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Entenda seu público e otimize a experiência do usuário

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Você sabia que é indispensável entender sobre a experiência do usuário nas plataformas digitais do seu negócio! Por que isso, investir em estratégias digitais é um grande passo para começar a entender melhor seu público e, com isso, otimizar a experiência de cada usuário.

Você já ouviu falar nesse conceito? Ainda não? Fique tranquilo que está no lugar certo. Conhecido também como Design UX ou apenas UX na área de marketing digital, esse conceito nunca foi tão difundido quanto está sendo atualmente, por isso é fundamental que você compreenda todos os seus processos.

A sigla UX é uma abreviação da palavra inglesa “User Experience” a qual é traduzida para o português como experiência do usuário. Essa área do marketing digital e do design trata questões de usabilidade, fluxo e a maneira de pensar do seu público no mundo online, além dos seus interesses, é claro.

Portanto, continue lendo este artigo e veja 3 dicas sobre como otimizar e, consequentemente, melhorar a experiência online do usuário do site do seu negócio. E, com isso, aumente suas vendas alcançando o tão esperado sucesso!

Entenda melhor o conceito de experiência do usuário

Você com certeza já sabe que os consumidores passam cada vez mais tempo no ambiente digital. Mas, você tem em mente o que isso significa? Em primeiro lugar é que eles querem mais comodidade e praticidade e, para isso, buscam formas simples e agradáveis de executar suas tarefas diárias e procurar produtos e serviços de seus interesses.

No entanto, é válido ressaltar que nem todos os usuários são iguais e se interessam pelas mesmas coisas. Muito pelo contrário! Cada consumidor tem um perfil diferente e você precisa conhecer cada perfil a fim de oferecer os produtos, serviços e conteúdos corretos.

Sendo assim, pensar na experiência do usuário é antecipar a maneira que as pessoas vão acessar a sua empresa no ambiente digital, seja em sites ou em mídias sociais. Não adianta pensar naquilo que é melhor para você ou para seus funcionários, por exemplo. É sempre o usuário quem vai ditar como encontrar as informações que deseja.

Nem sempre vai ser fácil conhecer e entender seu público, mas é fundamental para ter o sucesso esperado. O ambiente online não pode mais ser deixado de lado pela sua empresa.

Além de fidelizar os clientes já existentes, você encontrará muitos clientes em potencial a partir dessas estratégias digitais! O sucesso está muito mais perto do que você imagina. É só investir em marketing digital e otimizar a experiência do usuário.

3 dicas de como otimizar a experiência do usuário

Agora que você já sabe o que significa a experiência do usuário e os motivos pelos quais é importante investir nesse conceito, confira 3 dicas de como otimizar a experiência do usuário no ambiente digital de sua empresa.

1        Quem é seu público?

O primeiro passo a ser dado é conhecer bem o seu público. Só assim você vai conseguir entender a forma que o usuário pensa, o que ele gosta e saber quem realmente se interessa pelo seu site, blog, aplicativo, entre outros.
Com isso, você pode criar personas, as quais devem ser parecidas com seu público, a fim de fazer conteúdos e oferecer produtos e serviços que atinjam esse público chave. Descreva detalhadamente as ideias e foque nas informações pessoais!

2       Pense no design

Depois de conhecer muito bem o seu público é necessário pensar um pouco na estética, no design. Isso porque a primeira impressão do template do seu site, por exemplo, é levada muito em conta pelos usuários. É como entrar em uma loja pela primeira vez. Você não gostaria de encontrar um ambiente bagunçado e poluído, não é mesmo?

Pois bem, então não deve fazer isso com o design do seu site. Se os seus usuários forem mais minimalistas, não deixe de investir em um site mais limpo. Caso contrário, opte por não colocar muitas informações em uma mesma página, por exemplo, para que nada fique confuso!

3       Usabilidade: entenda esse termo

A fim de complementar a estética você deve pensar na usabilidade do site. Mas, afinal, o que é isso? Usabilidade é deixar o site funcional e não apenas bonito e agradável.  É um termo que define com que facilidade e eficiência os usuários conseguirão navegar pelo site ou aplicativo.

Quanto melhor for a usabilidade, mais chances seu negócio tem de crescer. Isso porque o usuário ficará satisfeito com a experiência e levará em conta o fato de ter encontrado praticidade ao navegar pelo site da sua empresa.

A produção de conteúdo e a hierarquia das informações também são fatores que devem ser pensados posteriormente. Tudo, é claro, com base nas personas que você criou pensando em seus usuários.

Não se esqueça de que você pode contar com a Next4 para criar seu site e otimizar a experiência do usuário de maneira profissional. Invista em marketing digital e esteja sempre um passo a frente!

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Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.