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80% das empresas brasileiras não atingiram o nível básico de presença digital em relação às empresas ao redor do mundo

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Com os grandes avanços tecnológicos e com o uso indispensável da internet nos dias atuais, as empresas que não têm presença digital são engolidas pela concorrência. A internet mudou o jeito das pessoas consumirem informação e, consequentemente, mudou os hábitos de consumo.

As empresas que querem melhorar suas vendas precisam entender seu público-alvo e encontra-lo na web. A presença digital é essencial para os negócios terem sucesso e se manterem fortes no mercado, mas presença digital não é só ser famoso nas redes sociais ou fazer publicações.

É preciso saber onde, como e porque seu público-alvo usa uma determinada rede social, como ele se informa e assim fazer conexões, despertar a curiosidade e gerar informações relevantes sobre o seu negócio.

No entanto, 80% das empresas brasileiras não conseguem aproveitar os benefícios da presença digital e ações de marketing, segundo o estudo DMR – Digital Marketing Readiness, realizado pela McKinsey em parceria com Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), – Veja o link no final dessa matéria

Entenda em três passos como ter presença digital e sempre se destacar!

Cative seu público-alvo

O processo de encantar o público-alvo deve ser feito com dedicação, criatividade e sem pressa. Cative seu público dia após dia, com engajamento é possível alcançar o sucesso, fidelizar e fazer retenção de novos clientes.

Site bem desenvolvido abre novas portas

Você já acessou um site que não carregava ou era visualmente ruim? O que você? Continuou navegando nesse site ou saiu e foi para um site melhor? Com certeza, é a segunda opção, não é mesmo?.

Independente do mercado de atuação ou tamanho de sua empresa, é fundamental que seu site mostre as soluções para o cliente, tenha uma fácil navegação e carregamento. Para tanto, é indispensável que seu site seja responsivo e que se adapte às diferentes telas por onde o conteúdo será acessado.

Afinal, o que você quer oferecer é uma boa experiência ao seu cliente e não que ele fique insatisfeito. O Google, o maior e mais importante buscador do mundo, desde 2015 deixou de mostrar, nas buscas feitas pelo celular as páginas que não são responsivas. Vale lembrar que os que não são vistos, não são lembrados, perdem espaço e dão oportunidades para o crescimento da concorrência.

Por isso, certifique-se de que seu site é responsivo, que ele possui todas as informações de seu negócio, como telefone, endereço, e-mail, quem somos, garanta que a URL seja fácil de ser memorizada e espalhada, mas que principalmente o seu site atenda as necessidades de seus clientes.

Ações de Marketing Digital

As empresas que querem crescer precisam investir em ações de Marketing Digital, são tais ações que fazem negócios serem conhecidos, lembrados e amados pelo público.

É importante lembrar que as ações de Marketing Digital devem ser gradativas, e sempre analisadas. Não adianta fazer uma única vez e achar que as ações vão trazer resultados. É preciso acompanhar e entender o que funciona ou não para seu negócio.

Para ajudar você a ter presença digital e destaque no mercado, separamos 6 estratégias de Marketing Digital, coloque-as em prática e tenha mais visibilidade.

  • Blog e Material Rico para ser autoridade no assunto

O blog e o material rico ajudam o seu negócio a mostrar aos clientes que você entende sobre seus produtos ou serviços, isso é ter autoridade no mercado. Sem contar que um blog ou material rico com temas relevantes, que tire as dúvidas do público e bem escrito ajuda o seu site a se posicionar na busca orgânica do Google e de outros buscadores.

Faça conteúdos variados e que sejam as soluções para quem precisa. Não tenha preguiça de estudar temas importantes sobre o seu negócio, e sempre coloque uma imagem chamativa, leve e relacionada ao conteúdo.

  • E-mail Marketing

O e-mail sem dúvida é uma ferramenta poderosa e que estreita laços entre a empresa e o cliente. Escolha temas convenientes, interessantes e que chame a atenção de seu público-alvo.

