Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

Drupal: poderosa plataforma open-source para desenvolvimento de projetos web

drupal-poderosa-plataforma-open-source-para-desenvolvimento-de-projetos-web

O Drupal é um CMS usado largamente por programadores e agências de marketing digital. É uma opção muito interessante para quem precisa desenvolver algum tipo de projeto web, desde blogs simples até redes sociais específicas e mais complexas. A ferramenta foi criada no ano de 2001 por um programador e PhD em Ciências da Computação belga, Dries Buytaert.

Atualmente o Drupal pertence a um grupo de desenvolvedores independentes, o Drupal Association. Eles são os responsáveis por desenvolver funcionalidades e oferecer suporte para usuários de todo o mundo.

Como, quando e porque usar o Drupal?

O uso do Drupal depende muito do seu projeto e objetivo em específico visto que esse CMS possui uma vasta gama de funcionalidades. Abaixo estão elencadas algumas de suas principais aplicações. Conheça na prática quais são esses três aspectos:

1.    Criação de sites

O Drupal é a ferramenta ideal para a criação de um site elegante, profissional e robusto. É possível adicionar e gerenciar uma infinidade de funcionalidades de forma prática e rápida. Além disso, vale chamar a atenção para os recursos oferecidos que dão suporte aos mais diversos tipos de projetos que a empresa ou marca possa precisar.

2.    Portais de conteúdo

O Drupal se mostra como uma ferramenta muito interessante para a criação de grandes portais de conteúdo. O maior destaque fica por conta da capacidade de adaptação por meio de suas diversas categorias e módulos.

Pode-se desenvolver e gerenciar quantas páginas forem necessárias de forma eficiente e altamente escalável. Isso tudo é possível graças à possibilidade de criar e trabalhar conteúdos dinâmicos e altamente rotativos dentro do Drupal.

3.    E-commerce

Se você tem uma loja virtual e quer transformá-la em um grande portal e-commerce o Drupal é a melhor opção. Com esse CMS você terá acesso a módulos próprios que poderão ser usados para o desenvolvimento de seu projeto com a garantia de um alto nível de segurança e desempenho.

Além disso, ainda temos o Drupal Commerce que foca nessa área e ainda oferece designs prontos para dispositivos móveis com a possibilidade de integração com redes sociais.

4.    Redes sociais

Pequenos grupos e comunidades ou até uma rede social específica e completa são projetos que podem ser desenvolvidos com o Drupal. Os módulos da ferramenta permitem, entre outras coisas, a criação de sistemas de logins e permissões dentre outras funcionalidades que podem ser interessantes para o projeto que está sendo criado.

5.    Intranets

Da mesma maneira que as redes sociais, as intranets podem ser desenvolvidas facilmente com o Drupal. Essa é uma ótima ideia especialmente para quem desenvolve algum trabalho colaborativo ou precisa de mais agilidade e organização no trabalho interno.

 

Principais funcionalidades do Drupal

O Drupal foi desenvolvido e muito bem estruturado com um sistema de hooks (ou callbacks). Eles têm uma utilidade essencial uma vez que permitem que possam ser inseridos módulos e funcionalidades dentro do CMS. Esses módulos possibilitam aos usuários uma infinidade de ações. Veja quais são as principais entre elas:

  • Fazer uso de regras de acesso para permitir ou não acessos específicos (usuários), endereços de IPs e emails;
  • Registrar e administrar contas de usuários;
  • Alimentar o leitor de notícias do RSS feeds;
  • Menus de navegação com vários níveis;
  • Alterar o visual do site com o gerenciador de temas;
  • Desenvolver páginas de perfil pessoal;
  • Enquetes;
  • Comentários;
  • Fóruns;
  • Busca de conteúdo;
  • Criação, categorização e revisão de conteúdo.

Principais benefícios oferecidos pelo Drupal

Até aqui você acompanhou um pouco sobre tudo o que o Drupal pode oferecer, mas provavelmente ainda está curioso para saber quais são os reais benefícios dessa ferramenta. Nesse caso, selecionamos alguns deles para você. Vamos à lista!

1         Open Source

O Drupal, assim como os principais CMS da web, é distribuído por meio da GNU Public License. É gratuito para baixar e utilizar e, caso queira, dá para modificar e personalizar de acordo com as necessidades do usuário.

Isso quer dizer que você não terá nenhum custo para utilizar o CMS em seus projetos. Na verdade, se há limite ele diz respeito apenas ao talento e criatividade de cada um.

2         Segurança

Por ser open source é compreensível que as pessoas tenham dúvidas se o Drupal é ou não seguro. A verdade é que a segurança aqui é igual e até mesmo maior quando comparamos com algumas opções de softwares fechados.

O Drupal permite que desenvolvedores e especialistas possam trabalhar e resolver rapidamente qualquer tipo de problema que possa aparecer graças ao seu código aberto. Ou seja, a identificação de erros e falhas é muito mais rápida e como há uma comunidade inteira por trás, a resposta é mais eficaz e segura.

3         Sistema modular

Por ser composto por um sistema modular pode-se acrescentar à plataforma fases e novos recursos sem que para isso se mexa no código todo. Isso evita, por exemplo, que todo o software acabe afetado e comece a apresentar instabilidades devido a alguma alteração.

4         Personalizável

O Drupal é muito completo, mas pode acontecer de você precisar de algo específico. Nesse caso, dá para criar ou otimizar alguma funcionalidade que já está disponível. Na realidade, este é um dos maiores benefícios da plataforma responsável por elevar o seu nível de flexibilidade em cada um dos trabalhos desenvolvidos.

5         Usabilidade

Essa ferramenta é fácil de ser instalada e configurada. Com isso, nem chega a ser necessário um amplo conhecimento técnico para que seja possível ter acesso aos seus recursos.

Também é intuitiva e autoexplicável, fato que facilita a vida tornando mais prático o processo de encontrar opções de configuração. Por fim, o fator organização é de grande ajuda uma vez que deixa claro aquilo que realmente é essencial e aquilo que não é.

O Drupal é uma das mais excelentes ferramentas open source disponíveis atualmente. Não importa qual seja o projeto ou ideia que você tenha, com certeza ele poderá ajudá-lo na execução. Além disso, conhecer a fundo essa ferramenta e analisar todas as suas potencialidades pode levar seus projetos pessoais ou de marketing digital para um nível muito superior de profissionalismo e qualidade.

Achou interessante o quanto o Drupal pode ajudar na profissionalização do seu negócio? Quer tirar alguma dúvida sobre o CMS ou descobrir meios de iniciar seu projeto com segurança, qualidade e alto desempenho? Aproveite para entrar em contato, saiba como a Next4 pode lhe ajudar a ter a melhor criação e saia na frente de sua concorrência desde já!

Fale com a agencia Next4
Lêda Paiva

Formada em Marketing, pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada em Marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais; Marketing | STARTER - Agência de Resultado, pela RD Station; Customer Success | STARTER, pela RD Station;Produção de Conteúdo Web, pela Universidade Rock Content.