Skip to main content
Cross-selling e up-selling: coloque essas técnicas de vendas em prática

Cross-selling e up-selling: coloque essas técnicas de vendas em prática

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • Introdução ao cross-selling e up-selling
  • O que é cross-selling?
  • O que éup-selling?
  • Como usar cross-selling e up-selling
  • Como essas técnicas melhoram as vendas do seu negócio

Técnicas usadas para melhorar as vendas de negócios físicos e virtuais, se você nunca ouviu falar em cross-selling e up-selling este é o conteúdo certo para você. Independentemente do tamanho da sua empresa, é claro que um de seus objetivos é melhorar os resultados, não é? Assim como o marketing digital, essas são técnicas que podem te ajudar!

Mas, como vender mais em um momento de mercado cuja concorrência está tão alta e acirrada? Como convencer o cliente a levar mais coisas melhorando assim o seu ticket médio e produtos por atendimento? Se assim como os demais empreendedores e empresários você tem feito essas perguntas, é hora de saber a resposta!

O cross-selling e o up-selling já são técnicas usadas em imponentes marcas, tais como a Amazon. Veja a seguir como utilizar essas estratégias para alavancar o seu negócio.

O que é cross-selling?

Primeiramente, vale definir o que é cross-selling. Com certeza você já viu essa estratégia sendo aplicada tanto no meio virtual, quando acessou o site de determinadas empresas, quanto em lojas, durante um simples bate-papo com o seu vendedor.

Cross-selling nada mais é do que a prática de oferecer para o cliente produtos e serviços que complementam aquilo que ele já tem ou está adquirindo naquele exato momento. Quer um exemplo?

Suponha que você está fazendo uma compra online e visualiza uma mensagem da empresa com os seguintes dizeres “os clientes que compraram (nome do produto que você está comprando) também adquiriram (indicações de outros produtos)”.

É claro que para ter resultados concretos é importante pensar bem em quais serão as indicações, afinal, elas precisam fazer sentido para que o cliente se sinta motivado a fazer mais essa compra. Procure, portanto, entender ainda mais as necessidades de seu público!

E up-selling?

Agora que você sabe o que é cross-selling, é importante entender a segunda técnica discutida nesse artigo, o up-selling. Como o próprio nome sugere, up-selling quer dizer “venda acima”, ou seja, quando você oferece um produto Premium no lugar daquilo que o cliente está pronto a comprar a fim de aumentar a venda!

Por exemplo, imagine que você tem uma loja que vende aparelhos celulares e que o seu cliente está cotando o valor de um galaxy 7 ou 8. Você, aplicando a técnica de up-selling, ao invés de simplesmente fazer a venda, apresenta para ele o modelo galaxy 9 mostrando quais são as vantagens de fazer a compra deste aparelho mais moderno.

Para que o up-selling dê realmente certo é indispensável saber o momento de oferecer esta opção Premium. Também é importante conduzir o cliente de modo que ele tome a decisão que mais favorece a estratégia da empresa que, neste momento, seria realizar esta venda.

Vale destacar que o up-selling pode acontecer de duas formas: Você pode indicar o outro produto ou pode indicar que investindo x reais a mais, o cliente comprará um produto melhor.

Como usar o cross-selling e o up-seling?

Depois de ver exemplos de cross e up-selling, vale a pena conferir três dicas rápidas sobre como usar essas técnicas dentro do seu empreendimento, seja ele de qual ramo, porte ou meio for. Confira:

1.      Seja simples

Objetividade e simplicidade devem ser as principais marcas na hora de por em prática o cross e o up-selling, especialmente o último para os negócios virtuais. O cliente precisa entender, rapidamente, o que está sendo oferecido, tem que ser algo simples, mas que chame a atenção.

2.      Crie combos de serviços e produtos

Outra dica importantíssima sobre como usar essas estratégias é criando combos que sejam atrativos para o seu cliente. As pessoas gostam de coisas semiprontas e práticas e é exatamente disso que trata esta criação. Pense no que compensa e atrai ao público.

3.      Mantenha sua equipe sempre treinada

Por fim, mas não menos importante, a última dica a ser dada é mantenha sempre sua equipe treinada e neste caso, especialmente, nos empreendimentos físicos, este é um fator determinante para o sucesso.

Como essas técnicas melhoram as vendas do seu negócio?

Agora que você sabe o que é cross-selling e up-selling é chegado o momento de aplicar estas técnicas em suas estratégias digitais. Para acertar em cheio, conte sempre com especialistas, afinal, na internet não existe muito espaço para erros, não é mesmo?

Para ter resultados realmente satisfatórios e condizentes com as metas estabelecidas é necessário investir com atenção na aplicação dessas técnicas, bem como de outras.

As estratégias de marketing digital são determinantes para o seu sucesso dos negócios hoje em dia. Aproveite para planejar como serão aplicadas as técnicas de cross-selling e up-selling com quem entende do assunto. Fale com a Next4 agora mesmo!