaliação. Veja o que considerar em cada um deles:

Produtos

Saber quais são as empresas e marcas que estão trabalhando com o mesmo tipo de produto ou similares.

É preciso ter atenção uma vez que até mesmo marcas que não vendem a mesma coisa podem oferecer algo que possa substituir o produto.

Vantagens e preços

Ao analisar a concorrência os preços e as vantagens que ela oferece é um ponto sensível.

Nem sempre é possível fazer igual ou melhor, por isso é necessário descobrir o que o outro competidor faz: relação com fornecedores, tamanho da empresa, qualidade dos produtos e etc. O ponto chave é encontrar o equilíbrio.

Consumidor

O consumidor é uma das melhores fontes de informação sobre a concorrência. Vale a pena tentar descobrir o que ele pensa tanto do concorrente quanto de sua própria marca.

Uma dica legal é usar a internet para isso, por exemplo, muitos negócios participam de sites de avaliação, basta ir lá conferir. Ou seja, nem é preciso perguntar ao cliente, pois ele já deu a resposta por conta própria.

Related Post

Quais ferramentas são usadas para analisar sites?

Há uma infinidade de ferramentas disponíveis que são muito úteis para a análise de sites da concorrência.

A maioria oferece opções gratuitas e versões de teste, dessa forma é possível identificar aquela que se encaixa perfeitamente à proposta.

Google Trends

Ferramenta simples e intuitiva. Oferece uma série de gráficos que permitem avaliar pontos importantes como palavra-chave e termos mais buscados.

Também é possível limitar as pesquisas de acordo com o idioma ou a região. É muito eficiente para a geração de dados sobre o comportamento do consumidor e sua relação com os concorrentes.

Similartech

Essa ferramenta de análise ajuda a encontrar sites e publishers que estão fazendo uso de determinados recursos da web.

Muito indicada para quem precisa avaliar a necessidade de comprar tráfego para o site e encontrar os publishers mais importantes do nicho para contar com a ajuda deles ou saber se a concorrência está com eles.

SEMRush

SEMRush é uma das mais conhecidas ferramentas para avaliar sites. Por meio de análise de uma série de pontos é possível mensurar dados sobre marcas e empresas no Google.

Além disso, usando estimativas ela permite uma boa análise do comportamento da concorrência mostrando até mesmo quais palavras-chave ela tem usado em seus links patrocinados.

Qual a importância de analisar a concorrência?

A análise da concorrência para o desenvolvimento de um plano de marketing para o negócio tem uma importância significativa e um peso muito grande no conjunto geral, pois por meio dela é possível ter acesso a dados relevantes e saber se o que está sendo feito está correto ou precisa ser mudado.

Em outras palavras, é um recurso que impulsiona o crescimento, torna a tomada de decisões mais eficiente e permite que mais espaço seja conquistado.

Por que analisar os resultados?

Ao analisar os resultados obtidos é possível entender não somente a concorrência, mas também como o mercado funciona com uma visão mais ampla.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil saber qual direção deve ser seguida ou, ainda, em quais áreas mais investimentos devem ser feitos.

Tudo isso permite o aumento de performance e o aprimoramento de estratégias que são fatores essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

Por fim, é importante sempre ter em mente que a análise da concorrência é uma prática comum e muito recomendada, mas desde que tudo seja feito dentro da ética, sem prejuízos para o outro e sem deslealdade.

Saiba como fazemos isso, e como podemos ajudar sua empresa aqui.

admin

Recent Posts

Como Montar uma Loja Virtual: 05 Etapas e Passo a Passo

Passo a Passo de Como Montar uma Loja Virtual: entrar no comércio eletrônico é uma excelente maneira de expandir um…

5 dias ago

Por Que Contratar uma Agência de Gestão de Tráfego Pode Transformar Seu Negócio Online?

O Impacto de uma Gestão de Tráfego Eficiente: na era digital, onde o tráfego online se tornou o coração pulsante…

6 dias ago

Os 04 Desafios do Desenvolvimento Web: Encontrando Harmonia entre SEO, Layout, Conteúdo e Funcionalidade

Bem-vindo ao fascinante mundo do desenvolvimento web, onde a harmonia entre elementos cruciais pode determinar o sucesso ou fracasso de…

2 semanas ago

Redes Sociais para B2B: 10 Motivos para Reavaliar sua Estratégia e Potencializar os Resultados Agora

Redes Sociais: No mundo acelerado das redes sociais, onde cada clique pode ser o início de uma nova parceria comercial,…

2 semanas ago

5 Razões Impressionantes para Escolher Agências de Tráfego Pago em Vez de Internalizar

Agências de Tráfego Pago: Neste mundo digital em constante evolução, a habilidade de atrair o público certo para o seu…

2 semanas ago

Os Fundamentos do Design Responsivo em 2024: Introdução para Criação de Sites responsivos

Criação de sites responsivos: Nos dias de hoje, a "criação de sites" evoluiu significativamente, tornando-se fundamental adotar abordagens que garantam…

3 semanas ago

This website uses cookies.