banner hooks

Hooks: para que servem afinal?

Hooks: Quando falamos em Hooks não tem como não falar de WordPress, pois é o CMS que melhor utiliza este recurso, porém existem outros CMSs que também trabalham de forma parecida assim como Drupal.

 

Para falarmos sobre hooks necessariamente precisamos falar sobre o WordPress, pois podemos dizer com segurança que o sistema de hooks do WordPress é a “galinha dos ovos de ouro”, pois foi um dos meios que o deixou tão popular.

 

Mas afinal o que é mesmo Hook para um CMS?

 

Como o nome já diz hook em inglês significa gancho, e literalmente é o que ele é. Sim, exatamente isso, ou seja, se queremos introduzir uma instrução em código no WordPress precisaremos de um gancho para o alvo.

 

De maneira mais clara pense no WordPress como um varal de roupas onde os ganchos são os prendedores e as roupas suas customizações de código, quanto mais roupas tiver mais ganchos “prendedores” precisará.

 

Abordando com mais profundidade toda vez que quero modificar algo estrutural no WordPress como logins, URLs, carregamento, redirecionamento, mensagem de erros, etc… no WordPress preciso usar um gancho para tal ação.

 

E isso é a magia que faz o WordPress ser tão surpreendentemente fascinante e prático, pois com este recurso podemos criar extensões de forma muito rápida e eficaz, pois o WordPress possui realmente um hook para tudo. Desde estrutura de URLs até a forma de carregar e exibir o tema.

 

E justamente por conta desta facilidade de criar hooks e com isso criar plugins temos uma infinidade de extensões que fazer do WordPress não mais um CMS para blog e sim aquilo que você quer que ele seja. Um site, uma landing page, um portal ou até mesmo um webservice!

 

É por isso que ele é tão famoso, pois não contente em usar uma infinidade de extensões você pode criar como desenvolvedor suas próprias soluções.

 

 

Um exemplo prático vamos dizer que você queira redirecionar o login quando um gerente logar. Em outros sistemas você teria uma dor de cabeça para implementar, e existem sistemas que você diria:

 

“esquece, aqui não dá para fazer isso”, porém no WordPress temos um hook para esta necessidade chamado “login_redirect”, ao chamarmos esta função podemos incrementar informações nela como identificar que quem está logando é um gerente e determinar uma página alvo para ele:

next4-hooks

 

Esta instrução se encarrega somente em redirecionar a página ou seja usando o hook login_redirect posso controlar este processo de forma que atenda a minha necessidade.

 

Obviamente que nem tudo são flores, esta abordagem do WordPress que para um bom programador pode ser uma mão na roda, vale lembrar que neste mercado temos muitas pessoas inexperientes, e que podem criar recursos que geram erros prejudicam o funcionamento do sistema ou até mesmo se colocam em posição de invasão.

 

Justamente por conta disso que muitas pessoas tem medo de usar WordPress, por dizerem que está sujeito a invasão, porém vale lembrar que todo sistema que tenha uma certa fama corre o mesmo risco.

 

 

Soluções Agência Next4

 

O ideal para ter um sistema mais seguro é evitar usar extensões que não sabemos sua procedência ou não sabemos se foi uma empresa séria que desenvolveu.

 

Para melhor performance e qualidade, tente usar poucas extensões e sempre priorizar em código proprietário, ou seja, feito pela sua própria equipe, isso evitaria uma boa parte de ataques que sites WordPress sofrem

 

Manter sempre atualizado todas as extensões, vale lembrar que menos é mais, tendo menos extensão a dor de cabeça é menor.

 

 

Conclusão sobre Hooks

 

Talvez você está se perguntando: “Legal, porém não tenho quem possa fazer uma extensão para o meu projeto” ou até mesmo se questiona: “Meu site está lotado de extensões e agora como resolver isso?”

Entre em contato com nossa equipe, e irá se surpreender com as soluções que temos para você!

 

Sobre a Agência Next4

 

Desenvolvemos e criamos projetos e sistemas web sob medida para empresas que possuem necessidades específicas dentro da programação.

 

Com mais de 16 anos de experiência no mercado, a Next4 possui profissionais qualificados para criação e desenvolvimento de projetos únicos, focados em suas necessidades e visando sempre as melhores práticas do mercado.

 

Fale com um especialista agora mesmo clicando aqui.

 

#react hooks #c-hooks #red hooks #hooks react #hooks meaning #hooks Wordpres #php

Hooks, hooks example, wordpress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *