Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

ACABEI DE CRIAR UM SITE E AGORA?

Quando falamos de negócios na internet, criar um site é apenas o começo de tudo. Na verdade, não é bem o começo, mas é apenas a primeira parte da viabilização de tudo que deve e pode acontecer. Quando você traça suas estratégias para negócios e vendas online, o site pode ser considerado apenas o começo de tudo, onde vemos na prática as coisas realmente acontecerem.

Porém, para que um site se mantenha, uma coisa é indispensável: público. Sem público, você não consegue fazer os seus negócios entrarem nos eixos, muito menos tem uma justificativa de manter um site. Por isso, é preciso criar estratégias para viabilizar que seus interesses com o site se tornem realidade. E não falamos apenas de fazer o seu site movimentar através da compra e venda.

Alguns sites têm apenas o interesse de divulgar alguma promoção, de manter um canal de informações como um blog, ou até de oferecer atualizações de algum produto ou serviço que você já tenha vendido para seus clientes, se tornando um método de construir um relacionamento com os clientes. Independentemente do objetivo, é preciso se comunicar.

Não é possível crescer sem comunicar aos quatro cantos que o seu endereço eletrônico tem algo interessante para seus clientes. E, para viabilizar isso, existem alguns métodos específicos para você divulgar seus produtos, serviços ou interesses da melhor forma possível. Listamos abaixo as principais delas.

Aprendendo a divulgar seu site

Para divulgar seu site, existem dois amigos básicos que você pode utilizar: o e-mail marketing e o próprio Google. Cada um deles tem suas vantagens, e o ideal mesmo é colocar os dois juntos trabalhando por seu negócio. Veja aqui a vantagem de cada um deles:

✓  E-mail marketing – é excelente para divulgar e criar um relacionamento com os clientes. Através dele, é fácil você divulgar promoções, produtos com condições especiais, e até montar um tipo de catálogo online que ficará à disposição dos seus clientes.

✓  Google – existem vários pacotes que a Google disponibiliza para ajudar o seu negócio: o Google AdWords, o sistema de anúncios, o page click e assim por diante.

 

Como a otimização de sites pode me ajudar a gerar mais leads (contatos)?

 

A otimização de sites, também conhecida pelo famoso termo norte-americano SEO – Search Engine Optimization – nada mais é do que a aplicação de uma variedade de ações que, juntas, têm a capacidade de tornar aquele site mais relevante e, consequentemente, melhor ranqueado pelo Google e demais mecanismos de pesquisa, assim como o Yahoo ou MSN/Live Search, por exemplo.

Sendo assim, um site que aposta nessas estratégias tem uma chance muito maior de estar nas primeiras páginas do Google e demais buscadores, uma vez que o seu posicionamento nos resultados sobre por conta de tais estratégias, como é o caso do uso de palavras-chave, por exemplo.

A essência do SEM – Search Engine Marketing é baseada principalmente nas palavras-chave que falamos anteriormente. Isso porque esta é a forma pela qual grande parte dos usuários da web fazem as suas pesquisas, procurando nos buscadores.

E a questão apresentada neste artigo é: como um site otimizado, ou seja, que aposta nessas estratégias de SEO, aumenta as suas chances de geração de leads ou de contatos?

E a resposta, se formos analisar, é bem simples. Um site bem planejado com tais estratégias irá aparecer nas primeiras páginas dos buscadores, especialmente, do Google. E como clientes, nós mesmos sabemos que dificilmente procuramos algum serviço na internet e vemos as 10 primeiras páginas do buscador. Mas pelo contrário: grande parte de nós concentra as suas necessidades nos resultados encontrados na primeira, e no máximo, na segunda página.

Com estratégias de SEO, o seu site se destaca. Ele fica entre os primeiros, estando entre os melhores posicionados do Google e demais buscadores. E certamente isso lhe traz credibilidade, não é mesmo? Pense por você mesmo: você confia mais na confeitaria que encontrou na primeira página do Google, ou só daquela que foi aparecer na 10ª página, quando você já não aguentava mais pesquisar?

