Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

 

Gestão de conteúdo: O que é e como fazer?

gestão de conteúdo
Quer captar mais clientes?

Com certeza você já sabe da importância do marketing de conteúdo, não é mesmo? Afinal, quando bem planejado ele pode realmente fazer muita diferença dentro de um negócio.

No entanto, além das estratégias, é necessário organizar, planejar, criar e medir os resultados. Ou seja, a gestão de conteúdo é realmente muito importante.

Tenha em mente de que nada adianta publicar 10 artigos, por exemplo, em uma semana e na próxima não publicar nenhum.

Produzir conteúdo sem organização não é uma estratégia nada eficaz. Sendo assim, continue lendo este artigo e saiba mais sobre a gestão de conteúdo.

Mas, afinal, o que é gestão de conteúdo?

Antes de qualquer coisa é importante definir ao certo o que é a gestão de conteúdo, tão importante para melhorar os resultados do seu negócio.

Esse termo tão conhecido dentro do marketing de conteúdo diz respeito a todo o processo de armazenar, consolidar e organizar todas as peças que irão fazer parte de um determinado conteúdo em um só lugar.

Tudo isso com o objetivo de facilitar ao máximo o momento da produção do conteúdo e, além disso, fazer com que o mesmo atenda às expectativas e traga bons resultados.

Essas peças são: links de referência, imagens, desenvolvimento de vídeos e de infográficos para complementar o conteúdo, selecionar as palavras-chave, entre outras ações.

Ou seja, ao organizar tudo isso, ao fazer a gestão de conteúdo, o processo de produção de conteúdos de qualidade acaba se tornando um pouco mais simples.

Dessa forma, pode-se dizer que a gestão de conteúdo é um dos primeiros passos para conseguir fazer um excelente marketing de conteúdo.

4 passos para fazer uma boa gestão de conteúdo

É válido ressaltar que a gestão de conteúdo precisa ser muito bem organizada e pensada.

Existem várias etapas que a compõem e é necessário seguir cada uma delas para que todas as estratégias criadas sejam realmente eficazes.

Ainda não sabe como fazer uma boa gestão de conteúdo? Então veja alguns passos importantes logo a seguir.

1.      Defina a persona ou o público-alvo

Para começar, é de extrema importância definir qual o público-alvo e a sua necessidade. É claro que criar uma persona é ainda melhor para uma boa gestão de conteúdo, no entanto, apenas ter o público-alvo definido já faz muita diferença.

As dores e as necessidades desse público devem ser abordadas de alguma forma dentro dos conteúdos oferecidos.

Caso contrário, essas pessoas não irão consumir os conteúdos, mesmo que eles sejam de qualidade.

Apenas definindo o público-alvo ou a persona é possível acertar nas estratégias do marketing de conteúdo.

2.      Defina o tema e as palavras-chave

As palavras-chave são realmente importantes no momento de produzir conteúdos para blogs, principalmente artigos.

Isso porque elas são utilizadas pelas pessoas no momento de fazer alguma pesquisa no Google, por exemplo, a respeito de um determinado assunto.

Mas, é claro que antes de definir a palavra-chave é necessário ter em mente o tema do conteúdo.

Afinal, só com o tema definido será possível procurar quais são as palavras-chave mais utilizadas para buscar conteúdos pela maioria das pessoas, mais especificamente, pelo público-alvo do seu negócio.

Portanto, definir a palavra-chave antes de produzir é outro passo importante para fazer a gestão de conteúdo.

3.      Faça o planejamento das publicações

É praticamente impossível decidir de última hora produzir e publicar um artigo de 3.000 palavras em um mesmo dia, não é mesmo?

É por isso que um dos passos principais para fazer uma boa gestão de conteúdos é planejar as publicações.

Além de deixar o artigo com mais qualidade, por exemplo, o planejamento é capaz de fazer com que seu público nunca fique sem conteúdo. Isso também vale para vídeos, infográficos, entre outros tipos de materiais de conteúdo.

Dessa forma, é outra etapa fundamental para compor uma boa gestão de conteúdo. Uma boa forma de fazer esse planejamento das publicações é com a criação do seu calendário editorial.

4.      Escreva conteúdo de qualidade

Por fim, mas não menos importante, depois de fazer todos os passos anteriores, é necessário escrever o conteúdo.

Isso, é claro, respeitando o público-alvo, o tema e as palavras-chave e o planejamento realizado. Caso contrário, de nada adiantará ter feito todos os passos anteriores.

Uma gestão de conteúdo, portanto, é boa quando feita seguindo todos os passos da forma certa, ou seja, sem pular nenhum deles.

A produção de conteúdo, na verdade, sempre será uma das últimas etapas de todo o processo, tirando a divulgação e a mensuração de resultados.

Além disso, nunca se esqueça do quão importante é produzir conteúdos para melhorar os resultados do seu negócio.

Muitas empresas e empresários ainda não investem o quanto deveriam em marketing de conteúdo, infelizmente. Se investissem, veriam a médio e longo prazo a diferença que uma gestão de conteúdo correta pode fazer.

Sendo assim, como você observou ao longo do artigo, a gestão de conteúdo é fundamental para que todas as estratégias de marketing de conteúdo previamente definidas possam atingir realmente os resultados esperados.

Por isso, não deixe de implementar essa estratégia no seu negócio!

Fale com a agencia Next4
Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.