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Landing Pages: Expectativas x realidade

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As páginas de conversão, ou landing pages, são ferramentas muito conhecidas daqueles profissionais que atuam direta ou indiretamente na estruturação de negócios na web, seja como extensão da atuação no plano material, ou de negócios que nasceram no mundo digital.

As landing pages são utilizadas para dois propósitos: ou para a geração de leads, isto é, coleta de endereços de email para uso em campanhas de marketing posteriores; ou para encaminhar/incentivar o usuário a explorar determinado site, como uma loja de e-commerce. Mas independente do fim, será que as landing pages são úteis? Ou será que são um esforço de marketing vazio?

Por mais estranho que pareça, ambas as respostas acima são válidas. Páginas de conversão mal planejadas e mal executadas são sinônimos de fracasso. Já landing pages desenvolvidas por profissionais capacitados, que entendem as reais necessidades dos usuários/clientes em potencial, podem gerar ótimos resultados para as organizações.

Desenvolvimento e mensuração dos resultados de páginas de conversão

Uma landing page realmente eficaz passa por um longo processo até se tornar uma ferramenta pronta. Toda landing page começa com uma troca. Para que o usuário realize a conversão, isto é, forneça seu e-mail ou siga o caminho planejado, é necessário que aquilo que você oferece em troca seja vantajoso. Um e-book, inscrição em webinar, cupom de desconto, free trial: todos são ótimos exemplos de produto de troca.

Via de regra, toda página de conversão possui cinco elementos fundamentais: call-to-action (objetivo da conversão); uma proposição de vendas, conhecida pela sigla USP; título e subtítulo; benefícios do produto e/ou serviço; além de provas sociais que trazem maior credibilidade, como depoimentos de clientes. Todos esses elementos são criados e organizados na página por meio de princípios de design e marketing.

A mensuração dos resultados de uma landing page é feita através dos chamados KPIs, que nada mais são que indicadores chave de performance. É importante entender que os KPIs estão diretamente relacionados às metas da empresa, já que são elas que o determinam. Por isso é tão importante que, além de bem executada, a landing page seja parte (coesa) de uma campanha de marketing digital mais ampla.

Conte com nossos serviços. Temos todo o conhecimento necessário e uma equipe com ampla experiência de mercado, capaz de integrar todas as estratégias e ferramentas de marketing digital necessárias, garantindo o sucesso de negócio.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station