Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Importância da analise de requisitos em um projeto web

Mesmo quem não é familiarizado com projetos web, já deve ter escutado a expressão “análise de requisitos“.  Também chamada de análise de requerimentos e de engenharia de requisitos, esta é uma parte fundamental do desenvolvimento de todo e qualquer projeto web, pois é ela, em primeira instância e combinada a outras variáveis, que irá determinar o sucesso – entendido como a melhor experiência para o usuário do projeto.

Dito de maneira bastante simplificada, a análise de requisitos (AR) tem por função: determinar os requisitos fundamentais (divididos entre funcionais e não funcionais); avaliar as prioridades do projeto, definir o tamanho e objetivo do projeto, compreender este projeto e compreender as necessidades do cliente.
Pelas funções expostas acima, já é possível fazer uma ideia da importância deste conceito no desenvolvimento de projetos web. Mas para torná-la ainda mais clara, vamos elencar 10 motivos.

 

Benefícios da analise de requisitos em um projeto web:

 

1. Comportamento do sistema: é capaz de prever o comportamento do sistema já em funcionamento, inclusive seus eventuais problemas inesperados;

2. Funcionalidades do sistema: acrescentar funcionalidades a um projeto já em desenvolvimento significa maior investimento de tempo, recursos humanos e dinheiro. Com a documentação, este processo é otimizado;

3. Modelo de interação com o usuário: um projeto pautado na análise de resultados, devido a todas as informações com as quais conta, consegue chegar a um modelo de interação ótimo com o usuário, melhorando sua experiência;

4. Menor necessidade de ajustes: é capaz de prever ajustes cuja identificação só seria possível em fases tardias, já no desenvolvimento do projeto;

5. Maior conhecimento do cliente: passa necessariamente pelo usuário, já que ele será o consumidor final, aquele a quem o projeto é destinado. Assim, é possível obter informações valiosas sobre seu perfil e preferências.

6. Redução de custos: conforme se avança no processo de design do projeto (conceito > engenharia > detalhamento > instrumentação > produção) maior o custo relativo de mudanças aumenta. Assim, a análise de requisitos sendo feita na fase inicial do projeto, pode diminuir ou mesmo extinguir o custo das mudanças, já que as antecipa.
Benefícios implícitos

7. Estímulo à colaboração: exige esforços conjuntos de profissional de desenvolvimento e clientes. É aconselhável uma pesquisa com clientes, para que ele mostre o que precisa na página o que deixaria a sua navegação mais fácil se fosse acrescentado na página.

8. Aumento da produtividade e auto reconhecimento: traz muita experiência àqueles que a realizam. Na prática, isso significa que além de aumentar a produtividade devido a toda expertise acumulada, o auto valoração dos profissionais é impactada positivamente;

9. Real potencial: por ser bastante desafiador uma análise pode revelar todo o da empresa;

10. Dados e informação: vários dados são coletados a cada projeto. Assim, é possível criar um banco de dados e usá-lo quando for conveniente, transformando os dados em informações estratégicas e otimizando tempo e custos.

A Next4 é especialista em criação de projetos web, conte com a gente se precisar de ajuda!

Fale com a agencia Next4
Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.