Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

 

Descubra o que é AMP

AMP -SEO Google

AMP

RESUMO DA NOTÍCIA:

– Mas afinal o que é AMP e a importância de ter um site com carregamento rápido para o SEO

– Importância da velocidade de carregamento do site (benefícios)

– Como configurar no WordPress o conceito de AMP

– Como deixar seu site mais rápido

A velocidade de carregamento do seu website faz toda a diferença na hora de fazer com que os visitantes queiram ficar nele.

A sigla AMP (Accelerated Mobile Pages) é a tecnologia responsável para acelerar o carregamento de páginas em dispositivos Móbiles.

Segundo o próprio Google, 44% dos usuários de dispositivos móveis na internet utilizam os buscadores de pesquisas através do seu aparelho ao menos uma vez por semana.

Esse número só tende a crescer. Com esse cenário, fica muito obvio a importância do seu website estar otimizado para que as páginas possam serem abertas em qualquer dispositivo.

Outro fator importante, é que a velocidade da nossa internet não acompanhou a evolução dos aparelhos e o uso dos dispositivos, justificando ainda mais a necessidade de ter algo que realmente carregue muito mais rápido.

Pensando nisso, o Google criou o que chamamos de AMP (Accelerated Mobile Pages) ou Google AMP HTML.

Veja, se isso é um fator que importa para a sua empresa (experiência do usuário e posicionamento orgânico nas pesquisas – SEO) e você quer saber como deixar o seu site preparado para seus visitantes, leia nosso conteúdo até o final.

Mas afinal o que é AMP

Sem muitas delongas, de uma forma muito simples, significa páginas com o carregamento mais rápido e simples a partir de dispositivos móveis.

Nasceu com a iniciativa dos grandes players do mercado como Google, LinkedIn, Pinterest e Twitter com o intuito de melhorar a experiência dos seus usuários.

São priorizados no carregamento da página as informações fundamentais para o usuário como: títulos, subtítulos, textos, imagens e vídeos deixando de lado outros fatores que não são fundamentais para o usuário.

Dessa forma, as páginas carregam mais rapidamente pois capta todas as informações no servidor de hospedagem do conteúdo do website.

Você pode identificar os sites que utilizam o Google AMP HTML pois aparecem nos resultados de buscas com um símbolo de um círculo cinza e um raio dentro.

Importância da velocidade de carregamento do site

Todos nós gostamos quando a experiência e boa e rápida nos nossos Smartfones não é mesmo?

A probabilidade de voltarmos acessar um determinado site com uma experiência legal é muito grande e é exatamente essa a maior importância do AMP.

O contrário também é verdadeiro.

AMP-pra-que-serve

Dicas de SEO com AMP

Além disso, existe um outro fator que justifica a sua empresa investir nesse assunto, pois, o número de conversão de visitantes em Leads (pessoas interessadas no seu negócio) aumenta consideravelmente.

Ou seja, fazer com que os possíveis consumidores da sua empresa tenham uma boa experiência com sua marca vai depender da estrutura e tecnologia empregada no desenvolvimento do seu website.

Preze sempre por utilizar AMP independentemente da plataforma que ele foi /será construído.

A AMP não prejudica a exibição de nenhuma informação do conteúdo do seu site / blog e consegue exibir todos os detalhes tais como:

  • Landing pages
  • Campanhas
  • Conteúdos promocionais

Ficou claro a vantagem de utilizar esse recurso para otimizar o tempo de abertura do seu site? Vamos aprender a configurar o código AMP no seu projeto?

Como configurar no WordPress o conceito de AMP

Vamos te mostrar agora como configurar e instalar o Google AMP HTML no WordPress por ser a plataforma mais popular do planeta.

Mas fique tranquilo se você tem um site baseado em outra tecnologia. É fácil de configurar em qualquer plataforma.

Siga esse passo a passo:

  1. Entre no Menu de plugins e clique em Adicionar novo
  2. Pesquise o que é AMP para instalar o plugin
  3. Baixe uma extensão chamada AMP for WP – Accelerated Mobile Pages, a qual permite acompanhar todos os resultados no Google Analytics
  4. Clique em Analytics, colocando o código de acompanhamento da sua conta para integrar essas duas ferramentas
  5. Vá em Design e depois em Launch Post Builder para alterar o visual da página;
  6. Acesse a categoria Aparência e coloque as informações do seu site para serem exibidas para o público.

Viu só como é simples. Agora a sua página está configurada com AMP (Accelerated Mobile Pages)

Como deixar seu site ainda mais rápido

Agora que você já sabe o que é AMP e como configurá-la aproveite para revisar alguns fatores importantes e deixe seu site mais rápido ainda.

Atente-se a esses pontos básicos:

  • Observe o tamanho (peso) das suas imagens e veja se estão com uma nomenclatura amigável que atenda as boas práticas de SEO.
  • Utilize o Google console para encontrar possíveis correções na plataforma que impeçam uma boa performance nos buscadores.
  • Instale plugins que auxiliam você a otimizar seu conteúdo (Título SEO, Slug, Meta Descrição, Palavra-chave foco, facilidade de leitura…)
  • Produza bons conteúdos (relevantes) e tenha uma boa estratégia de SEO.
  • Veicule recursos estáticos com uma política de cache eficiente
  • Garanta que o texto fique visível durante o carregamento da interface
  • Reduza o tempo de execução do JavaScript
  • Adie a exibição de imagens que não aparecem na tela
  • Adie o uso de códigos CSS não utilizados
  • Evite payloads de rede muito grandes
  • Exiba imagens em formatos mais avançados
  • Evite usar árvores DOM excessivamente grandes
  • Pré-carregue as principais solicitações
  • Remova recursos de bloqueio de renderização
  • Codifique as imagens de maneira eficiente

Se você não entende muito de SEO sugiro que encontre um especialista para ajudar a sua empresa a se posicionar corretamente nos
resultados das buscas do Google e aumentar a sua presença digital para seu público-alvo.

Temos diversos artigos falando sobre SEO e Estratégias de Marketing Digital que podem ajudar a sua empresa a se posicionar corretamente e deixar a concorrência para trás.

Se precisar, fale com a gente e podemos fazer um diagnóstico completo da situação do Marketing Digital da sua empresa.

Fale com a agencia Next4
G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua com Planejamento de Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2008. + Certificado pelo Google Adwords (Fundamentals, Expert Search, Expert, Display, Expert YouTube, Performance, Shopping e Google Analytics). + Certificado pela Resultados Digitais Metodologia Inbound Marketing - RD Station Marketing, Customer Success, Gestão, Marketing, Vendas, Marketing Digital, Planejamento de Marketing Digital, Facebook + Instagram Fundamentals, Projeto de aceleração de resultados, Winning By Desing - Vendas complexas. + Cursos complementares - Imersão Winning by Design - Processo de Vendas / Receita recorrente.