Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

 

Importância da analise de requisitos em um projeto web

analise de requisitos
Quer criar um novo site?
RESUMO DA NOTÍCIA:
  • Introdução à análise de requisitos
  • 10 benefícios da analise de requisitos em um projeto web
Mesmo quem não é familiarizado com projetos web, já deve ter escutado a expressão “analise de requisitos“.
Também chamada de análise de requerimentos e de engenharia de requisitos, esta é uma parte fundamental do desenvolvimento de todo e qualquer projeto web.
Ela, em primeira instância e combinada a outras variáveis, que irá determinar o sucesso – entendido como a melhor experiência para o usuário do projeto.

Dito de maneira bastante simplificada, a análise de requisitos (AR) tem por funções:

  • Determinar os requisitos fundamentais (divididos entre funcionais e não funcionais);
  • Avaliar as prioridades do projeto;
  • Definir o tamanho e objetivo do projeto;
  • Compreender este projeto;
  • Compreender as necessidades do cliente.

Pelas funções expostas acima, já é possível fazer uma ideia da importância deste conceito no desenvolvimento de projetos web. Mas para torná-la ainda mais clara, vamos elencar 10 motivos.

Benefícios da analise de requisitos em um projeto web

1. Comportamento do sistema

É capaz de prever o comportamento do sistema já em funcionamento, inclusive seus eventuais problemas inesperados;

2. Funcionalidades do sistema

Acrescentar funcionalidades a um projeto já em desenvolvimento significa maior investimento de tempo, recursos humanos e dinheiro. Com a documentação, este processo é otimizado;

3. Modelo de interação com o usuário

Um projeto pautado na análise de resultados, devido a todas as informações com as quais conta, consegue chegar a um modelo de interação ótimo com o usuário, melhorando sua experiência;

4. Menor necessidade de ajustes 

É capaz de prever ajustes cuja identificação só seria possível em fases tardias, já no desenvolvimento do projeto;

5. Maior conhecimento do cliente

Passa necessariamente pelo usuário, já que ele será o consumidor final, aquele a quem o projeto é destinado. Assim, é possível obter informações valiosas sobre seu perfil e preferências.

6. Redução de custos

Conforme se avança no processo de design do projeto (conceito > engenharia > detalhamento > instrumentação > produção) maior o custo relativo de mudanças aumenta.

Assim, a analise de requisitos sendo feita na fase inicial do projeto, pode diminuir ou mesmo extinguir o custo das mudanças, já que as antecipa.

Benefícios implícitos

7. Estímulo à colaboração

Exige esforços conjuntos de profissional de desenvolvimento e clientes. É aconselhável uma pesquisa com clientes, para que ele mostre o que precisa na página o que deixaria a sua navegação mais fácil se fosse acrescentado na página.

8. Aumento da produtividade e auto reconhecimento

Traz muita experiência àqueles que a realizam. Na prática, isso significa que além de aumentar a produtividade devido a toda expertise acumulada, o auto valoração dos profissionais é impactada positivamente;

9. Real potencial

Por ser bastante desafiador uma análise de requisitos pode revelar todo o potencial da empresa;

10. Dados e informação

Vários dados são coletados a cada projeto. Assim, é possível criar um banco de dados e usá-lo quando for conveniente, transformando os dados em informações estratégicas e otimizando tempo e custos.

A Next4 é especialista em criação de projetos web. Conte com a gente se precisar de ajuda!

Fale com a agencia Next4
Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.