Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

Quer atingir os melhores resultados?

 

Conheça os fluxos de automação da Next4

fluxos de automação

O envio de fluxos de automação é uma prática importante que compõe a estratégia de automação de marketing focada em relacionamento com os leads.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o conceito dessa prática e também conhecer os fluxos de automação que criamos aqui na agência Next4 para os nossos clientes.

Confira!

Automação de marketing

A automação de marketing é um dos elementos que fazem parte da metodologia do inbound marketing.

Ela é a união de tecnologias e processos para interessados em vendas e marketing, com o objetivo de aumentar a eficiência e os resultados das atividades repetitivas do marketing.

Com ela é possível ter uma comunicação segmentada e personalizada com os leads que interagem com sua empresa nos diferentes canais online para oferecer o e-mail certo, no momento ideal e alinhado com os perfis e comportamentos deles.

Isso parece impossível, mas na verdade não é, pois ela vai rastrear todos os pontos de conexão entre as empresas e leads e entender os diferentes momentos/estágios de compra do seu lead.

Suas equipes de marketing e vendas podem se beneficiar dela de várias formas como: ganho de produtividade para ambas as equipes, leads mais bem preparados e que geram tickets maiores, diminuição do ciclo de vendas e um funil de vendas mais eficiente.

Além disso, como é uma estratégia totalmente mensurável, a empresa tem a visão clara do desempenho das métricas e indicadores.

No entanto, a automação de marketing só pode ser colocada em prática por meio de uma ferramenta de automação de marketing como o RD Station Marketing, por exemplo.

Com a ferramenta sua empresa consegue gerenciar todo o processo de envio de e-mails com as segmentações e pontuações de acordo com os perfis e comportamentos para poder qualificar a sua base de leads.

Além disso, essa ferramenta de automação de marketing pode ser integrada com alguma ferramenta de venda como um CRM, por exemplo.

Isso vai fazer com que suas equipes de marketing e vendas ganhem em produtividade, otimização de resultados e geração de mais vendas.

Fluxos de automação da Next4

A agência Next4 tem um estilo próprio de criação de suas estratégias digitais e com os fluxos de automação não poderia ser diferente.

Criamos uma metodologia própria para criar esses fluxos (Connect) de uma forma que os nossos clientes compreendam e ao mesmo mantendo a sua efetividade na geração de resultados.

Basicamente, os fluxos de automação da Next4 são divididos no mínimo entre cinco categorias:

 

  1. Entrada
  2. Nutrição
  3. Negociação
  4. Resgate
  5. Clientes

Sendo que a “entrada” são os canais de entrada, como por exemplo, newsletter, página de contato, telefone, material rico, campanhas de mídia paga, etc. Todos os canais da empresa.

Assim que esse visitante se torna lead, ou seja, faz uma conversão – deixa os seus dados em um formulário – ele vai para o fluxo de “nutrição” que faz a nutrição de leads com e-mails personalizados, com conteúdos relevantes e automatizados respondendo suas principais dúvidas e preparando-os para a próxima fase do funil.

Após percorrer o fluxo de “nutrição”, esse lead tem dois caminhos possíveis, ele pode passar pelo fluxo sem efetuar nenhuma nova conversão e ir para o fluxo de “resgate” ou então dar a chamada levantada de mão e ir para o de “negociação” – área comercial da sua empresa.

O fluxo de “resgate” tem como objetivo fazer com que o lead faça uma nova conversão para voltar para a “nutrição”.

Essa nova conversão é realizada com novos materiais de interesse do público da sua empresa que normalmente respondem às principais dúvidas e dores do seu público-alvo.

Já o de negociação é quando o lead vira uma oportunidade e está em contato com a equipe comercial da empresa (mais próximo da etapa de vendas).

Por isso ele serve para acompanhar esse processo, que pode ser longo ou curto (depende do tipo de venda realizado pela sua empresa), e ajudar a manter a empresa conectada com a oportunidade para facilitar a consideração pela sua empresa e auxiliar na venda.

Por falar em venda, quando ela acontece, vai para o fluxo “clientes” que serve como um pós-venda para atender todos os pontos desse estágio de forma automatizada.

Vale lembrar que não devemos “abandonar” o processo após seu lead se tornar um cliente da sua empresa.

Devemos sim, mudar a característica da comunicação e fazê-lo com que se torne um advogado da sua marca e indique ainda mais clientes.

Possíveis caminhos dos fluxos da Next4

Agora que você entendeu cada categoria dos fluxos da Next4, acompanhe abaixo os cinco possíveis caminhos que esse lead pode percorrer dentro da ferramenta.

 

  • Entrada > Nutrição > Negociação > Clientes
  • Entrada > Negociação > Clientes
  • Entrada > Nutrição > Negociação > Resgate > Entrada
  • Entrada > Nutrição > Resgate > Entrada
  • Entrada > Negociação > Resgate > Entrada

Que tal ter esses fluxos ativados na sua empresa?

Descubra na prática como esses fluxos podem funcionar na sua empresa, entrando em contato com a equipe de especialistas da agência Next4.

Nossos clientes que ativam essa estratégia obtém resultados expressivos em novas conversões de vendas para sua empresa.

Além da estratégia dos fluxos, nós podemos fazer um estudo completo do cenário do marketing digital atual da sua empresa para entender suas necessidades e ver como nossas soluções podem se encaixar para auxiliar você e a sua empresa nas áreas de Marketing e Vendas.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua com Planejamento de Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2008. + Certificado pelo Google Adwords (Fundamentals, Expert Search, Expert, Display, Expert YouTube, Performance, Shopping, Google Analytics). + Certificado pela Resultados Digitais (Metodologia Inbound Marketing - RD Station, Customer Success, Gestão, Marketing, Vendas, Marketing Digital, Planejamento de Marketing Digital, Facebook + Instagram Fundamentals, Projeto de aceleração de resultados). + Cursos complementares - Imersão Winning by Design - Processo de Vendas / Receita recorrente.