Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

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Conheça como funciona uma loja virtual (e-commerce)

Podemos definir e-commerce (loja virtual) como qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet, como exemplo os sites que comercializam produtos, serviços, consórcios e sites de leilões.

Atualmente, com a popularização da internet banda larga em nosso país, as Lojas Virtuais / E-commerce ganharam muita força permitindo que pequenos empreendedores aumentassem o seu número de vendas consideravelmente pois, nesse modelo de negócio não existe a barreira da distância entre clientes e fornecedores. A parte mais importante nesse momento é escolher uma agência que tenha Know-how para criar loja virtual de uma forma que o público-alvo se identifique com a marca e exista mais chances de conversões.

Além disso, você precisa considerar alguns pontos importantes desde o início do planejamento da sua loja virtual:

  • Registro do domínio: Escolha um nome amigável e que tenha haver com os produtos e serviços que você irá oferecer; Esse nome não pode ser comprido de mais; Deve ser lido e memorizado facilmente pelas pessoas;
  • Hospedagem: Você deverá escolher uma empresa que faça a Hospedagem do seu site (loja virtual) e que garanta uma taxa próxima a 100%  de disponibilidade dos servidores; Essa empresa deve ter algum tempo de maturidade no mercado e suporte técnico com proximidade ao cliente (Grandes empresas oferecem suporte mas cuidado: lá você será somente mais um e não terá atendimento adequado quando precisar).
  • Agência para criação da e-commerce: Escolha uma empresa com experiência de mercado, no mínimo 10 anos! Essa é a parte mais sensível do negócio, o motor do carro. Você não vai querer falhar justamente aqui , não é mesmo? Esqueça a construção com seu amigo, sobrinho, conhecido …. Você precisa de um especialista de mercado com visal global entre as estratégias digitais e a plataforma, certo!
  • Publicidade online: Já pensou na parte de divulgação da sua loja? De nada vai adiantar ter a melhor plataforma, a mais bela loja virtual se não tiver visitantes (potenciais compradores) nela. Separe uma boa parte da verba para impulcionar as campanhas onlines (Google Adwords / e-mail marketing / anuncios em sites de terceiros / criação de conteúdo rico (Inbound Marketing) entre outros). Sempre procure um especialista no assunto!

Seu e-commerce pode focar em públicos diferentes e cada um deles merece atenção para uma estratégia de marketing digital diferenciada:

• B2B, ou Business to Business (“empresa para empresa”): são as transações de comércio entre empresas;
• B2C, ou Business to Client (“empresa para cliente”): é o comércio entre a empresa e o consumidor. É o mais comum;
• B2G, ou Business to Governemet: são as transações entre empresa e governo.

Os exemplos mais comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores;

• C2C, ou Client to Client (“cliente para cliente”): é o comércio entre consumidores. Ele é intermediado normalmente por uma empresa (o dono do site), como os sites de leilão.

E também pode seguir modelos diferentes:

• Clube de assinaturas: sites nos quais o público faz uma assinatura (criando um vínculo maior e mais duradouro com o site) e a cada certo período de tempo recebe um conjunto de produtos oferecidos pela página. Esse modelo costuma
trabalhar com o mercado de nicho, como cervejas, produtos de beleza, chocolates etc.;

• Venda de serviços e produtos: são os sites mais comuns e que existem em maior número na Internet, ofertando produtos e serviços aos clientes, mas que não criam um vínculo com a loja, como acontece no modelo de assinaturas;

Marketplace: um e-commerce bem estruturado e de grande porte, que agrega em um só site os produtos de outros e-commerces, fazendo, assim, a ponte entre o seu público e as lojas – que costumam ser de menor porte do que o marketplace;

• Televenda: as vendas realizadas pelo telefone são englobadas no e-commerce, uma vez que a transação é realizada a distância, mediada por tecnologia.

Apesar da facilidade – cada dia mais crescente – de montar um e-commerce, é preciso estar atento a vários detalhes e ser criterioso. Afinal, a mesma facilidade que existe para você, está ao alcance do concorrente. São inúmeros pontos que um lojista inexperiente no mercado eletrônico precisa conhecer para evitar que sua loja caia em uma das estatísticas do e-commerce: 60% das lojas online fecham antes de completar um ano de funcionamento, por tanto, não arrisque e siga essas dicas iniciais!

A NEXT4 é uma agência de apoio ao empresarial que oferece Planejamento; Conteúdo; Criação ou Desenvolvimento e Gerenciamento de Canais de sites, blogs, mídias sociais, SEM, SEO e Automação de Marketing Digital. Cada ferramenta faz parte de um todo, que é a presença digital de uma marca. Estar na esfera online hoje em dia é fundamental para o sucesso do negócio e é assim que a NEXT 4 te ajuda.

Com práticas de Inbound Marketing, a agência desenvolve estratégias para aumentar o tráfego nos canais próprios, converter visitantes em leads qualificados e entregar oportunidades reais de negócios para o time de vendas. Todo o processo será realizado junto com o cliente, elevando os resultados.

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Rodrigo Ferré

*Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unilago. + Certificado em Marketing Digital pela RD Station, Certificado em Google AdWords Sales Representative + Sales certification (Certificação Google Adwords) + Certificado em CRM pela Moskit CRM + Vendedor de Alta Performance pela Insight Company + Certificado de participação do RD Summit 2015 e 2016. Atua a mais de 10 anos proporcionando vendas para clientes com estratégias de marketing digital.