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Os 5 segmentos de maior tendência para Franquias em 2017

Em 2016, o mercado de franquias teve crescimento de 8%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). No ano em que a economia recuou mais de 3%, o resultado foi comemorado pelo mercado de franquias.

“A perspectiva para 2017 é boa, porque entendemos que vamos ao menos repetir os 8% e até voltar aos dois dígitos”, diz Beto Filho, presidente da ABF-RJ

Se você está pensando em abrir uma franquia em 2017, é importante fazer uma avaliação do seu perfil empreendedor e analisar os mercados que mais se identificam contigo.

“O importante é pensar em 2017 como um ano de cautela e conhecer bem o mercado em que você vai atuar e checar todos os dados da franquia. Desde que se conheça bem o ramo de atuação e o mercado em que se está inserido, observando sempre os movimentos cíclicos, é possível mensurar indicadores de operação, minimizando, assim, alguns riscos e impactos nos resultados da empresa”, conta Luis Henrique Stockler, sócio-presidente da ba}STOCKLER.

Confira abaixo as principais tendências para franquias em 2017:

Estética e Saúde

A preocupação com a saúde e a estética continua em alta no mercado de franquias. “As pessoas estão cada vez mais investindo nesta tendência do fitness, da valorização do corpo e de cuidados com a beleza”, diz Beto Filho.

Para os especialistas, na crise, as pessoas diminuem investimentos nesta área, mas mantém algumas ações como uma maneira de melhorar a autoestima. “Beleza continua crescendo, por conta de valorização do padrão estético global, e também por manter a autoestima em um momento de crise, no qual se compra menos”, diz Stockler.

Alimentação

O setor de alimentação segue como um dos mais fortes e lucrativos do mercado de franquias. Recentemente, no entanto, o conceito das marcas de fast-food está mudando para dar lugar a novas tendências, como por exemplo: a Alimentação Saudável.

“Mesmo as marcas de fast-food já estão ligadas a essa busca por qualidade de vida, oferecendo opções mais leves e que atendam essa preocupação do consumidor com uma alimentação saudável”, diz Filho.

Outra grande tendência é o mercado de delivery. A entrega de comida em casa cresce e no franchising também. Os aplicativos para isto impulsionaram o mercado e as franquias também estão aproveitando. “Os consumidores estão trocando restaurantes por comidas preparadas fora de casa, porém consumidas no lar”, diz Stockler.

Reparos de veículos

O crescimento nas vendas de veículos usados e a crise financeira estão impulsionando o mercado a manutenção e reparos de carros. Com menos dinheiro circulando, os consumidores estão priorizando o conserto do seu usado à compra de um zero quilômetro.

 “O setor automotivo teve um boom de crescimento de consumo nos últimos anos, mas, por conta da crise, do endividamento, da alta taxa de juros e outros fatores, agora o consumidor parou de comprar novos carros e está buscando formas de manter o que tem”, explica Stockler.

Franquias mais baratas

Uma tendência que surgiu nos últimos anos e tende a crescer em 2017 é o lançamento de modelos de negócios mais baratos. Com muitos desempregados, as franquias estão apostando nos formatos de microfranquias para aumentar a oportunidade.

“Existe a tendência de buscar novos modelos com menor investimento inicial, independente do tamanho do negócio, facilitando e tornando mais acessível a entrada na rede”, diz Stockler.

Aumento dos quiosques

Com a flexibilização na negociação dos pontos e a procura por investimentos mais baixos, os quiosques se tornam uma oportunidade atraente para as franquias. Ocupando locais de alta circulação além dos shoppings, os franqueados conseguem ter um bom resultado com este tipo de negócio.

“Temos visto marcas que tinham lojas gigantes e conseguiram transformar em quiosques, se reinventando e oferecendo a comodidade do cliente consumir em outros locais, como aeroportos”, afirma Filho.

Fonte: Portal Guia Franquias de Sucesso.

 

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station