Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

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Não é só marketing digital: é geração de valor para a sua marca

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Investimentos em marketing digital, feitos de forma inteligente, representam uma excelente estratégia para sua empresa. Afinal, a obtenção de resultados positivos não depende do tamanho ou do segmento do negócio, mas sim do planejamento já que neste contexto não se trabalhar só o marketing digital, mas também a geração de valor para a sua marca.

É preciso considerar que a relação custo-benefício das ações digitais é mais interessante do que as ações tradicionais.

Há aspectos adicionais como melhor possibilidade de mensuração dos resultados, otimização no posicionamento da marca, fidelização do público-alvo, interação com o consumidor, segmentação e alcance ilimitado. São muitas as vantagens!

Em face de tantos benefícios, não há dúvidas de que investir em marketing digital é uma ótima estratégia para qualquer tipo de empresa, a qualquer momento.

Impacto do marketing digital nas vendas

Uma das vantagens mais evidentes trazidas pelo marketing digital é o retorno que ele gera. O impacto nas vendas começa com a possibilidade de se fazer um investimento mais em conta e otimizado de acordo com as necessidades apresentadas pelo negócio.

A partir daí é viável criar um relacionamento mais sólido com o público-alvo. Com isso, tem-se a geração de lucros com custos significativamente menores e mais oportunidades para agregar valor à marca.

É claro que há muito mais do que esses pontos: direcionamento de estratégias, otimização e aumento da performance das campanhas, segmentação e análise de resultados entre tantos outros mais podem ser agregados à lista.

Importante: Para que resultados positivos e sólidos possam ser conquistados por meio de ações de marketing digital, é fundamental contar com o auxílio de uma agência especializada.

Dessa forma, as estratégias serão mais objetivas e menos passíveis de erros, pois as ferramentas corretas serão melhor usadas e os resultados mensurados corretamente.

Como usar o marketing digital no dia a dia

Antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing digital é necessário considerar uma primeira fase: o planejamento.

Há alguns aspectos que se deixados de lado poderão causar o fracasso de qualquer estratégia, por melhor que ela seja. Por isso, ao fazer seu plano de marketing inclua pontos como:

  • Definição dos objetivos;
  • Conhecimento do público-alvo;
  • Quais canais serão usados;
  • Capacitação da equipe de marketing;
  • Conteúdo que será trabalhado;
  • Cronograma;
  • Monitoramento de todos os resultados.

Após fazer isso podemos partir para os aspectos mais práticos. Nesse sentido, as formas mais utilizadas para aplicar o marketing digital no dia a dia da empresa são:

  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • Blogs;
  • Sites institucionais;
  • Redes sociais;
  • Email marketing;
  • Newsletters;
  • SEO;
  • Otimização de conversão;
  • Marketing de Busca – SEM.

Como é possível ver, os meios de colocar o marketing digital em prática são os mais diversos possíveis. É por isso que é indispensável contar com um suporte especializado. A lógica é simples: é preciso uma boa dose de pesquisa e análise para a definição dos melhores canais e ferramentas e uma agência de marketing digital pode lhe ajudar nestas definições.

Como alinhar a equipe de marketing com a equipe de vendas

Por mais que o marketing traga resultados positivos, a falta de sinergia entre a equipe responsável e o setor de vendas pode trazer alguns obstáculos. Além disso, não há como fugir: essas duas áreas dependem uma da outra.

Se por um lado a equipe de marketing precisa conhecer quais são as dores do cliente, algo fácil de ser avaliado pelo comercial, o setor comercial precisa atingir seus objetivos e bater suas metas e nisso, o marketing pode ajudar.

Algumas medidas simples e práticas que podem ser feitas para promover o alinhamento de ambos setores são:

  • Procure sincronizar as ações: informe a equipe de vendas sobre as estratégias e ações desenvolvidas pelo setor de marketing.
  • Reúna os setores: realizar encontros com os dois times é uma ótima maneira para a troca de experiências, levantamento de dados e sugestões que podem resultar em ações com excelentes resultados.
  • Tecnologia: tanto a equipe de marketing quanto a de vendas são beneficiadas ao ter acesso a uma ferramenta como o RD Station e um CRM, respectivamente. Ao trazer esse recurso todos os envolvidos poderão acompanhar e entender melhor tudo o que está sendo feito.
  • Dados unificados: Além de levantar e analisar os dados é importante que eles sejam compartilhados com ambos os times. Na realidade, essa ação é mais uma ferramenta que poderá inspirar estratégias futuras.
  • Estruture metas, métricas e processos: Para que haja a sinergia entre os setores, é necessário que se tenha clareza sobre quais são as funções e metas de cada time. É preciso definir também objetivos a serem conquistados pela união das equipes.

A partir desses pontos, e considerando cada um deles, você conseguirá integrar o marketing digital em sua empresa de forma muito mais segura e eficaz. É um investimento que sempre vale a pena, especialmente quando é feito junto a agências de marketing digital como a Next4.

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Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.