Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Estratégias de Marketing Digital garantem resultados para 2017

Estratégia Marketing Digital

No Marketing Digital, toda empresa quer ser a primeira a aparecer não é mesmo? Mas atingir a primeira posição nas buscas, principalmente do Google, não é tão fácil quanto parece. Você deverá investir seu tempo, fazer esforços contínuos e diversificar as estratégias para ganhar esta posição.

E tem mais, após você atingir as primeiras posições, não acredite que finalizou os trabalhos. Você terá que colocar energia suficiente (igual ou ainda maior) para se manter nessa posição. Deverá manter e atualizar os seus planos e estratégias, além de atualizar constantemente suas habilidades, com a ajuda de muito estudo e análises.

Mas a questão é, como se implementa a sua estratégia de Marketing Digital?

Bom, para fazer isso, primeiramente devemos auditar a sua estratégia atual de Marketing Digital. Na verdade, isso é algo que você deve fazer regularmente, pois irá ajudá-lo a descobrir quais são os itens de ação, e correção que vão ajudá-lo a manter a sua liderança.

Por que fazer primeiro a auditoria nas estratégias de Marketing Digital?

Listaremos a seguir algumas razões para conduzir sua auditoria:

  • O tráfego do seu site é instável ou decrescente;
  • Você deseja aumentar a escala de vendas ou não atinge sua meta atual;
  • Deseja aumentar o seguimento social ou ele está muito baixo;
  • Seu orçamento de Marketing Digital pago (mídia) é maior do que suas vendas ou deseja aumentar as vendas com orçamento limitado;
  • Deseja otimizar a taxa de rejeição em páginas da web;
  • Deseja melhorar o CTR no E-mail Marketing;
  • Precisa diminuir o investimento em mídia paga para diversificar as ações e melhorar o desempenho de visitas no seu site;
  • Quer aumentar a percepção da marca nos meios digitais;

Temos vários outros pontos, mas, se você quiser se livrar de todos esses acima relacionados, você precisa executar uma auditoria de Marketing Digital para determinar as estatísticas que devem ser acompanhadas e as estratégias para corrigi-las em caso de necessidade.

Veremos agora diferentes componentes da auditoria de Marketing Digital e discutiremos cada um em detalhe:

Sua estratégia de SEO está funcionando? Está sendo auditada?

Consideramos SEO o coração da estratégia do Marketing Digital. Ele ajuda a direcionar o tráfego para o seu site e melhora a sua classificação nos motores de busca de forma “gratuita”.

Atualmente temos pesquisas que apontam que 61% dos consumidores utilizam os motores de busca (Google / Bing / Yahoo) para pesquisar um produto / serviço antes de elaborar uma compra. Isso comprova a necessidade de se classificar bem para as suas palavras-chave específicas do seu negócio se você quiser ser descoberto por novos potenciais lead em seu momento quente de compra.

Nessa estratégia há dois pontos muito importantes que devemos olhar com mais atenção: Primeiro é a atualização do algoritmo do motor de busca e o segundo é o seu concorrente. Ambos podem afetar seus rankings a qualquer momento, portanto, você deve auditar regularmente suas ações e estratégias para sair vencedor dessa batalha diária.

Embora seja necessário muito tempo e esforço para implementar uma estratégia eficiente de SEO em um site, os passos abaixo podem ajudá-lo a otimizar melhor seu site para conseguir uma boa classificação nos motores de buscas.

✓  Análise das palavras-chave: O primeiro passo é descobrir quais são as palavras-chave que mais levam tráfego para seu site. Elas estão dentro do seu conteúdo? Você está direcionando as palavras corretas dentro do seu site? Se não, você precisa encontrar palavras-chave que as pessoas estão procurando nos motores de busca para otimizá-los em seu site. Certifique-se de que você não está exagerando o termo em seu conteúdo (página), pois um termo que é identificado como “não natural” pode prejudicar o seu posicionamento.

✓ Otimização On-Page: Para você realizar uma boa auditoria em sua página, você precisa rastrear todo o seu site e identificar os problemas nas páginas. Vou listar aqui algumas ferramentas que utilizamos para automatizar esse processo de auditoria e encontrar possíveis correções:

  • Webbee SEO Spider
  • SEMrush Site Audit
  • SE Ranking Audit
  • Console de Pesquisa Google

Alguns problemas comuns na otimização On-Page são: Falta de título ou título duplicado (H1), Meta descrição duplicada ou falta de meta descrição, questão de cononical Tag, Duplicidade de conteúdo, conteúdo relevante, páginas sem conteúdo, tempo de carregamento da página, links 404, uso inadequado de redirecionamento 301, entre outros…

✓  Otimização Off-Page: Verifique o seu perfil de backlink existente constantemente. São links de sites com autoridade? Rejeite backlinks de sites spam, pois eles certamente podem prejudicar seu site. Além disso, audite sua estratégia de SEO atual para ganhar novos backlinks sempre seguindo as diretrizes do Google.

