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Como utilizar a inteligência artificial para aumentar as vendas

Inteligência Artificial (AI): Em meio à era de mudanças, há uma coisa que ainda podemos ter certeza: todas essas melhorias como a otimização na produção e simplificação dos processos e as que ainda estão por vir foram graças à adaptação da tecnologia para os mais variados meios.

 

A tecnologia já melhorou a qualidade de vida das pessoas, assim como otimizou processos e gerou mais simplicidade no gerenciamento das empresas!

 

Hoje em dia, uma indústria que produz etiquetas personalizadas, por exemplo, é capaz de produzir grandes quantidades, com o produto final possuindo ainda mais qualidade e a entrega sendo feita em um prazo adequado.

 

E uma das grandes responsáveis por todas essas mudanças é a Inteligência artificial. Além de todos os benefícios citados acima. Você sabia que é possível usar essa ferramenta tecnológica para potencializar ainda mais suas vendas?

 

Se a resposta for não, chegou ao lugar certo, pois está perdendo muitas oportunidades no mercado! Com a transformação digital, a inteligência artificial (IA) está em alta nas empresas devido à praticidade e eficiência nos processos de vendas.

 

A ferramenta tecnológica é caracterizada por automatizar processos, ou seja, se você vende argamassa baritada, é possível automatizar o trabalho que seria realizado por um vendedor.

 

Isso não significa que substitui o trabalho do ser humano no momento, mas que garante otimização de tempo que seria utilizado por determinado colaborador. Afinal, em alguns casos é necessário a interferência do ser humano para solucionar o problema a longo prazo.

 

Por isso, investir nessa tecnologia é uma grande oportunidade para gerar leads, captar clientes, além de garantir a satisfação dos clientes.

 

Grandes empresas como Microsoft, Google e até mesmo algumas startups já estão investindo na inteligência artificial como meio para alavancar a sua lucratividade.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te mostrar como utilizar a inteligência artificial a favor do seu negócio para potencializar as vendas. Quer saber mais? Continue lendo e fique por dentro de tudo! Vamos lá?

 

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1. Definir o preço do produto para o mercado pela Inteligência Artificial

O avanço da tecnologia proporcionou uma grande vantagem para o comércio. É possível utilizar a inteligência artificial para definir o valor do seu produto, ou seja, informar o desconto máximo é adequado caso seja solicitado pelo consumidor.

 

Isso permite evitar impactos negativos na organização além de proporcionar aumentar as vendas e, consequentemente, agregar para um lucro empresarial.

 

Essa tecnologia também pode ser aplicada em outros segmentos, como para contratações de serviços, por exemplo. A inteligência artificial tem alta precisão para analisar diferentes características como, região, setor do cliente, tamanho da organização e ainda as transações anteriores. 

 

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2. Analisar o desempenho da organização através da AI

A inteligência artificial também permite o desenvolvimento de mecanismos e dispositivos que realizam uma série de tarefas e atividades, tudo isso sem a necessidade de intervenção humana.

 

Já imaginou contar com a tecnologia para analisar todas as receitas dos vendedores do seu negócio?

 

Pois bem! Com a inteligência artificial isso é possível, logo, permite ao gestor analisar e saber o desempenho dos colaboradores, qual a porcentagem de metas, o que falta para ser alcançado.

 

Sendo assim, seus resultados se tornam mais assertivos, podendo contribuir no momento de promover, oferecer feedbacks positivos e negativos e, até mesmo, desligar um colaborador, tudo baseado em dados.

 

Isso é indispensável, pois é fundamental saber o desempenho de vendas para que a organização analise as melhorias para bater a meta geral. 

 

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3. Saber as previsões de vendas com a inteligência artificial integrada

Outra vantagem para utilizar a inteligência artificial é saber sobre a previsão de vendas no seu negócio. Por isso, a inteligência artificial também concede a geração, armazenamento e gerenciamento de dados diversos. Os algoritmos de IA têm a capacidade de prever as vendas em números. 

 

Em uma empresa de desengraxante biodegradável, por exemplo, é possível usar a tecnologia e prever o número de contratações dos serviços em determinado período.

 

Além do mais, com ela, uma empresa pode saber de novas tendências, e até mesmo ficar por dentro sobre o comportamento do seu público, entre outros.

 

Afinal, qualquer gestor gostaria de obter previsões exatas para realizar melhor controle e planejamento, não é mesmo?

 

Isso, sem dúvida, contribuirá para um melhor desempenho nas vendas e sucesso organizacional graças ao uso da inteligência artificial, proporcionada pela transformação digital.

 

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4. Inteligência Artificial com Chatbot

Muito provavelmente você já tenha ouvido falar nessa ferramenta, que solicita respostas automáticas em uma conversa no chat de um site.

 

Aplicar essa tecnologia da inteligência artificial no seu negócio vai otimizar o tempo de resposta e garantir a satisfação para o consumidor.

 

Ele traz diversos diferenciais competitivos, desde a otimização do relacionamento com leads (potenciais clientes) e clientes, até o maior posicionamento no mercado e aumentando as chances de vendas!

 

Embora pareça não ser determinante, um atendimento rápido e eficaz, permite que o cliente decida comprar de você devido a sanar suas dúvidas e solucionar problemas. 

 

Além disso, também é possível disponibilizar a venda através do Chatbot e garantir ainda mais o aumento de vendas, pois o consumidor pode comprar em qualquer momento, mesmo se não estiver em horário de funcionamento no seu estabelecimento.

 

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Agora que você já sabe como é possível utilizar a inteligência artificial para aumentar as suas vendas, o que acha de investir nessa ideia inovadora e se destacar? Gostou do post? Conte para gente!

 

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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