Vendas ficam mais fáceis com estratégias digitais.

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Como o mercado de inbound marketing está sendo revolucionado!

A meta do inbound marketing é estabelecer uma comunicação direta com o público-alvo de maneira eficiente. Como resultado, espera-se construir uma relação profissional duradoura. É verdade que a nomenclatura ainda é recente, o que faz com que muitos empreendedores tenham dúvidas a cerca dessa estratégia.

Porém, o conceito é praticado de maneira intuitiva por profissionais do marketing há bastante tempo e com bom retorno. Isto porque o inbound marketing procura atender os desejos e necessidades dos clientes a partir da curadoria de conteúdo desenvolvido especificamente para o público-alvo.

Com essas ações, cria-se um contato mais próximo entre a marca e o consumidor, em oposição ao outbound marketing, que limita-se a oferecer produtos ou serviços para as pessoas. Para a maioria dos estudiosos, o inbound marketing sustenta-se por três pilares: SEO, SEM, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais.

No entanto, esse formato não se limita às áreas descritas, já que ele apresenta possibilidades muito variadas de divulgação. É correto afirmar que o inbound marketing beneficia-se amplamente com os diversos recursos de comunicação disponíveis atualmente.

Conheça as estratégias mais eficientes de Inbound marketing

Como o foco do Inbound marketing é utilizar variadas plataformas para produzir conteúdo, é possível citar algumas opções eficientes para esse método de divulgação. Uma das formas mais populares é a publicação em blogs. Se feito com periodicidade e tratar de temas bem escolhidos, as postagens aproximam as pessoas da marca.

Podcasts são um meio ainda pouco aproveitada para projetar empresas, porém têm grande potencial de expansão. O mesmo acontece com infográficos claros e criativos. Fóruns virtuais fazem o público-alvo engajar-se com os temas propostos e auxiliam a companhia a perceber rapidamente o que atrai seus consumidores.

Outra ferramenta de marketing inbound são os vídeos, que tendem a ser compartilhados em outras redes sociais também. Assim, a ação institucional tem seu alcance ampliado para outros espaços de divulgação. Ter um bom mailing, focado em potenciais consumidores, pode ser uma forma eficaz de afirmar o nome de um empreendimento. Porém, entre tantas mensagens diárias que as pessoas recebem na suas caixas de entrada, é vital que se produza uma comunicação de qualidade que não seja automaticamente descartada.

E-books com temas relacionados aos produtos ou à história da marca são uma boa forma de marketing, assim como a otimização para mecanismos de pesquisa (SEO). O termo SEO define um conjunto de estratégias que visam o melhor posicionamento de um site nas ferramentas de buscas. Por fim, é essencial que os perfis de uma empresa nas diversas redes sociais sejam integradas e tenham uma linguagem coesa.

 

10 respostas para dúvidas sobre o marketing digital

 

Marketing é a criação de um relacionamento entre uma marca e as pessoas. Responderemos aqui as 10 principais dúvidas do marketing digital, ou seja, a atividade de marketing feita através dos meios digitais.

1. Como eu sei se meu site é bom ou ruim nos meios digitais?

As principais ferramentas que seu site deve ter para ser considerado bom é: – a adaptação do layout e conteúdo para tablets e dispositivos móveis, ferramenta de compartilhamento nas redes sociais, ter conteúdo relevante para o seu público – ele pode ser disposto através de blog ou artigos técnicos e considerar os novos algoritmos do Google no desenvolvimento do site.

2. Qual a melhor forma de se comunicar nos meios digitais?

Um bom relacionamento com o seu público normalmente ocorre através do compartilhamento da estratégia e posicionamento da empresa nos meios digitais. Esse compartilhamento pode ser através do seu site ou paginas nas redes sociais.

3. Quais as redes sociais mais utilizadas?

Os mais utilizados são: Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Pinterest, Google+, FourSquare. Obviamente há outras redes no mercado, você deve pesquisa-las sobre elas e ver qual melhor encaixa na sua estratégia de marketing digital.

4. Posso repetir o mesmo conteúdo identicamente em todas as redes sociais?

Não! Cada rede tem uma finalidade e é possível pensar sobre o mesmo conteúdo da melhor forma de compartilhamento naquele rede.

5. Como eu posso mensurar os resultados digitais?

O Google possui uma ferramenta gratuita chamada Google Analytics, onde você pode ter dados de acessos do seu site. As redes sociais já disponibilizam esses dados para o responsável pela fan page.

6. O que eu faço com esses dados?

Esses dados lhe dão possibilidade de fazer análises e verificar se a sua empresa está alcançando os resultados esperados. Com eles também é possível conhecer melhor seu público e planejar novas estratégias de marketing digital.

7. Como sei que meu site está gerando venda?

Você pode mensurar seus leads (leia sobre eles, caso ainda não saiba), ou pode monitorar os pedidos de orçamentos ou contatos que chegam até a empresa através do site.

8. O que é E-mail Marketing?

Essa é uma ferramenta de e-mail que é utilizada para comunicar ou informar noticias, promoções ou assuntos relevantes da sua empresa ou seu ramo. É um e-mail enviado para uma lista de contatos específicos interessados na sua área ou empresa.

9. Como fazer o monitoramento de todo o site e redes?

É altamente indicado ter um time específico de marketing, caso queira investir nesta área na sua empresa. Se a contratação de um time tem um valor muito alto, é possível contratar uma empresa especializada em comunicação e marketing para fazer esse trabalho para você. A next4 trabalha com a automação do marketing Digital integrado para as empresas.

10. Qual é o maior erro no marketing digital?

O maior erro é não ter um plano, pois sem ele, você não sabe seus objetivos e nem onde quer chegar. Sabendo onde se quer chegar, é possível enxergar os caminhos que te levam ate o objetivo e assim, escolher os melhores caminhos para alcançar o sucesso digital.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station