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Cinco perguntas a fazer antes de expandir sua franquia

Quando um negócio vai bem é comum o empreendedor pensar em opções de crescimento para sua empresa. As vantagens são evidentes, como potencialização de lucro e visibilidade no mercado. Mas, para ter sucesso, é preciso estar atento a alguns fatores.

Caso você se encontre nesse momento, confira a seguir quais questões você deve fazer antes de pensar em expandir sua franquia com qualidade.

Atualmente, estou operando com 100% da minha capacidade?

O sucesso do negócio é o primeiro passo para a expansão. Por isso, antes de abrir uma nova unidade, você precisa verificar o quanto sua operação é lucrativa, testada e ajustada para um sucesso a longo prazo. É preciso ter clareza quanto às dificuldades, formas de gestão e sazonalidade do negócio. Se depois dessa análise você perceber que o conhecimento, tempo de mercado e lucratividade está equilibrada, você pode então considerar que sua empresa está no momento ideal para crescer.

Qual modelo de expansão é mais adequado ao meu negócio?

Depois de validar o momento de expandir sua empresa, você precisa descobrir qual formato irá te atender melhor. Além da franquia, há outras opções que também podem expandir seu negócio, através de licenciamento, canais multimarcas, capital próprio ou, até mesmo, através de investidores estratégicos. Todos têm prós e contras e você deve analisa-los de acordo com suas expectativas. Para que você tenha mais precisão nessa escolha, talvez seja interessante buscar a assessoria de uma consultoria, assim, você poderá atestar todas as melhores opções de expansão.

O quão seguro estou dessa decisão?

Independente das estratégias que adotou para expansão, para concretizá-la será preciso investir tempo e dinheiro. Por isso, é essencial que você esteja completamente seguro dessa decisão. Planeje, entenda os obstáculos e benefícios e, depois te ter um plano de negócio bem formatado, tome a sua decisão. Lembre-se que você estará lidando com pessoas que, muitas vezes, investirão o dinheiro de toda uma vida no nesse sonho.

Qual papel irei assumir durante esse processo?

É normal o empreendedor fazer sua expansão em paralelo com as funções que já executa na sua empresa, mas essa não é a atitude mais recomendada. Por isso, analise qual papel pretende assumir nesse processo. Se escolher estar à frente da franqueadora, será responsável pelo crescimento e suporte da rede. Por isso, mesmo estando no início da expansão, será difícil você garantir a qualidade da gestão na sua unidade enquanto precisa cuidar do investimento em marketing, entrevistas com franqueados, implantação de unidades e retirada de dúvidas.

Como poderei validar a expansão?

Uma boa forma de fazer isso é construindo uma operação modelo, pois assim você oferecerá mais segurança ao seu investidor. O ideal é você montar uma unidade com todo o layout padrão, funcionando como franquia e servindo como treinamento. Esse modelo pode ser uma unidade própria ou formatada em parceria com algum conhecido, que tenha o perfil ideal para operar a franquia. Nesse caso, é recomendado você contribuir com parte do investimento inicial ou diminuir os custos para o franqueado por meio da taxa de franquia ou royalties.

Tendo em mente todas as questões citadas acima, sem dúvida, você estará muito mais preparado para expandir sua marca. Além de pensar nos lucros e dividendos, invista tempo no operacional. Inove, busque novas estratégias, realize treinamentos. Enfim, invista sempre no que for melhor para o seu negócio.

Fonte: Administradores.com.br

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station