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Featured Snippet: o que é a posição zero do Google e como conquistá-la

Featured Snippet: o que é a posição zero do Google e como conquistá-la

Ocupar as primeiras posições nos resultados de busca do Google é algo que várias marcas e profissionais que atuam com marketing de conteúdo desejam. Com o Featured Snippet, o desejo agora é de alcançar a posição zero.

 

Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para conquistar otimização dos conteúdos e torná-los mais adequados para receber o ranqueamento e considerações do buscador.

 

Isto posto, entender o conceito de featured Snippet é o modo de compreender o impacto dessa posição e sua importância para a marca, bem como quais técnicas podem ser implementadas para deixar o seu site na posição zero e ter mais destaque nos resultados de pesquisa.

 

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O que é Featured Snippet?

 

O Featured Snippet é um recurso recentemente incorporado pelo Google e consiste em exibir caixas de respostas no topo da página, de modo simples, objetivo e até antes dos tradicionais resultados de busca.

 

O foco é que os usuários tenham acesso às respostas que procuram sem precisar clicar em links, tendo um resumo do tópico abordado. Contudo, ao sanar a dúvida, o intuito é que o usuário queira clicar para saber mais sobre o assunto, já confiando naquela página.

 

Deste modo, a ideia principal do Featured Snippet é responder às pesquisas sem a abertura de páginas, fazendo com que o buscador consiga otimizar a experiência de quem está realizando a busca.

 

Conquistar as primeiras posições nos resultados de pesquisa, apesar de ser muito importante, já não é a grande obsessão das empresas. Afinal, a posição zero tem sido o grande objetivo, graças aos resultados que proporciona.

 

Os snippets do Google podem ser obtidos através de informações produzidas pelos sites de modo orgânico.

 

Sendo assim, é possível que a sua página conquiste a posição zero do buscador, sem a necessidade de investimentos, também alcançando um tráfego mais qualificado.

 

Como conquistar a posição zero do Google?

 

Alcançar a posição zero é algo que ajuda muito no ranqueamento e no tráfego gerado para o site, possibilitando que a página fique em destaque, acima de outros sites, tendo um trecho de conteúdo bem posicionado e atraindo a atenção/confiança dos usuários.

 

Não existe uma única fórmula para conquistar a posição zero do Google, mas dedicar tempo para a produção de conteúdo que ofereça respostas qualificadas e objetivas sobre os temas com o qual atua e criar tutoriais (formato que pode ajudar muito os usuários) são opções cruciais nesse processo.

 

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A criação de conteúdo aliada às estratégias de inbound marketing podem garantir ótimos resultados e o alcance do Featured Snippets no futuro, além de transformar a marca em autoridade na área de atuação.

 

Na posição zero, o Google geralmente exibe tabelas, receitas, definições detalhadas, tutoriais, entre outros formatos mais simples e diretos, facilitando a compreensão dos usuários sem comprometer a entrega do conteúdo.

 

Tipos de Featured Snippets

 

Os Featured Snippets são classificados pela sua forma de exibição. Sendo assim, entender melhor como cada um funciona é o modo de obter bons resultados e adequar as estratégias aplicadas.

 

Na prática, eles podem ser divididos em parágrafos, tabelas ou listas, conforme descrito a seguir:

Parágrafos

Os parágrafos formam a maioria dos Featured Snippets. A ideia dos parágrafos é pinçar alguns trechos específicos de uma página bem classificada e exibi-los de modo destacado, antes das sugestões de links, contribuindo com a contextualização sobre um determinado tema.

Listas

As listas são formadas por trechos dos sites que respondem objetivamente às perguntas dos usuários que demandam um tipo de ranqueamento.

 

Os tutoriais com o passo a passo podem se encaixar nesta categoria.

Tabelas e quadros

Há os Featured Snippets com formatos de quadros e tabelas, exibindo informações de forma mais estruturada, principalmente relacionado a dados.

 

Estes costumam aparecer em pesquisas de produtos e alguns mostram até os preços dos itens.

 

Benefícios de ter um site como Featured Snippet no Google

 

Após conhecer o conceito, muitos empreendedores podem se questionar quais as reais vantagens de ter o seu site em destaque nos resultados de busca.

 

Por isso, é importante destacar os impactos que essa estratégia pode agregar.

 

Os buscadores estão sempre inovando as regras por conta dos algoritmos e visando reter os usuários no canal de pesquisa e proporcionar a melhor experiência – bem como uma resposta mais rápida – aos usuários.

 

Para incluir a posição zero e essa mudança, algumas otimizações são necessárias, visando direcionar um conteúdo ainda mais qualificado de forma destacada. Contudo, isso pode influenciar no ranqueamento geral da página (até pela possibilidade de uma página aparecer mais de uma vez).

 

Ter o seu site em Snippet significa que a sua página é autoridade no assunto e transmite credibilidade aos usuários e ao buscador.

 

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Com isso, o recurso permite que o seu site alcance ganhos positivos, afinal, o Snippet é uma posição de destaque, geralmente no topo da página, possibilitando que mais pessoas vejam o seu site e o material de qualidade.

 

Essa ação ainda indica que a sua página respondeu à pergunta do usuário conforme as buscas melhor que outros sites, ainda que a sua página não seja a mais otimizada, ou mesmo que apresenta ambas as características.

 

Quando a pessoa clica no seu site para mais informações, isso pode ajudar muito a aumentar o tráfego orgânico e, consequentemente, o potencial de venda.

 

Sites de pequeno e médio porte que produzem conteúdos, por exemplo, tem nessa opção uma excelente maneira de competir com grandes sites.

 

Desta maneira, o Snippet precisa se tornar uma prioridade para os empreendedores que desejam ter sucesso.

 

Portanto, apostar no poder do Featured Snippet e em conteúdo de valor é uma maneira de melhorar o ranqueamento do site e ter mais visibilidade.

 

Sobre a Agência Next4

Somos uma empresa que nasceu em 2005 no ambiente digital. Com mais de 17 anos de experiência, atuamos nos pilares de desenvolvimento web (Criação – código) e Marketing Digital (estratégias) com um time especializado em performance.

 

O pilar de SEO (posicionamento orgânico) no Google é um norte estratégico que seguimos fielmente. A importância da sua empresa aparecer bem posicionada nos resultados de pesquisa é vital para que ela seja referência em seu mercado e gere demanda ativa para a sua área comercial.

 

O processo de atração de visitantes qualificados através de boas palavras-chave posicionadas no modelo orgânico (diferentemente do patrocinado – ADS), deve ser planejado para o médio e longo prazo dentro de uma boa estratégia de marketing digital.

 

Os resultados são percebidos através do mapeamento de conversões vindas desse canal e a mensuração do impacto comercial dentro da sua empresa.

 

Quantos acessos orgânicos as principais palavras-chave da sua empresa tem gerado para o seu site? O que acha de passar 24h por dia em uma posição onde seu público-alvo visualize a sua marca constantemente? Invrível não é mesmo?

 

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