✓  Problemas técnicos: Você precisa verificar toda a programação do seu site em relação ao desenvolvimento, estrutura e questões relacionadas ao design. Os formulários, botões, banners e outros itens são funcionais (para todos os dispositivos)? O site funciona corretamente em todos os navegadores, como: Chrome, Firefox, Explorer etc.? Todas as suas páginas estão lançando códigos de status adequados? Se você tiver alguma resposta negativa você deve corrigir imediatamente essa questão.

Dica: Os acessos Mobiles devem ultrapassar os acessos desktop em pouco tempo, portanto, é de suma importância tornar a experiência do usuário nesses dispositivos a melhor possível. Otimize sua plataforma para receber esses acessos e aproveitar cada vez mais esse canal de entrada para sua empresa. O Google já sinalizou que irá penalizar as plataformas (sites) que não estiverem preparados para uma boa experiência do usuário neste canal.

Invista em Social Midia Marketing (Redes Sociais)

Enquanto os motores de buscas ajudam encontrar informações relacionadas a qualquer produto, sites sociais o auxiliam com a reputação de determinado assunto. Pesquisas relatam que 75% das pessoas com idade de 18 a 26 anos usam recomendações e comentários para um determinado produto a partir das redes sociais antes de comprar.

✓  Faça a sua auditoria de Marketing nas Redes Sociais

Sabendo que o social marketing é tão importante, concentre-se em fazê-lo bem. As redes mais proeminentes são Twitter, Linkedin, Facebook, Google+, Pinterest e Instagram. Para uma sólida presença social, você precisará manter seus perfis nesses sites. Mas lembre-se, você precisa focar em sites sociais de acordo com o seu nicho.

Mantenha esses perfis sociais em uma base regular. Além disso, defina uma imagem de marca e foto de capa atraente para fins de branding. Preencha todo o perfil com informações relevantes ao seu público (descrição, número de contato, endereço do site, endereço comercial, etc.).

✓  Compartilhe conteúdo: Compartilhe conteúdo relevante e informativo a partir do seu próprio site e alguns assuntos que as pessoas gostem de ler e partilhar também. Você deve compartilhar pelo menos 3 posts diariamente. Ele ajudará a aumentar seus seguidores e engajamento.

Para aumentar o alcance e engajamento, analise seus seguidores de acordo com a sua localização e acompanhe quais horários eles estão online. Esses deverão ser os seus horários de publicação de postagens também.

✓ Use Hashtags: Planeje uma estratégia para identificar hashtags famosas para cada assunto (post) e utilize nas suas postagens antes de compartilhar. Isso ajudará a obter uma melhor visibilidade na busca social. Ex: #marketingdigital #mktdigital

Faça Marketing Digital de Conteúdo

Todos nós sabemos que o conteúdo de qualidade é importante, mas apenas gerar conteúdo de qualidade não é o suficiente. Você precisa espalhar seu conteúdo para que ele possa alcançar as pessoas para quem ele foi escrito (Personas do negócio). Para conquistar o mundo digital, você deve se concentrar em ambos: criação de conteúdo e Marketing de conteúdo. Você precisa criar uma estratégia adequada para comercializar o seu conteúdo para o máximo alcance.

De acordo com o CMI, 42% dos profissionais de Marketing B2B dizem fazer Marketing Digital de conteúdo com eficácia. Será?

A questão é como comercializar o seu conteúdo? Embora o marketing de conteúdo seja a parte mais importante da estratégia de SEO, poucas pessoas o fazem corretamente. Os que possuem uma equipe especialista local são aqueles que conseguem obter a maior visibilidade.

Se você, também, quiser ter uma visibilidade grande, você precisará de uma agência especialista e uma ótima estratégia para comercializar o seu conteúdo.

Abaixo listamos algumas áreas que podem ajudá-lo a auditar sua estratégia de marketing de conteúdo:

✓  Audiência (Pesquisa e Avaliação) – Em primeiro lugar, concentre-se em encontrar o seu público-alvo e entenda a sua natureza e demanda. Observe-os profundamente e descubra os tipos de conteúdo que eles estão consumindo com frequência.

Depois de ter decidido o seu publico e canais de destino, é hora de criar conteúdo por meio da análise e observação do alvo. Crie conteúdo que possa capturar a atenção do publico facilmente (forneça exatamente aquilo que ele está procurando).

Todo o seu conteúdo deve ser otimizado para ambos os leitores e motores de busca (humanos e máquinas). Aplique sempre as melhores práticas de SEO que possam ajudar a classificar melhor o conteúdo nos resultados de pesquisa.

2Auditoria de Publicidade Paga é importante

A propaganda paga é uma maneira de vender seus produtos e serviços de uma forma mais rápida, porém, exige um orçamento alto e nem todo mundo está disposto a investir pesado em um determinado momento. Se você não tiver um bom conhecimento e uma ótima estratégia de publicidade paga, poderá facilmente queimar seu dinheiro sem trazer nada de retorno.

