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Análise da concorrência: Tudo o que você precisa saber

Análise da concorrência

Conhecer os concorrentes é algo vital, seja para quem já está com os negócios consolidados ou para quem está começando.

Nesse sentido, a análise da concorrência surge como uma das melhores práticas para acompanhar de perto tudo o que está sendo feito.

É importante ter em mente que o estudo dos concorrentes é algo que vai muito além e envolve muito mais coisas do que acompanhar as mídias sociais de uma marca para saber se ela está fazendo promoções ou vendendo mais barato.

Como fazer a análise da concorrência?

Para fazer uma melhor análise da concorrência e assim traçar um plano de marketing mais eficiente é preciso observar fatores internos e externos, de forma que seja possível verificar quais são os pontos fortes e fracos.

Mas, como avaliar esses aspectos na concorrência? A solução é mais simples do que se imagina: é preciso comparar.

Por exemplo, há pontos facilmente acessíveis e muito práticos de serem analisados como os preços, formas de divulgação, qualidade e modelo de atendimento, produtos mais vendidos e etc.

É interessante observar que no estudo da concorrência o usuário/cliente deve ser sempre o ponto base.

Ou seja, é preciso estar atento ao seu comportamento, suas necessidades e o que ele quer.

O que analisar na concorrência?

Como apontado no tópico anterior, alguns pontos são muito bons para avaliação. Veja o que considerar em cada um deles:

Produtos

Saber quais são as empresas e marcas que estão trabalhando com o mesmo tipo de produto ou similares.

É preciso ter atenção uma vez que até mesmo marcas que não vendem a mesma coisa podem oferecer algo que possa substituir o produto.

Vantagens e preços

Ao analisar a concorrência os preços e as vantagens que ela oferece é um ponto sensível.

Nem sempre é possível fazer igual ou melhor, por isso é necessário descobrir o que o outro competidor faz: relação com fornecedores, tamanho da empresa, qualidade dos produtos e etc. O ponto chave é encontrar o equilíbrio.

Consumidor

O consumidor é uma das melhores fontes de informação sobre a concorrência. Vale a pena tentar descobrir o que ele pensa tanto do concorrente quanto de sua própria marca.

Uma dica legal é usar a internet para isso, por exemplo, muitos negócios participam de sites de avaliação, basta ir lá conferir. Ou seja, nem é preciso perguntar ao cliente, pois ele já deu a resposta por conta própria.

Quais ferramentas são usadas para analisar sites?

Há uma infinidade de ferramentas disponíveis que são muito úteis para a análise de sites da concorrência.

A maioria oferece opções gratuitas e versões de teste, dessa forma é possível identificar aquela que se encaixa perfeitamente à proposta.

Google Trends

Ferramenta simples e intuitiva. Oferece uma série de gráficos que permitem avaliar pontos importantes como palavra-chave e termos mais buscados.

Também é possível limitar as pesquisas de acordo com o idioma ou a região. É muito eficiente para a geração de dados sobre o comportamento do consumidor e sua relação com os concorrentes.

Similartech

Essa ferramenta de análise ajuda a encontrar sites e publishers que estão fazendo uso de determinados recursos da web.

Muito indicada para quem precisa avaliar a necessidade de comprar tráfego para o site e encontrar os publishers mais importantes do nicho para contar com a ajuda deles ou saber se a concorrência está com eles.

SEMRush

SEMRush é uma das mais conhecidas ferramentas para avaliar sites. Por meio de análise de uma série de pontos é possível mensurar dados sobre marcas e empresas no Google.

Além disso, usando estimativas ela permite uma boa análise do comportamento da concorrência mostrando até mesmo quais palavras-chave ela tem usado em seus links patrocinados.

Qual a importância de analisar a concorrência?

A análise da concorrência para o desenvolvimento de um plano de marketing para o negócio tem uma importância significativa e um peso muito grande no conjunto geral, pois por meio dela é possível ter acesso a dados relevantes e saber se o que está sendo feito está correto ou precisa ser mudado.

Em outras palavras, é um recurso que impulsiona o crescimento, torna a tomada de decisões mais eficiente e permite que mais espaço seja conquistado.

Por que analisar os resultados?

Ao analisar os resultados obtidos é possível entender não somente a concorrência, mas também como o mercado funciona com uma visão mais ampla.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil saber qual direção deve ser seguida ou, ainda, em quais áreas mais investimentos devem ser feitos.

Tudo isso permite o aumento de performance e o aprimoramento de estratégias que são fatores essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

Por fim, é importante sempre ter em mente que a análise da concorrência é uma prática comum e muito recomendada, mas desde que tudo seja feito dentro da ética, sem prejuízos para o outro e sem deslealdade.

Saiba como fazemos isso, e como podemos ajudar sua empresa aqui.

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G. Lang

*Formado em Marketing pala Universidade Paulista (UNIP). *Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. *Técnico em Processamento de Dados pela FECAP. + Atua com Planejamento de Estratégias de Marketing Digital na Agência Next4 desde 2008. + Certificado pelo Google Adwords (Fundamentals, Expert Search, Expert, Display, Expert YouTube, Performance, Shopping e Google Analytics). + Certificado pela Resultados Digitais (Metodologia Inbound Marketing - RD Station Marketing, Customer Success, Gestão, Marketing, Vendas, Marketing Digital, Planejamento de Marketing Digital, Facebook + Instagram Fundamentals, Projeto de aceleração de resultados, Winning By Desing - Vendas complexas. + Cursos complementares - Imersão Winning by Design - Processo de Vendas / Receita recorrente.