Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

A importância da sinergia entre Google AdWords e Google Analytics

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Para ter sucesso com Marketing Digital, é indispensável alinhar as ferramentas e os recursos do Google, pois estes são os principais responsáveis pelos bons resultados na internet.

Entre todos eles, o Google AdWords (Ads) e o Google Analytics com certeza são os que requerem maiores cuidados, uma vez que desenvolvem e aplicam importantes estratégias digitais. Além disso, estes recursos completos, quando bem trabalhados dentro da página e do negócio, podem conquistar excelentes resultados seja para atração, conversão ou vendas.

A fim de trabalhar melhor com Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo entre outras estratégias e metodologias, confira ao longo deste artigo detalhes sobre como alinhar o Google AdWords ao Analytics e explore o melhor dessas ferramentas usando-as lado a lado.

O que faz o Google AdWords e o que faz o Google Analytics?

Antes de falar sobre a importância de unir AdWords e Analytics é válido recordar sobre o que são essas ferramentas. Você já conhece esses recursos e sabe como usá-los?

Enquanto o Google AdWords preocupa-se com a organização dos links patrocinados na internet  e informa especificamente o valor de suas campanhas, o Google Analytics leva em conta dados mais profundos e precisos sobre quem está acessando sua página podendo indicar, por exemplo, qual o motivo de ter levado visitantes a saírem sem converter.

As duas ferramentas dispõem de várias formas de análise e mensuração e a partir delas é possível personalizar sua campanha e estratégia atingindo melhor os seus objetivos e metas.

Vale destacar que também é possível ranquear nos mecanismos de busca e agregar valor ao seu site a partir da junção de tais recursos uma vez que é possível acompanhar relatórios que são cada vez mais completos e cheios de informações úteis.

Como alinhar o Google AdWords com o Google Analytics?

As ferramentas do Google são imprescindíveis para qualquer empreendimento digital. Enquanto o AdWords é um completo serviço publicitário, o Analytics tem a missão de absorver informações que serão melhor trabalhadas pelo primeiro recurso.

Como você pode ver, é fácil entender a importância do alinhamento entre essas duas ferramentas, não é mesmo? Uma complementa a outra e quanto mais alinhadas e juntas, melhores serão as estratégias de Marketing Digital a serem aplicadas no empreendimento.

Entre as vantagens desse alinhamento está a possibilidade de ver os dados que representam o desempenho dos anúncios através de relatórios ainda mais completos e detalhados. As métricas do Analytics também podem ser importadas e os seus dados tendem a ser mais precisos e específicos a fim de facilitar os resultados.

Mesmo existindo pequenas discrepâncias entre os resultados dessas contas, é importante entender que para ter uma visão geral sobre o assunto, é imprescindível checar, tópico a tópico, como os dados podem refletir no desenvolvimento de sua página ou loja virtual.

A importância do Google AdWords com o Google Analytics

Como você pode ver até aqui, usar o Google AdWords de forma integrada com a conta do Analytics significa ter mais resultado graças a melhor observação da sua campanha e estratégia de Marketing Digital.

A partir dessa junção é possível ver, praticamente em tempo real, todos os resultados relacionados ao AdWords, sendo que essa é uma importante informação com que se trabalhar.

É possível ainda comparar o número de cliques e de visualizações da campanha, saber qual foi o caminho percorrido até a conversão, além de descobrir como os usuários estão pesquisando pelos termos do seu conteúdo. Há alternativas para melhorar sua estratégia? Em que e como o uso de palavra-chave do seu negócio pode ser otimizado?

A união de Ads e Analytics garante ainda a descoberta de quais páginas são consideradas como destinos ruins para os usuários, permitindo uma reestruturação ou redirecionamento para outro endereço. Demonstra também porque nem sempre estar na posição número 1 dos mecanismos é a melhor alternativa custo x benefício para a empresa.

Em outras palavras, e de modo bastante resumido, a verdade é que as estratégias digitais são melhoradas a partir do uso assertivo e conjunto das ferramentas do Google. Aliás, por falar nessas ferramentas, é sempre bom lembrar o quanto elas são importantes mesmo quando aplicadas ao seu negócio de modo individual.

Por exemplo, não tem como falar em Marketing de Conteúdo sem citar a gigantesca importância e peso da utilização do Google AdWords, não é mesmo? Tão pouco é possível saber se as estratégias estão dando certo sem o devido acompanhamento do Google Analytics.

Duas importantes bases para que o empreendimento virtual vá a diante e cresça, se o seu negócio ainda não faz o gerenciamento usando esses recursos é fato que está perdendo tempo, dinheiro e especialmente espaço neste novo e grandioso mercado.

Vantagens da sinergia entre Google AdWords e Google Analytics

Quer mais vantagens em trabalhar com o AdWords e o Analytics em conjunto? A partir dessa junção você pode codificar automaticamente seus anúncios, segmentar por comportamento a fim de entender melhor quem é o seu público-alvo, incluir dimensões secundárias para saber a origem daqueles clientes que são mais lucrativos e muito mais!

Antes de tomar importantes decisões no Analytics, é sempre válido checar as métricas de páginas e de visitas no Ads para saber quais são os anúncios que podem ser considerados como promissores, verificar a porcentagem que indica qual o tanto de novos visitantes além de determinar quais são a páginas do seu site que estão prejudicando a performance geral.

Outro ponto forte de usar as ferramentas juntas é que é possível usar o comparativo de mercado, um relatório bastante eficiente para avaliar e diagnosticar os sites de seus concorrentes.

A partir dessa avaliação é válido fazer uma recapitulação de ideias para melhorar o negócio, afinal, o que os demais tem feito que tem dado certo? E o que tem dado errado, não é mesmo? É sempre válido conhecer os resultados de quem está a sua volta.

Como se vê, são muitas as afirmações sobre porque trabalhar com a junção das ferramentas AdWords e Analytics. É importante, e até mesmo indispensável, aproveitar a união desses recursos para fazer o negócio crescer.

“Mas, como fazer tudo isso quando não se entende muito de Marketing Digital?”, você pode estar se perguntando. Pois bem, se esta é sua principal dúvida agora, aproveite para falar com os especialistas da Next4 na hora de veicular suas campanhas.

A modernização é um fator realmente importante para ter sucesso, portanto capriche e trabalhe com quem é expert em estratégias digitais.

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Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.