O e-mail precisa ser bem escrito, objetivo e de fácil entendimento. Desta forma, os seus clientes abrirão os e-mails que você envia, sem contar que é o canal que possui o melhor ROI no marketing digital.

  • Faça ações de SEO

Ações de Search Engine Optimization (SEO), que em português significa otimização para mecanismos de busca, estão sendo altamente usadas no Marketing Digital.

Isso porque o SEO é capaz de posicionar o seu site nas primeiras posições orgânicas do buscador. Realizar ações de SEO no site é indispensável, pois criar um domínio e investir em mídia paga não é o suficiente, é necessário otimizar para que resultados melhores aconteçam.

  • Aposte em vídeos

Os vídeos são extremamente importantes em qualquer estratégia de Marketing Digital. Ter um canal no Yutube, postar vídeos, gravar e etc parece ser cansativo ou não é muito o que você gosta?

Saiba que não são apenas os vídeos do Youtube que estão alta, você pode fazer vídeos para Facebook e Instagram, e ainda conseguir mensurar as visualizações ou engajamento de seu público.

  • Links Patrocinados

Com o Google Ads, você pode patrocinar links para o seu site a partir de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Ou seja, quando o usuário busca por um termo, a sua empresa aparecerá. Essa estratégia é fundamental para atrair leads para seu site que já estão propensos a fechar negócio.

  • Redes Sociais

As redes sociais chegaram com tudo, conquistaram as pessoas e tornaram-se essenciais na relação das empresas com seus clientes. Os negócios que não estão nas redes sociais ficam invisíveis, e quem não é visto, não é lembrado.

Por isso, crie uma página para sua empresa no Facebook, Instagram e LinkedIn, faça posts criativos e os impulsione. Com o impulsionamento, você atingirá um número muito maior de pessoas que se interessam por seus serviços ou produtos.

E, engana-se quem pensa que é preciso impulsionar posts com valores altos, investindo de R$ 10 a 40 reais por post, já é possível obter bons resultados.

Estratégia de Marketing Digital

Gerar tráfego para seu site não depende apenas de conteúdos nas redes sociais, blog, links patrocinados, ações de SEO e site responsivo, é imprescindível uma estratégia de marketing concreta, estruturada e sempre pautada em um ou mais objetivos claros.

Os objetivos devem estar sempre alinhados com seu comercial, financeiro e pós-venda. Todos devem estar cientes das ações que estão sendo realizadas na internet e o que esperam com isso.

Portanto, invista em presença digital e aumente suas vendas, reposicione sua marca, retenha clientes, esteja aberto aos feedbacks e conheça quem é seu público-alvo.

Tenha uma Consultoria de Marketing Digital

A Consultoria de Marketing Digital tem como objetivo auxiliar negócios de diferentes segmentos a utilizarem de forma correta os benefícios das ferramentas online. Com a Consultoria de Marketing Digital as empresas aprendem a entender o novo comportamento de consumo das pessoas, que usam a internet para ter informações e realizar compras.

A Next4 é especialista em Consultoria de Marketing Digital, trabalha na estruturação de projetos personalizados para cada negócio se posicionar e compreender o que o mercado e as novas tendências exigem.

Tudo é feito para inserir as empresas na Transformação Digital e com base no Matemarketing, que permite usar números e estatísticas para direcionar a criatividade e as soluções de Marketing.

Com o Matemarketing é possível acompanhar a performance das ações de Marketing Digital, e realizar melhorias personalizadas de acordo com os apontamentos feitos por meio de análises.

 

Saiba mais sobre a presença digital das empresas brasileiras e conecte-se cada vez mais, clicando aqui: https://www.mckinsey.com/br/our-insights/o-estado-do-marketing-digital-no-brasil-14-alavancas-para-atingir-a-maturidade?cid=soc-web

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Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.