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05 métricas do Google Adwords que devemos analisar

A maior vantagem das estratégias digitais com relação à mídia convencional está nas métricas. Os dados de performance são a principal forma de verificar se tudo está feito da melhor maneira possível e se as ações estão funcionando de acordo com o planejado. Tudo que um profissional de marketing precisa fazer.

Com o Google Adwords, isso não é diferente. A ferramenta possibilita uma série de métricas, que se avaliadas diariamente, possibilitam a troca de estratégias em tempo hábil para garantir os melhores resultados possíveis. Mas você sabe quais delas são as mais importantes?

Pensando nisso, separamos aqui as 5 métricas do Google Ads que devem ser analisadas por você todos os dias:

1. Taxa de cliques

Também chamada de CTR, esta métrica diz respeito ao número de vezes que seu anúncio foi exibido e foi clicado. Ou seja, ele mostra se está realmente sendo efetivo. Se o número estiver muito baixo, está na hora de melhorar seus anúncios.

2. Taxa de impressões

A taxa de impressões é o número resultante entre a quantidade de vezes que as palavras-chave foram buscas, pela quantidade que seu anúncio apareceu. Este número precisa ser alto, para garantir o melhor número de visualizações possíveis. Se estiver baixo, significa que você precisa aumentar a verba.

3. Custo por Clique

O Custo por Clique é a melhor métrica para calcular o ROI, que é o retorno sobre o investimento. Ela ajuda a controlar a qualidade de seus anúncios e seu investimento. Se o CPC estiver alto, você precisa repensar seus anúncios.

4. Otimização de palavra-chave

Você sabe quais são as principais palavras-chaves que levam ao seu negócio, mas também deve investir nas chamadas palavras-chaves de calda longa. O que são elas? São aquelas compostas por mais de duas palavras juntas, como por exemplo: roupas usadas em São Paulo.

Assim você garante que seus anúncios serão ainda mais certeiros, conquistando em cheio os clientes que procuram por soluções que sua empresa oferece. O mais interessante de cuidar deste índice é que além de otimizar os resultados, tem um efeito direto no custo por clique e no custo de impressão, afinal você vai conquistar resultados muito mais efetivos.

5. Índice de qualidade

Este índice mostra a relevância dos seus anúncios em relação à concorrência. Ele é influenciado pelo custo por clique, o custo por impressão e até a relevância por palavra-chave. Ou seja, ele é um verdadeiro resumo da qualidade dos seus anúncios no Google Ads. Assim como as demais métricas, deve ser avaliado diariamente, já que dará uma boa pista de algo precisa ser mudado. O ideal é que o número seja sempre igual ou superior a 7, para garantir que seus anúncios estão alcançando uma boa performance.

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O Google Adws possui diversas outras métricas, todas com grande importância e que deve ser analisadas com cuidado. Mas se avaliar estas 5 diariamente, será capaz de atualizar as estratégicas garantindo resultados muito melhores, e o mais importante, vai ser capaz de conquistar um número cada vez maior de clientes, investindo com mais eficácia.

 

 

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Colegial Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua em Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2009 + Certificado pelo Google Adwords (Publicidade e Pesquisa + Fundamentos Google) + Certificado Inbound Marketing pela RD Station