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Entenda o papel do blog nas estratégias de marketing digital

Entenda o papel do blog nas estratégias de marketing digital

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • A importância do blog na estratégia de marketing digital de uma empresa
  • Como entender o papel do blog nas estratégias de marketing digital
  • Algumas dicas sobre a produção de conteúdo para blog
  • O que esperar ao final

 

A criação de um blog é, salvo raras exceções, o centro das estratégias de marketing digital de uma empresa. Feito da maneira correta, cria um ativo de Marketing que traz, cada vez mais, tráfego segmentado e gratuito para o site. Além disso, esse ativo aos poucos se torna uma vantagem competitiva da empresa.

Um blog que produz conteúdo de qualidade recebe muitos links, ganha autoridade perante o Google e ajuda a empresa a se posicionar bem para as palavras-chave relacionadas ao negócio. Outra vantagem é aparecer bem nas mídias sociais, onde as pessoas compartilham links para conteúdos que elas admiram.

Além de atrair um número muito maior de Visitantes (potenciais clientes) na parte de cima do Funil de Vendas, um blog também afeta positivamente as conversões no meio do funil. Toda vez que um assinante (ou Lead) lê o seu conteúdo, aumenta a sua credibilidade, o desejo e a sensação de segurança sobre o seu produto ou serviço. Ou seja, ajuda a aumentar a quantidade de novos Leads e Clientes e a diminuir o custo do processo de venda como um todo.

Como entender o papel do blog nas estratégias de marketing digital

✓ Criar um blog no domínio da empresa

O ideal é que o blog da empresa seja criado em uma subpasta (empresa.com.br/blog) ou subdomínio (blog.empresa.com.br) do site principal. Isso porque, desta forma, quando o blog receber um link de outro site, o domínio todo se fortalece e ganha mais credibilidade perante o Google.

Fique atento também para o que vale a pena inserir no layout do blog. Opções de acompanhar os novos posts, divisão por categorias, opção de busca, entre outros são muito bem vindos. Já nuvem de tags, blogroll, etc., não são recomendados.

✓ Definir persona

Antes de começar a produzir material para o blog é preciso avaliar qual o perfil médio do seu cliente Analise o público-alvo da sua empresa e crie um personagem que o represente. Isso deve orientar a produção de conteúdo.

Algumas dicas sobre a produção de conteúdo para blog

✓ Escrever um post manifesto

Dizemos que o primeiro post deve ser um “manifesto” porque precisa indicar, em linhas gerais, quais são as principais ideias de mercado nas quais sua empresa acredita.
Esse texto serve também como uma carta de apresentação aos leitores, informando o assunto do blog, os temas que devem ser abordados e o que os visitantes podem esperar deste espaço.

✓ Criar calendário de posts e processo de produção de conteúdo

É preciso ter consciência de que o blog é uma atividade contínua e fazer sua gestão também é um aprendizado essencial. Por isso, é recomendável criar um calendário de posts para orientar o seu processo de produção. Isso vai evitar que você se perca entre uma atualização e outra e ajudará a manter a frequência de atualização.

Se a sua empresa tem vários colaboradores aptos a escrever para o blog, melhor. Quanto mais especialistas, maior a chance de a empresa cobrir com mais propriedade as diversas particularidades de conhecimento do negócio.
Ter mais gente colaborando também é vantajoso porque não deixa ninguém sobrecarregado.

No entanto, é importante definir uma pessoa como editor(a) do blog. Ela deve ter uma boa visão da estratégia geral do Marketing para garantir um alinhamento dos posts com as diretrizes da empresa, além de bom português para revisar os textos dos outros autores. A principal função do editor é estar atento e garantir que o calendário de publicações seja seguido.

O que esperar ao final

Blog no ar, com primeiro post publicado;
Calendário de posts acertado;
Processos de delegação de posts e de revisão bem definidos;

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A Next4 é especialista em estratégias digitais, com 15 anos no mercado, conte com a gente se precisar de ajuda.