Dessa forma, além da visibilidade que é garantida, a própria confiança que o futuro cliente terá com a sua marca se torna muito maior logo de início – mesmo que ele ainda não a conheça (só pelo Google).

E para que você esteja lá em cima na pesquisa do seu cliente, certamente você deve pensar com a mente dele: quais serão as palavras-chave digitadas no campo de pesquisa do Google para que ele lhe encontre?

Tomando como exemplo a confeitaria, você poderia usar palavras-chave como: bolo de festa, bolo de casamento, encomenda de doces e salgados, docinhos para festa, salgadinhos para encomenda e muitas outras relacionadas ao que que você oferece na sua empresa.

Se essas palavras-chave estiverem em boa quantidade no seu site, o Google logo relaciona o seu site com a busca do cliente, mostrando nos resultados a sua empresa já lá em cima.

Além disso, palavras-chave envolvendo o nome da cidade ou do bairro da sua empresa também são fundamentais para que o cliente encontre o que ele quer – e melhor, exatamente aonde ele quer.

Com tais estratégias, certamente as suas chances de fazer com que o cliente dê o seu contato (como nome e e-mail) na página principal do seu site (ou página de conversão) serão muito maiores!

 

Google Update: Conheça sobre as mudanças nas regras!

 

Google anunciou uma atualização importante! A partir de 21 de abril de 2015, sites otimizados para dispositivos móveis irão agora receber tratamento preferencial nos resultados do motor de busca do Google. Como resultado, sites móveis amigáveis receberão agora classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.

Resumindo, quando uma pessoa pesquisar por produtos e serviços no Google os resultados das empresas serão classificados a partir dos sites que utilizam a tecnologia responsiva (mobile-friendly) e se adaptam a tela do usuário para uma melhor experiência de navegação garantindo assim uma boa classificação nos resultados de busca móvel.

E seu site é mobile-friendly?

Faça o teste em um aparelho celular e veja se as informações se adaptam a tela ou se o usuário terá dificuldade em encontrar o conteúdo que sua empresa oferece. Se preferir você pode utilizar no link abaixo uma ferramenta gratuita para testar seu stual sistema.

Mas o que isso afeta as pequenas e médias empresas?

Entenda o cenário. Atualmente a maior parte dos acessos estão sendo feito de dispositivos móveis (Celulares e Tablets). Imagine quantos aparelhos uma família possui comparado com o numero de computadores. Com o cenário de crescimento de acessos nas classes C e D por conta de pacotes de internet e celulares (Smartphones) mais acessíveis, famílias inteiras possuem aparelhos e fazem buscas pelo mesmo na plataforma Google desde 2007. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas informa que atualmente o Brasil possui 154 milhões de usuários de smartphones contra 152 milhões de usuários de computadores (considerando Notebook ou Computadores) e tablets.

Esse é um momento para as empresas que possuem um site avaliar a situação e efetuar a atualização da plataforma e até mesmo um redesign do site atual substituindo as antigas páginas por um projeto atual que cumpra o seu objetivo principal que é gerar mais clientes para o seu negócio. Falando estrategicamente também é uma boa sair na frente da concorrência não é mesmo?

Veja aqui nesse link direto do Google uma ferramenta para avaliar as atuais condições do site da sua empresa.

A Agência Next4 elabora uma consultoria gratuita e analisa seu site para informar o que deve ser alterado. Em alguns casos sugerimos a troca da plataforma para um layout mais atual e profissional. O Investimento vale muito a pena uma vez que o Google está dando um auxílio para as empresas que pensam em seus clientes.

Entre em contato agora mesmo e solicite uma avaliação para seu caso. Nossos especialistas em estratégias de Marketing digital estão prontos para lhe atender.

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.