Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

 

Por que usar uma ferramenta de e-mail marketing para a sua estratégia digital?

Next4
Quer captar mais clientes?

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • A evolução do Marketing Digital nas últimas duas décadas
  • As vantagens de se usar o e-mail marketing
  • A segmentação dos contatos e a automatização das campanhas
  • As razões para privilegiar o e-mail marketing na sua estratégia digital

O marketing digital deu um salto de gigante nas últimas duas décadas. A conquista do e-commerce e o florescimento das redes sociais levou à alteração dos comportamentos dos consumidores (e também dos comerciantes).

Perante a ameaça de não conseguirem acompanhar o ritmo da mudança, os profissionais do e-mail marketing viram-se na obrigação de inovar. Hoje, poucos irão pensar em delinear uma estratégia digital sem a inclusão de uma ferramenta de e-mail marketing como componente essencial. 

Mas o que aconteceu durante estas últimas duas décadas? Bem, com frequência o cidadão comum passou a dispensar o contacto com o vendedor de modo a obter informações sobre determinado produto. Ou até para comprá-lo. Os blogues multiplicaram-se sem freio, passando a integrar a estratégia de comunicação de qualquer empresa.

Espaços de crítica online acessíveis pelo mais comum dos mortais, como o Tripadvisor, passaram a ser requisitados em inúmeras circunstâncias.

E, à medida que plataformas como o Facebook e o Twitter foram ganhando adeptos e preponderância, também o consumidor viu consolidado o seu papel de justiceiro social. 

Esta mudança de percepção e comportamentos foi sendo acompanhada pela intensificação da dependência tecnológica a nível global, pelo que estavam criadas as condições ideais para o fortalecimento do marketing digital.

As campanhas multicanal tornaram-se recorrentes, pretendendo-se chegar ao consumidor através de diversas frentes.

Mas, havendo tantas formas de alcançar o público-alvo, por que é que o recurso a uma ferramenta de e-mail marketing se foi tornando cada vez mais importante para a obtenção de sucesso num negócio? 

As vantagens de se usar uma ferramenta de e-mail marketing 

Com um ROI invejável, os estudos indicam que o e-mail marketing é o meio mais rentável e eficiente para fazer vendas.

E, com uma taxa de conversão bastante superior às redes sociais, é ainda o e-mail o canal preferido pela população para a receção de mensagens promocionais.

Perante estes dados, podemos concluir que o envio de e-mail em massa soube ultrapassar os desafios com que se deparou ao longo dos anos. 

Tal se deve às inovações introduzidas pelas ferramentas de e-mail marketing.

Com a fragmentação do status quo, os profissionais do setor procuraram desenvolver duas vertentes: automatização das campanhas e segmentação dos contatos.

Ao fazê-lo, não só otimizaram os seus resultados e eficiência, como conseguiram desenvolver estratégias focadas nas particularidades de cada cliente, promovendo a personalização do contato com o mesmo.

  

  • Segmentação dos contatos: com base no comportamento dos seus contatos, é-lhe possível definir os gostos de cada um em particular, e portanto adaptar os moldes da campanha consoante as suas características.Deste modo, não só aumenta as suas possibilidades de realizar vendas, como se assegura de que o conteúdo dos e-mails enviados é sempre relevante na ótica de quem o recebe.
  • Automatização das campanhas: ao introduzir sequências automatizadas, você ganha em eficácia poupa uma infinidade de tempo. Lembretes de carrinhos abandonados, mensagens de parabéns e boas-vindas, envio faseado de e-mails promocionais com o intuito de fidelizar o cliente… as possibilidades são imensas. 

 

Next4

Parte de uma estratégia digital

 

Ao investir numa ferramenta de e-mail marketing sofisticada, você arrisca um aumento no seu volume de vendas. Aqui iremos apresentar algumas das razões pelas quais lhe deve dar um lugar de destaque na sua estratégia digital: 

  • O alcance e popularidade do e-mail. De acordo com os dados estatísticos mais recentes, existem cerca de 4 mil milhões de utilizadores de e-mail no planeta, e uma média de 1.75 contas por utilizador. Só daí podemos inferir o seu alcance e poderio. Para além disso, o e-mail tem a vantagem de não ser intrusivo, na medida em que é facilmente ignorado se o destinatário assim o entender. 
  • Personalização do contacto com o cliente. A ferramenta de e-mail marketing ideal permite-lhe criar uma relação de proximidade com o cliente, baseada na reciprocidade e na vontade de o fidelizar a longo prazo.
  • Fácil integração com as redes sociais. Existem várias formas de combinar os dois mundos, desde a inclusão dos ícones do Facebook e Twitter na sua newsletter, o pedido de subscrição dessa mesma newsletter através das suas contas nas redes sociais, o upload de listas de contatos, etc.

    Quanto maior for a sintonia entre ambos os lados, maiores serão as suas possibilidades de ter sucesso. 

Fale com a agencia Next4

G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua com Planejamento de Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2008. + Certificado pelo Google Adwords (Fundamentals, Expert Search, Expert, Display, Expert YouTube, Performance, Shopping e Google Analytics). + Certificado pela Resultados Digitais Metodologia Inbound Marketing - RD Station Marketing, Customer Success, Gestão, Marketing, Vendas, Marketing Digital, Planejamento de Marketing Digital, Facebook + Instagram Fundamentals, Projeto de aceleração de resultados, Winning By Desing - Vendas complexas. + Cursos complementares - Imersão Winning by Design - Processo de Vendas / Receita recorrente.