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Utilize o Inbound Marketing para gerar leads qualificados

Quem não é muito íntimo do marketing digital provavelmente não sabe em detalhes e mesmo nunca ouviu falar de Inbound Marketing e leads. Apesar de parecer assustador à primeira vista, na verdade trata-se de conceitos bastante simples de serem entendidos, embora suas aplicações práticas sejam um pouco mais complexas.

Vamos começar definindo o que é Inbound Marketing, também conhecido como “marketing de atração”, esta é uma forma de marketing nascida e criada na web e é exatamente o contrário daquilo que conhecemos como marketing (ou outbound marketing). Se no marketing tradicional é a marca que deve chegar até o consumidor, no Inbound marketing é exatamente o contrário, ou seja, o consumidor deve chegar até a marca.

Isso é possível graças a autonomia que a web trouxe ao consumidor. Com informações sempre à mão quando necessário, o consumidor sabe exatamente aquilo que ele considera melhor para o consumo. Mas não é significa que não é possível estabelecer uma relação entre marca e o consumidor, pelo contrário.

Com um consumidor mais exigente, é necessário procurar formas de se conectar com ele a fim de criar uma relação de confiança e conteúdos relevantes para atrair o seu interesse, pois o consumidor precisa sentir que o conteúdo foi feito exatamente para ele. As estratégias para isso são as mais variadas. Uma das mais eficazes é através da ofertas de conteúdos. Quando você oferece um material – como um e-book, com conteúdo de qualidade e relevante para seu público-alvo, com certeza eles responderão de forma positiva.

Mas esta oferta não existe por si só, já que deve haver a contrapartida para à marca. Um lead basicamente é um consumidor em potencial, ou seja, uma pessoa que tem interesse em seu produto e/ou serviço. É importante distinguir lead de visitante, já que visitante pode ser apenas um curioso, enquanto aquele realmente pode vir a se tornar um consumidor.

Mas para que isto aconteça, é necessário ter informações sobre este lead, para poder prover ações de marketing direcionadas o e-mail é a informação básica e essencial para se ter do seu lead. E estas informações são conseguidas através da oferta de algo de seu interesse, como conteúdo de qualidade. Quando o visitante está disposto a oferecer alguma informação em troca de algo que você oferece em seu planejamento de Inbound Marketing ele se torna um lead de qualidade.

Dessa maneira, um lead de qualidade é aquele consumidor que realmente está interessado em seu produto e/ou serviço e mesmo pode se tornar um divulgador de sua marca (o que dependerá da qualidade do processo de pós-compra). O caminho para que visitante se torne um lead é bastante árduo e cheio de obstáculos para empresa. Por isso, por mais recompensador que seja (e realmente é) é fundamental contar com os conhecimentos técnicos de uma agência especializada em marketing digital.

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rodrigo

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