Quando falamos de publicidade on-line, a grande maioria das empresas pensam em investir seu dinheiro no Google Adwords. Essa não é uma praia para aventureiros e você precisa ser inteligente e muito criativo para montar uma campanha e precificar bem seus lances. Seu custo deve ser baixo e você deve ficar longe de guerras de lances dispendiosos com os concorrentes.

Listaremos abaixo alguns pontos importantes sobre a publicidade paga e como torná-la lucrativa:

Faça a análise de palavras-chave: Deve haver uma análise das palavras-chave adequada antes da segmentação. Certifique-se de que você está selecionando palavras-chave que geram resultados efetivos para a sua empresa. Palavras curtas e amplas na maioria das vezes não interessam. Opte por palavras compostas e longas, filtre as palavras-chave negativas, observe as palavras-chave dos concorrentes para ajuda-lo a mapear as suas palavras mais importantes.

✓  Faça a análise de segmentação: Essa deve ser a área mais focada. Existem várias opções de segmentação como: regiões geográficas, dados demográficos e tipos de dispositivos. Esses são fatores cruciais para uma boa campanha do Google Adwords. Alguns pontos essenciais que você deve dar uma boa atenção para atingir o sucesso:

Verificar quais regiões e dispositivos estão convertendo na taxa mais alta. Tente encontrar cidades que podem trazer o melhor ROI. Depois de encontrar as regiões, dispositivos e palavras, crie novas campanhas alocando o máximo de orçamento para as campanhas com o maior ROI.

Encontre também os melhores horários do dia em que os seus anúncios obtém mais cliques e conversões. Foque os maiores orçamentos nesses horários e faça ajustes sempre que necessário.

Índice de qualidade: a relevância do anúncio é um dos fatores mais importantes para uma campanha de Links patrocinados (Adwords) bem sucedida. Ele indica a relevância do seu anúncio para o sistema Adwords. O Google calcula a pontuação de qualidade através do CRT do anuncio e sua página de destino. O índice de qualidade afeta diretamente o seu custo por clique (CPC) e a classificação do anuncio Google, portanto, você deve torná-lo o fator mais importante para se concentrar.

É muito difícil encontrar as métricas exatas que o Google considera para calcular a pontuação do anúncio, mas uma métrica conhecida é o CPC do seu anuncio. Listarei abaixo alguns truques que você pode usar para otimizar melhor os seus anúncios:

  • Utilize a palavra-chave principal no título do seu anúncio. Isso aumentará a relevância e a conversão do seu anúncio;
  • A sua URL de destino deve ser curta e conter a palavra-chave de destino nela. Pule HTPP e www para obter mais espaço para a sua palavra-chave;
  • Escreva uma descrição cativante para atrair e persuadir mais pessoas;
  • Adicione uma chamada clara à ação para obter uma CTR mais alta;
  • Benefícios como entrega gratuita, desconto, prazos, garantia etc. devem ser claros no anúncio.
  • Experimente ao menos 5 anúncios diferentes e veja qual deles obtém os melhores resultados. Exclua os piores e crie variações dos melhores.
  • Utilize sempre as extensões de anúncios (frase destaque, site links, chamada etc.). Elas garantem um melhor desempenho segundo o próprio Google.

✓  Otimize seus anúncios: Realize testes A/B de divisão. Você precisa testar seu anúncio mudando os títulos e descrição. Uma pequena mudança pode ajuda-lo a obter melhores cliques e maior conversão. Execute vários testes A/B com seus anúncios e encontre o melhor anúncio que converta bem e aloque seu orçamento para esse anúncio a fim de obter o ROI máximo.

Otimize sua Landing Page: Não é suficiente apenas otimizar os seus anúncios. Você precisará otimizar também a página de destino. É possível que o usuário (lead) possa saltar para trás depois de visitar a sua página de destino, devido ao design pobre, texto e irrelevância etc. Portanto, também é necessário otimizar sua página de destino, veja algumas dicas:

  • A página de destino deve ser extremamente relevante para o seu anúncio. Se não tiver no seu site uma página relevante crie uma nova. Isso melhora a sua taxa de conversão e a sua pontuação de qualidade dentro da plataforma Google.
  • Os usuários devem ter a sensação que aterrissaram na página certa, com exatamente aquilo que eles procuram. Pense na criação ou edição da sua página de destino dessa forma.
  • Evite misturar assuntos e colocar informações desnecessárias que possam confundir seus visitantes. Ela deve ser clean, objetiva e comercial.
  • Tenha um Call to action (chamada para ação) clara em sua página de destino, de modo que os visitantes possam facilmente comprar os produtos e serviços que você está oferecendo.

Estamos começando um ano novo cheio de expectativas e só depende de você para que ele seja ótimo. Faça a atualização das suas estratégias digitais, descarte tudo aquilo que está dando pouco resultado e aumente o investimento em ações duradouras e com resultados positivos.

Caso precise de ajuda com o planejamento de ações ou com a Avaliação das Ações Realizadas vs ROI (Retorno do Investimento) nos colocamos à disposição para ajudá-lo.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station